domingo, 6 de abril de 2014

Valentine's Day 14 #3

Cari ragazzi!!


É certo que este post já vem com alguns meses de atraso... ainda assim, nunca é tarde demais para relembrar a minha pior aventura nos céus londrinos! Sim, leram bem, nos céus! O que para alguns poderá ter sido a sua maior aventura dentro de um avião, para mim foi só o meu pior pesadelo! Passo a explicar... Ainda se lembram daquela intempérie que alagou toda a Inglaterra, inclusive a capital?! Pois bem... Um mês antes nada faria prever este dilúvio no fim-de-semana mais romântico do ano! Como tal, decidimos que comemoraríamos esta data com um toque especial e levaríamos o afilhado do S a ver o espectáculo do The Lion King. Uma vez que a cidade já não era novidade, a companhia de uma terceira (meia) pessoa não seria problema algum! Próximo passo: fazer surpresa de tudo até ao último minuto! Uma semana antes lá nos resolvemos a contar que afinal íamos andar de avião, e dois dias antes contámos para onde. Sendo que seria a primeira vez que iria andar de avião, achamos por bem contar antes que ele se recusasse a entrar no dito à última da hora... Já bastava a tia - eu - ter medo dos pássaros gigantes, outra pessoa com o mesmo terror seria, seguramente, trabalhos redobrados para o pobre do S.
Posto isto, chegámos ao aeroporto, segundo a minhas ordens, uma hora mais cedo. Ou seja, tempo suficiente para as merecidas despedidas dos papás, passar a segurança, certificarmo-nos que ele aprenderia a ler as informações dos voos, procuraria a sozinho a nossa porta de embarque e ainda tempo para cheirar as lojas! Eu que já levo 15-0 nestas coisas das companhias aéreas low-cost resolvi que deveríamos comer ou levar comida para o avião, afinal a única coisa que muda mesmo é o preço, terrestre vs aéreo, porque de plástico é de certeza. Vai daí e pedimos três menus do McDonald's para levar. Em fila e cada um com o seu saco lá seguimos para os nossos lugares. Rapaz à janela para o seu baptismo de voo, homem ao centro para cuidar das suas crias e eu ao seu lado. Apesar da chuvinha que caia, os ventos que obrigaram ao cancelamento do jogo do Benfica (e bem) já havia sido à cinco dias, por isso, estava, achava eu, tudo na Paz do Senhor! Ora, entre o abre a mala, arruma os bilhetes, tira pastilhas, desliga iPhone, fecha a mala, volta a abrir a mala, tira lenços e volta a fechar a mala, lá sussurro: 'Batata! Hoje estou mesmo relaxada... tenho a certeza que vai ser um voo calmo e tranquilo!' Mas quem me manda a mim falar antes do tempo?! Quem me manda a mim achar que algum dia não vou ter medo de entrar numa coisa daquelas?! Adiante.
Depois de uma hora e meia dentro do que é considerado "normal" para um voo em dia de chuva e vento. Lá ouvimos o "this is your captain speaking" dizer que iria começar a aproximação à pista, e eu já a dar pulos de alegria começo com o típico:  'Tás a ver?! Tás a ver?! Finalmente portei-me como uma mulherzinha, não gritei, não guinchei e em meia hora estamos lá embaixo sem o teu afilhado se quer ter sonhado que eu odeio andar de avião!!!' 1-0 para a Joaninha! Mas como tudo na minha vida é feito de oitos e oitentas, os oitos começaram logo depois da minha dança da chuva ter terminado! Vai daí, começa a turbulência quando tentamos romper a nuvem carregada de água e raios. Mas como se isso já não bastasse, os poços-de-ar tornaram-se a regra e a excepção a tranquilidade. Neste momento, os membros da tripulação desaparecem, também eles foram obrigados a permanecerem sentados e com os cintos. Os bebés começam a chorar, a aflição e os longos períodos de silêncio dos passageiros congelam qualquer pensamento positivo. O piloto de quando em vez mantém contacto connosco e convicto afirma que vamos aterrar em trinta minutos, vinte minutos, e eis que a dois minutos de as rodas tocarem finalmente no chão (com o avião a tremer por todos os lados, a asa do nosso lado a escassos metros do chão) ele aborta a aterragem. Nem nos piores dos meus pesadelos imaginaria que aquele sofrimento estava ainda muito longe do fim... Vai de voltar a subir com a força máxima dos motores, cambalear umas trezentas mil vezes e voltar a ouvir a voz do piloto que iríamos tentar uma segunda aproximação à pista. Escusado será dizer que nesta altura já estava a vomitar-me toda para dentro daqueles sacos que (erradamente) achamos que nunca servem para nada! Entre náuseas, dores de cabeça intensas e solavancos à escala de um simulador para adultos, o meu corpo achou por bem deixar de reagir. Primeiro as pernas, nada era capaz de as mover. Mas o que me assustou mesmo foi a incapacidade de mexer as mãos também. Não conseguia abrir nem fechar os dedos. Estavam rijos, duros, imóveis. As lágrimas saltam dos olhos sem aviso prévio. Em silêncio tive um ataque de pânico. Com medo que o menino me visse, mantive-me quieta. Rezava baixinho. Perguntava-me porque raio tínhamos nós tido aquela maldita ideia. E pedi. Pedi muito para que tudo aquilo terminasse. A segunda tentativa foi pior. Mais vento, mais turbulência, mais chuva forte. A sensivelmente quinze metros do chão o piloto volta a abortar a aterragem, neste momento só equacionava um destino na minha mente - Lisboa, casa. Mas não. Ainda não satisfeito tivemos trinta minutos em círculos à espera que o tempo melhorasse. Mas nada. Depois disso, somos avisados que o avião ia ser desviado para Manchester. À medida que nos íamos afastando de Londres a viagem ganhou alguma tranquilidade. Os gritos deram lugar novamente ao silêncio. E assim, pela primeira vez na vida bati palmas com todo o fervor depois de o avião ter finalmente aterrado em terra firme.


Chegada ao Aeroporto de Lisboa

 Ainda tudo na Paz do Senhor...

 Porque (ainda) era dia de São Valentim...

A arrumar a tralha antes do pesadelo.

Depois do pesadelo.

Doze horas depois do previsto chegámos ao hotel - Holliday Inn em Earls Court.

 
É preciso carregar baterias na melhor hamburgueria do mundo!


Maior paelha do mundo em Convent Garden!

Camden Market!

 Starbucks time!

 
 King's Cross St. Pancras

 British Academy Film Awards


Lyceum Theatre

 The Lion King

 Timon & Pumba

Piccaddily Circus!


English Breakfast
Baden-Powell House Conference Centre

 Natural History Museum


Shall we dance?

Digam 'Olá' às pessoas!

Tenho os dentes sujos?!

 Science Museum

I'm coming home, tell the world I'm coming home.


sexta-feira, 4 de abril de 2014

Trato a cozinha por tu!

Cari ragazzi!!


Não sei se alguma vez partilhei convosco o meu gosto pela cozinha, e por tuuudo o que a preenche (se é que me entendem). Para falar a verdade, só me lembro de uma vez na vida ter feito greve de fome e foi à força, porque a comida realmente não descia! Confesso que foram as duas semanas mais longas da minha vida... Pela primeira vez vesti o papel daquela miúda magra, desmazelada que chora baba e ranho (literalmente!!) cada vez que olha para o prato da sopa, como se só ela conseguisse ver espelhado naquela água com massinhas a morte e a sua foice! Pois bem, quem nunca teve uma amiga da primária, aparentemente normal, que fazia este tipo de fitas à hora de almoço, que atire a primeira pedra! Porque a mim saíram-me duas na rifa!! (Este texto é para vocês queridas! Obrigada por terem sido a pior banda sonora que uma criança pode ter às refeições! Um grande bem-haja!) A Gisela era aquela que continuava a mexer a sopa, enquanto já todos brincávamos no pátio, mas nesta altura já com um tempero especial: a ranho, macacos e muitas lágrimas! E a outra era a minha querida-rica-prima Tatiana! Sabem aquelas crianças (mais) magrinhas ainda, com ar de sonsas e que se podem partir a qualquer momento?! Pronto, era ela! E agora falando em 'brasileiro', língua que ela adoptou desde que se casou com um: 'GEEENTXI, cê não tem noção! Sabe quando dá aquela raiva que cê perdxi a cabeça e começa comendo toda comida (sem que ninguém notxi) só para a não ter que a ouvir chorar mais!!' Pois bem, essa era eu!' Felizmente, e por causa desta experiência, consegui poupar os meus colegas do intercâmbio na Roménia de gritos, otites ou faltas de apetite! A verdade é que até àqueles dias eu achava que era um bom-garfo! No fundo esse título até me diminuía, porque eu acredita ser um 'bom-garfo/faca/colher/guardanapo'! Ficou a nota: ser mais exigente antes de falar! Exceptundo a comida mexicana (atenção que não estou a falar das margaritas!), era pessoa para comer de tudo! Porém, o que me traz aqui hoje não é o meu gosto pela comida, mas sim o de reunir as pessoas à mesa! Este ingrediente é sem dúvida la pièce de résistance de todos os meus manjares!

HALLOWEEN - Trick or Treat?

FONDUE - Passagem de Ano

Jantares a dois (os meus preferidos)!

English Breakfast de domingo!

Comfort Food!

ST. PATRICK'S DAY - Guinness time!

Earl Grey pela fresca!


quinta-feira, 3 de abril de 2014

Turista(r) em Lisboa...

Cari ragazzi!!

Hoje valores mais altos se levantaram e expulsaram-me de casa! E eu não podia estar mais agradecida por isso. Foi uma tarde e pêras, com tudo a que uma mulher tem direito: dia soalheiro, compras e castanhas!!! Confesso que tenho dúvidas quanto à ordem de favoritismo desta lista, mas tudo bem! No fundo, foi um dia de passeio e tanto, como há muito não fazia!

TIVOLI
(Av. da Liberdade)
A Broadway cá do sítio!

GUCCI
(Av. da Liberdade)
A nossa 5th Avenue, mais coisa menos coisa!

MICHAEL KORS
(Av. da Liberdade)
Eu não disse que era quuuase a mesma coisa?!
MIU MIU
(Av. da Liberdade)
Precisam de mais provas?!

Black Cab
(Av. da Liberdade)
'Cheira bem, cheira a Lisboa!!'

HOTEL AVENIDA PALACE
(Rossio)
Qual Copacabana Palace, qual quê!!

ESTAÇÃO DE COMBOIO DO ROSSIO
(Largo da Estação do Rossio)
Starbucks: One white mocha coffee, please!

TEATRO NACIONAL D. MARIA II
(Largo do Rossio)
Vestido com as cores da bandeira!

CALÇADA DO LARGO DO ROSSIO
(Largo do Rossio)
Calçada o pior pesadelo da Portuguesa

GARRAFEIRA NACIONAL
(Vinho do Porto)
Presente de aniversário: KOPKE1975

ELEVADOR DE SANTA JUSTA
(Rua do Ouro)
Our Top of the Rock!

RUA AUGUSTA
(Rua Augusta)
A caminho do Tejo!

MUSEU DO DESIGN E DA MODA
(MUDE - Santuário de Pura Criatividade)
Exposição de cerâmica CKECK!

TERREIRO DO PAÇO
(Praça do Comércio)
'O' spot do momento!

CAIS DAS COLUNAS
(Praça do Comércio)
Rio Tejo

CASA PEREIRA DA CONCEIÇÃO
(Rua Augusta)
Graças a Deus que não gosto de amêndoas se não estava frita!

CIDADE DO FADO
(Rua do Carmo)
"É concerteza uma 'casa' portuguesa!"

A BRASILEIRA
(Rua Almeida Garrett)
"O ópio do povo"

A BRASILEIRA
(Rua Almeida Garrett)
Tea, please!