quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Um mal nunca vem só...

Cari ragazzi!!

Uma vez desempregada, falar do desemprego e do trabalho precário começam a ser temáticas um pouco sujas e gastas no meu quotidiano. Todavia, é-me completamente impossível virar o disco se a música que oiço continua a ser exactamente a mesma! Por outras palavras... será que um dia um desempregado qualificado conseguirá alcançar alguma estabilidade profissional quando lhe é exigido trabalho a custo zero, utilização das suas próprias ferramentas (computador) e, ainda assim, sem nenhuma prospecção de futuro? Corrijam-me se estiver errada, mas serei eu a responsável por estar em casa sem trabalho, ou o problema está no facto de muitas pessoas  (na mesma situação que eu) continuarem a alimentar o papo dos pseudos-empreendedores deste país?! Pergunto-me se serei eu demasiado exigente com os meus (quase) patrões, ou eles demasiado desesperados por alguém que os alimente??

A semana passada lá fui eu a mais uma entrevista, desta feita no HotelBuzz, e imaginem vocês que fui brindada (uma vez mais) com a mesma cassete! Enfim, haja paciência e audácia para tanto atrevimento! A esses senhores tenho apenas mais umas palavrinhas a acrescentar: Se o negócio que gerem não é suficiente para assegurar os mínimos olímpicos à sobrevivência dos seus empregados, pois então demita-os! Arregasse as mangas da camisa, trabalhe afincadamente, angarie clientes, e só quando o saldo bancário já for suficientemente confortável para empregar alguém - mas SÓ nessa altura - lembre-se de mim! 



Quantos mais jovens alimentarão 
papão do pseudo-empreendorismo?

Nothing to wear...

Cari ragazzi!!


Toda a mulher que se preze já sentiu, pelo menos uma vez na vida (ou várias vezes no mesmo dia), a enorme frustração de olhar para os seus armários a transbordar de trapos, mas sem uma única peça que lhes apeteça vestir! Ora, não sendo eu uma excepção à regra, confesso que tenho tentado (every single day) viver neste luto hipócrita às blusas, gangas e t-shirts que jazem no meu closet. Mas como, enquanto há vida há esperança... creio que em pouco tempo voltarei a trazer a paz merecida cá a casa. Depois de pisar os milhentos outlets de Los Angeles e Vegas acho que os panicos matinais terão os seus dias contados por mais uns bons pares de meses!! E ainda, coincidência (ou não...), NYC vai receber mais uma semana da moda durante a nossa estadia por lá, o que significa que vou ter que redobrar as atenções durante os passeios pelas avenidas de Manhattan! Para 'bem' dos meus pecados, de 6 a 13 de Setembro a cidade será invadida por devotos à arte, aos criadores e às últimas tendências, e eu (aspirante a qualquer coisa) vai tentar costurar o máximo possível!
  

É defeito ou feitio do género?


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Road Trip USA - The final countdown!!

Cari ragazzi!!

Antes de mais, permitam-me que vos peça mil perdões pela minha ausência... (Digamos que já tive semaninhas bastantes mais calmas...) Afinal, planear, organizar e executar uns diazinhos de descanso requer muito mais mestria do que se imagina! Vejamos... Se no passado o maior desafio passou pela escolha do(s) destino(s), actualmente encontro-me naquele ponto de ebulição de querer tudo pronto a tempo e horas, afim de gozar o máximo possível desta sensação de "pré-viagem" - quanto a mim, a melhor sensação do mundo! Sonhar com o que nos espera por terras, cheiros e sabores nunca antes desvendados, tornam estes dias antecedentes à viagem, dias verdadeiramente fantásticos! Ora se a escolha do destino está CHECK, segue-se a elaboração de um roteiro desconsoladamente insaciável.... Pudesse eu perpetuar as manhãs e as tardes, congelar os sunsets e multiplicar as noites, e aí sim! Faria tudo o que os American Express, as Volta ao Mundo e os bloggers me sugerem. Não tenho dúvidas quanto à melhor forma de planear um roteiro: conselhos na "primeira pessoa". Tal como acredito que os meus possam ser úteis para alguém no futuro, o sucesso e o fracasso de outrem são me completamente imprescindíveis na tomada das minhas decisões. Claro que nesta altura do campeonato já tenho o meu roteiro mais do que orquestrado, todavia, continuo a nutrir daquela amarga sensação de o sentir sempre inacabado. Assim sendo, sintam-se à vontade para partilharem comigo as vossas dicas sobre os destinos por onde irei passar - terei todo o gosto em voltar a reescrevê-lo. 
Posto isto, segue-se a loucura do 'PACKING' - a parte mais chata da viagem! Não minhas amigas, não é desfazê-la! Ora isso é bastante simples: TUDO PARA DENTRO DA MÁQUINA DE LAVAR! Contudo, é nesta fase que me apetece abortar o sonho a meio e fugir a sete pés... Ter que imaginar o que me vai apetecer vestir daqui a 13 dias é coisa para me deixar com os nervos em franja... Mas pronto, com a ajuda do weather.com a coisinha vai-se compondo, e hora após hora as indumentárias lá vão aparecendo escritas numa folha do word. Sou uma mulher de listas. Faço listas por tudo e por nada. (Prefiro as de papel e caneta - azul sempre.) Preciso delas para manter tudo sob controle. Depois adoro rasgá-las, enquanto prenuncio baixinho: missão cumprida! Bom, basicamente até agora falta: 
  • Tratar da carta de condução internacional;
  • Tratar de ganhar este concurso da pipoca mais doce com a Samsonite;
  • Comprar os três mil e quinhentos e vinte e três mini-chocolates para reporem os meus níveis de açúcar enquanto estiver fora;
  • Voltar a redigir mais uma quantidade infinita de listas;
  • E que sábado chegue para ir ver os meus queridos Expensive Soul às Festas do Mar;


Dicas para organizar a sua viagem, porque todas são de sonho!
  • Decidir o destino, em prol do tempo e do gosto pessoal. Esqueça a ideia de ir para um sítio só porque "está na moda". Concerteza que não valerá o tempo e o dinheiro despendido!
  • Com a maior antecedência possível comece por apontar numa lista tudo aquilo que gostaria de ver e fazer no destino escolhido. A pior sensação de todas é voltarmos e pensarmos: 'Oh, não acredito que não vimos aquilo' ou 'Oh, aquilo era mesmo ao lado do nosso hotel e nós nem sabíamos!' ou 'Oh, nunca vou saber a que saberia aquela iguaria' e por aí adiante....
  • Prepare e defina tudo aquilo que quer usar e vestir (consoante a temperatura que vai estar), pois só assim poderá levar 'O' estritamente necessário. Só desta forma deixará a mala um pouco vazia para os maravilhosos recuerdos!


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

My little secret...

Cari ragazzi!!


Hoje, o segredo que guardo comigo há um montão de meses, vai passar a ser também vosso! É com imensas borboletas no estômago que vos confidencio que o mês de Setembro vai ser verdadeiramente memorável!! Para bem da minha sanidade mental, os dias tem passado à velocidade da luz e em menos de nada estarei a passear pelas terras do Uncle Sam, outra veeez!!! Da costa este à oeste, nada ficará por ver. Claro que já ando doida a planear o meu roteiro por New York, Washington, Los Angeles, Las Vegas e Miami, mas preciso de todas as  vossas dicas possíveis e imaginárias! Estou a contar com a vossa ajuda para isso... Os Top 10 da American Express já cá moram todos em casa, mas nada melhor que alguém para nos aconselhar sobre o que ver, o que provar e o que sentir em cada um destes destinos. Prometo fazer um diário fidedigno de toda a viagem, com as respectivas fotos! Agora vou voltar ao tic-tac tic-tac... 


até hoje...


terça-feira, 30 de julho de 2013

Break a leg!

Cari ragazzi!!

  • Jogging - CHECK!
  • Texto para audiovisual - NOT CHECK!
  • Reunião - NOT CHECK!

Há dias em que precisamos mais de sorte, que outros. E hoje é um deles. Preciso de todas as GOOD VIBES possíveis e imaginárias. O segredo é simples: pensar coisas boas, fazer coisas boas e esperar receber muitas coisas boas... Vontade e criatividade sei que tenho que sobra (e humildade também), como tal, só preciso de uns pózinhos de pirlimpimpim para fazer a magia acontecer! Já tive medo de não estar à altura do desafio, de falhar e desiludir quem acreditou em mim. Mas, felizmente, a minha última experiência de trabalho fez-me ver que sou muito mais capaz e consciente das minhas limitações, do que alguma vez imaginei! 

BOLA PRÁ FRENTXI QUE ATRÁS VEM GENTXI!


Wish me luck!


segunda-feira, 29 de julho de 2013

Inspira(-te)

Cari ragazzi!!


É de coração cheio que vos conto que ontem vivi mais um dia maravilhoso em família! E está-me a querer parecer que, a cada dia que passa estes momentos estão cada vez melhores! Quanto a mim, a chave para o sucesso destes 'natais fora de horas' é a disponibilidade e a vontade que cada um de nós dedica a estes dias. Todos querem e fazem o possível (e às vezes, o impossível) para estarem presentes. Vestem a camisola de filha, netos, sobrinhos e amigos e deixam que o tempo corra, excepcionalmente devagar, porque nunca sabemos ao certo quando voltaremos a ter a oportunidade de nos juntarmos todos à mesa outra, e outra vez... Mas ontem foi um dia deveras especial... com muitas emoções à flôr da pele.

Há muito que o nosso patriarca queria reunir a família com velhos amigos, num enorme pic-nic. E eis que o dia chegou! Pouco depois das duas da tarde estávamos todos sentados à volta de uma mesa enorme. Enquanto petiscávamos, aproveitávamos também o momento para pôr a conversa, com muitos anos de atraso, em dia. Conhecer caras novas, ouvir histórias novas e ver a mãe e o avô de olhos a brilharem, tornou cada segundo num momento mágico! Adoraria que a avó, um dia, regressasse com o avô ao país que o tornou na pessoa fantástica que ele é hoje. Adoraria que Ela fizesse parte dessa grande aventura que são as cores, os sabores e os cheiros angolanos - mais concretamente, de Caconda. Porque uma coisa é sonharmos com as histórias que nos vão contando, e outra coisa, completamente diferente, é pisar a terra, falar com os nativos e visitar os cenários que sempre imaginámos, ou seja, tornármo-nos, também nós, personagens principais dessa mesma história. Até lá vou continuar a fazer figas para que essa viagem se realize o quanto antes! Desejo muito ouvir da boca da avó histórias novas, viagens novas e peripécias totalmente novas! (Agora uma nota só para o meu avô: estou à espera desta enorme surpresa!)

Mas como se isto já não bastasse, o Parque Municipal Cabeço de Montachique revelou-se um verdadeiro oásis para miúdos e graúdos. O parque ocupa cerca de 32 hectares de floresta com características mediterrânicas. Lá dentro podemos encontrar quatro campos de ténis e uma parede bate-bolas; uma sala de ténis-de-mesa; campo de futebol; balneários; espaço para jogos tradicionais; circuitos de manutenção e orientação; parque de merendas; café-restaurante, eeee (o mais importante de tudo): tem dois espaços dedicados a actividades radicais! Foi aqui que, durante mais de duas horas de total diversão, eu, a minha batata e o meu irmão gastámos todas as calorias do almoço (e do lanche) - maldita comida que não acabava! E a melhor parte de todas é que a GoPro registou tudo!


Quando vierem os dias difíceis não me 
posso esquecer de inspirar fundo e inspirar-me
 em dias como os de ontem...




sexta-feira, 26 de julho de 2013

I miss you (and feel safe)

Cari ragazzi!!


Esta foi, finalmente, a última noite que passei sozinha, pelo menos por agora. Nunca me assustou o facto de estar ou dormir sozinha, mas há duas noites tive um pesadelo horrível. Paralisei por momentos. Já há algum tempo que a família, amigos e namorado começaram a aterrorizar-me com a ideia de andar sempre sozinha, o correr à noite sozinha e o dormir sozinha. Mas pela vossa rica saúde, chega! Essas palavras estão oficialmente proibidas na minha presença! Preciso de ouvir que a minha cidade é segura, que não há assim tantos perigos por onde passo e vivo. Mas por estas e por outras, estes 'ruídos' começaram a assustar-me... Sou desligada por natureza, não perco muito tempo a antecipar perigos nem a prevê-los. Prefiro viver na minha bolha cor-dxi-rosinha, onde os piores monstros (ou papões) habitáveis são os dos Monsters, Inc....
Mas voltando ao pesadelo... pela primeira vez em vários anos, petrifiquei no sofá. Com medo da minha própria respiração. Senti que tinha alguém do outro lado da porta de entrada. Olhei pelo buraquinho e lá estava ele, uma sombra humana enorme ofuscado pela luz do corredor. A porta não estava trancada e tive medo de o fazer (por causa do barulho). Voltei para o sofá e fechei os olhos, com todas as minhas forças, e esperei. Esperei que se fosse embora e que eu voltasse a adormecer num sono profundo. 
Todavia, se este episódio não passou apenas de um enormíssimo pesadelo, então porque raio comecei a ter medo da minha própria sombra? Ontem fui correr com medo, cheguei a casa com medo, tomei banho com medo. Mas hoje o meu bébé com dois metros de altura junta-se a mim para me fazer companhia nesta noite fria de sexta-feira! Finalmente vou sentir-me protegida! E amanhã my little potato chega, mal posso esperar...