terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Fome de Verdade

Cara ragazza!!

A todas as pessoas que acreditam estar a maioria do seu tempo com fome, apenas tenho a dizer o seguinte:

  1. Provavelmente estão mesmo;
  2. Seguramente a última refeição que ingeriu continha alto nível de carboidratos;
  3. Se voltar a comer hidratos a fome voltará ao fim de um curto espaço de tempo.


Contudo, existe ainda um outro grupo elevado de pessoas que vive com a sensação de fome a pairar-lhe o juízo praticamente o dia inteiro, ou melhor, nas horas vagas... <Para não falar na TPM e pós-TPM.> Porém, lá no fundo nós sabemos que não é fome, porque estar com fome é como estar apaixonado, se não temos a certeza é porque não estamos. Verdade?!

Pois bem, é neste último caso onde eu me encontro actualmente... É espantoso como 80% das vezes em que me "lembro" que tenho fome não tenho verdadeiramente. Tenho sim, vontade de trincar qualquer uma das iguarias low carb high fat. Mas fome de verdade tenho dúvidas se já senti o que é. Falo daquela fome que dá tonturas, tremeliques e afins. Consegues imaginar?! É que eu não. Mesmo fazendo jejum intermitente, por vezes de 18 horas, treinando neste estado, nunca fui suscetível à sensação de fraqueza.

Assim sendo, cada vez tenho mais a certeza que "comida" nas nossas vidas é BRINDE! Comemos quando queremos festejar um feito, quando estamos deprimidos, quando estamos sem fazer nada e, pior, quando não temos nada para fazer... Enfim, tudo serve de desculpa para dar uso aos dentes. Como tal, a sensação de fome há muito que foi desaprendida pelo nosso organismo.

Convido-te a testares o que é verdadeiramente este sentimento para ti. Vais ficar chocado com o tempo que ficaste sem mastigar... E sem te sentires mal. Mais tarde, os resultados no teu corpo vão-te deixar completamente perplexo. Porque, aprende uma coisa, não existem alimentos que possas comer que te façam emagrecer! O que emagrece é a qualidade e a quantidade de comida que ingeres ao longo dos dias. Se efectivamente, o teu objetivo passa por perder aquela gordurinha localizada, tens que dar ao teu organismo o "tempo necessário" para ele começar a queimar as reservas indesejadas...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Netflix

Cara ragazza!!

Ano após ano, os fins-de-semana mais gelados da estação têm conquistado um lugar de destaque nunca antes visto nesta casa. A pressa de acordar e aproveitar o sol está agora a léguas de distância e essa calmaria aconchega as manhãs de mais cama, do que o habitual. E para ajudar à festa, este ano, adoptamos o Netflix como o nosso parceiro das longas horas em frente à caixa negra. A subscrição do canal aconteceu com as expectativas elevadíssimas mas que pouco tempo depois, e com muita pena nossa, não corresponderam à realidade... Todavia não posso deixar de falar da primeira série que assisti e que me deixou a babar por mais...






Gilmore Girls estreiou no dia 25 de Novembro, dia de Acção de Graças, em todo o mundo. Aproveitei o facto de ter estado esses dias em casa, em modo pré-Natal, para assistir aos quatro episódios de rajada (de duas horas cada um) e ainda montar a árvore, espalhar velinhas e ligar as luzinhas mais bonitas da estação... Posto isto, deixei de saber o que queria ver depois... Acabei por me deixar levar pelos últimos episódios de NARCOS que o homem ia assistindo. Arrependo-me, até hoje, de não ter dado uma hipótese à série logo no início, porque está realmente muuuito boa! Capaz de viciar qualquer um!









Quando tomei conhecimento da lista de nomeados dos Golden Globes deste ano, descobri que havia outra série que não poderia deixar passar em branco: The Crown. Os fãs de Downton Abbey estavam encantados com o argumento, cenários e figurinos, e eu achei que depois da nomeação já não restavam desculpas para não ver os dez episódios existentes num fim-de-semana só! 








Quando me vi sem mais ideias acabei por dar uma oportunidade a: Stranger Things (outra série nomeada para um Globo de Ouro). O buzz à volta do enredo e do elenco já não passavam despercebidos. E com um cinéfilo em casa, menos ainda... Apesar não ser fã do género, ficção científica, concordei em assistir ao episódio piloto. Se adorei? Não. Mas é impossível deixar de ver sem descobrires que coisas estranhas são aquelas... Para não falar da arte feita pelo realizador e equipa de edição. 


Para terminar, começámos a assistir ao Shooter em modos: deixa cá ver isto... E pronto, não desgostámos. Elenco pequeno, estória forte, alguns momentos impróprios para cardíacos, mas tudo suportável. No fundo, é aquela série que eu não ficaria naaaada triste de perder um ou outro episódio...

No futuro, e se o inverno ainda estiver para ficar, gostaria de assistir aos restantes nomeados dos Golden Globes 2017:





Quem já viu o quê? 
O que recomendam?

domingo, 15 de janeiro de 2017

Jejum Intermitente

Cara ragazza!!

Hoje, solicito um pouco mais de paciência, da já habitual, para os mais sensíveis ao vocábulo "jejum". Todavia, concordam comigo que assuntos mais polémicos exigem que sejamos um pouco mais curiosos e ponderados do que o costume, verdade? Pois bem, para que a conversa flua leve e sem tabus, acho importante começar por dizer que: jejum e greve de fome são coisas completamente distintas. Sim, é verdade que a "greve de fome" passa por jejuar por um período de tempo. Contudo, o inverso nem sempre acontece...


Desde sempre lembro-me de detestar a pressão que existe sobre o pequeno-almoço - "A" refeição mais importante do dia. O curioso é que a importância dada à primeira refeição do dia seja tão novata (*/- 40 anos), como os próprios produtos alimentícios que compõe a sua mesa. Espasmem-se com as quantidades infindáveis de tipos de pães, leites naturais e/ou achocolatados,  sumos concentrados, iogurtes, bolos, bolachas e por aí vai... Posto isto, pergunto se as mesmas pessoas, que evangelizam os supostos "benefícios do café-da-manhã", já pararam para pensar que os únicos beneficiários são: a padaria da rua, o supermercado da esquina e, num futuro próximo, a farmácia do bairro. 

Note que lido perfeitamente com a ideia de que meio mundo acorda diariamente esganado de fome, mas não posso aceitar que suprima esta sensação fisiológica com produtos ultra refinados e industrializados, onde a composição de carboidratos é tão elevada que o vai tornar prisioneiro da regrinha do "3 em 3h" o dia inteiro. E mais uma vez, quem é o principal beneficiário deste processo?!

Pois bem, amanhã é segunda-feira, considerado por excelência o dia da mudança e de novos começos. Como tal, convido-te a experimentar alguns dos conceitos que fui transmitindo ao longo da semana. Mas atenção que o assunto central será sempre o da: comida de verdade. A ingestão de comida sem embalagens, rótulos ou prazos de validade será sempre o segredo para desfrutares de um jejum intermitente, a partir das 14h (contando com o tempo de sono), sem que te lembres que ainda não comeste... E porquê?! Porque comemos para viver e não o contrário.

Não sendo profissional do assunto, procurarei sempre transcrever as referências onde baseio o meu estilo de vida. Desta vez, apresento-vos um estudo exaustivo do Dr. Souto ao livro do Brad Pilon. De forma simples e certeira, o Dr. Souto responde algumas das maiores dúvidas sobre jejum intermitente:

  • Só existem dois estados metabólicos possíveis: alimentado ("fed") ou "em jejum" ("fasted").
    • Simples assim. Enquanto estamos no estado alimentado, o corpo está no modo armazenamento; e no estado de jejum, usa as reservas;
    • Nossos antepassados mantinham um equilíbrio entre os dois estados;
    • No nosso estilo de vida atual, passamos no mínimo 2/3 do tempo no estado alimentado, comendo a cada 3 horas, o que impede o uso das reservas de gordura
  • A insulina é reduzida com low carb, mas nunca fica tão baixa quanto em jejum.
    • Alguns alimentos elevam muito pouco a insulina, mas nada BAIXA a insulina tanto quanto simplesmente não comer
  • O metabolismo não desacelera com jejuns curtos.
    • Na verdade ele pode até mesmo aumentar!! O incrível é que, do ponto de vista evolutivo, isto é óbvio: quando estamos com fome, precisamos ter energia para ir à luta e caçar algum animal ou achar umas raízes - se desacelerássemos, nossa falta de comida só pioraria, e morreríamos. Isto é diferente da fome crônica, na qual desaceleramos para não morrer.
    • Neste estudo, observa-se um aumento do metabolismo basal com jejum de até 72 horas - são TRÊS dias sem comer. Neste outro estudo, voluntários que praticaram jejum intermitente em dias alternados por 22 dias não apresentaram nenhuma redução de seu metabolismo
  • O metabolismo não depende muito do que você come ou deixa de comer, e sim de sua quantidade de massa magra (músculo):
    • O que vai manter seu metabolismo basal alto é a musculação (única forma de criar massa muscular).
  • Jejuns curtos (24h) não afetam a cognição e o funcionamento do cérebro.
  • A restrição calórica, quando associada à musculação ("resistance training"), não leva à perda de massa muscular.
  • Ou seja, o que vai manter seu metabolismo basal alto é a musculação (única forma de criar massa muscular).

Mais informações no blog do Dr. Souto e no da Fitness Coach Carla Basílio.

sábado, 14 de janeiro de 2017

Lisboa a pé (1)

Cara ragazza!!

Porque hoje é sábado, dia de passar mais de metade do dia a pensar para onde queremos levar os nossos cachecóis e luvas a passear, resolvi deixar-vos com uma proposta que me deixou bastante tentada: Muralhas de Lisboa, da Lisboa a pé.  

Não se deixem enganar pela fotografia, lá fora esperam-se mínimas de 4ºC.

O meu único desejo para hoje é voltar a encontrar a capital tão deserta como no último fim-de-semana. Incrível como os próprios turistas tinham desaparecido. Ter a cidade, praticamente, só para nós foi realmente um momento inesquecível. Afinal, quem nunca acabou por: preferir ficar em casa ao invés de lidar com as filas intermináveis nos Pastéis de Belém ou da Piriquita? Apenas passar de carro ao lado dos monumentos emblemáticos da cidade ao invés de se atirar para os empurrões e ambientes claustrofóbicos do costume? Resumindo e baralhando, quem nunca sentiu que conhece melhor uma cidade estrangeira que a nossa própria?!  

Uma das promessas que fiz para 2017 foi comprometer-me a conhecer mais e melhor a Lisboa que agora também é minha... E as 54 cartas-passeio da "Lisboa a pé" foram as culpadas desta decisão. Assim sendo, daqui a pouco vou aventurar-me por Alfama. Procura e encontrarás: 
  1. Beco do Penabuquel onde está o Arco do Penabuquel (muralha Fernandina).
  2. Torre de São Miguel, uma torre couraça da Cerca Velha, conhecida como Porta dos Banhos.
  3. Rua da Judiaria, onde estão os mais bem conservados panos da Cerva Velha.
  4. Largo das Portas do Sol repleto de vestígios Visigótico. 
  5. Por último, o Palácio Belmonte.
Chegando ao Martim Moniz descobre o/a:
  1. Torre da Pela.
  2. Portas de Santo Antão.
Finalmente, o passeio termina no Espaço Chiado.


Toca a mexer esse rabo! 
Caso realizem este passeio partilhem comigo as vossas descobertas no instagram! 
Basta adicionarem @joannnemascarenhas88 às vossas fotos!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Weekend = Days Off ?

Cara ragazza!!

Of course not! Mas, claro que existem excepções... Pergunto-te se TODAS as refeições do teu fim-de-semana são realmente merecedoras de serem consideradas excepções imprescindíveis?! Vá, pára e pensa comigo: se decidiste mergulhar de cabeça neste universo simples e descomplicado de comer apenas quando tens fome e apenas comida de verdade, valerá mesmo a pena intoxicares-te durante dois dias consecutivos para depois voltares ao "desmame" o resto da semana?




Pois, é que é isso mesmo que vai acontecer com o teu corpo. Primeiramente, vais sofrer novamente na pele a privação do consumo dos carboidratos e açucares processados (muito mais viciantes que a própria heroína e cocaína). Posteriormente, vais baralhar o teu cérebro, ao ponto de ele começar a reagir cada vez mais lentamente aos estímulos que lhe envias. Quer sejam eles de caracter de emagrecimento, de reeducação alimentar ou de queimadura de gorduras localizadas. Quem nunca: "a partir de certa altura durante a minha dieta o emagrecimento foi cada vez mais lento?" Pronto, considerem que uma das explicações está dada neste parágrafo.

Posto isto, excepto se os teus fins-de-semana forem verdadeiros passeios gastronómicos, de manhã à noite. O meu conselho acaba sempre por ser o mesmo e de fácil mnemónica, garanto-vos! Basicamente, procurem sabotar a vossa saúde quando não forem vocês a cozinhar. Restaurantes e jantaradas em grupo são fundamentais e suprimi-los das nossas vidas só seria um perfeito disparate. Mas será que para que esses momentos sejam fantásticos é mesmo necessário entupir-nos em pão, refrigerantes e bebidas alcoólicas? Pois... Dica: Eu escolho sempre uma destas três coisas de que não serei capaz de fechar a boca naquele dia e o resto esqueço completamente que existe! Por exemplo, sabiam que uma cerveja tem, em média, o dobro das calorias que um pão? Para mim foi uma óptima notícia, porque  aproveitei o facto de não gostar de cerveja e vinho e o acesso aos gins e aos mojitos não serem tão facilitados em dias banais, para me decidir pelo malfadado pão (branco ou escuro não importa, o problema é a farinha que o compõe). Assim sendo, para acompanhar a refeição apenas será aceitável a ingestão de água ou chás frescos e naturais, sem adição de açúcares.

Findado o manjar, o anjo da magreza vai cair em ti para te lembrar que é tempo de voltar à rotina dos ovos, queijo, carne, peixe, legumes e mais legumes e fingirmos que nada aconteceu. No fundo, nem o próprio cérebro terá tempo de processar o que aconteceu. Todavia, para quem já está com um percentual baixo de gordura, estas furadinhas deverão ser cada vez mais excepcionais. Caso contrário, irão continuamente estragar o trabalho feito durante toda a semana. <O meu caso, portanto.> Apesar de saber que 70% dos resultados está na alimentação (sim, é possível emagrecer sem pisar o ginásio), se eu furar  a dieta todos os sábados à noite, sei que NUNCA vou ter uma barriga lisa. Mas sigo tentando...

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Ballet para Adultos

Cara ragazza!!

Lembram-se de ter falado aqui que, há um ano atrás, senti necessidade de parar totalmente com a rotina para ser capaz de redefinir um plano para os próximos, vá, dez anos? Pois bem, um dos novos desejos acabou por emergir enquanto viajava pelo lado mais oriental que já pisei - Moscovo. 

A visita à capital russa tinha paragem obrigatória no famosíssimo The Bolshoi Theatre, para assistir ao Lago dos Cisnes ou Romeu e Juliete. Acabámos por nos decidir pelo último e foi uma tarde mágica, triste, mas, ainda assim, mágica. Diz quem viu que os meus olhos brilhavam e pouco ou nada pestanejaram...

Depois de ter passado metade da infância a negar a inscrição na Ana Mangericão, por ter sido demasiado maria-rapaz para assumir o tulle e os maios às segundas, quartas e sextas. Em Setembro do ano passado, resolvi guardar as vergonhas no armário e inscrevi-me nas aulas de Ballet para Adultos. Antes do mês terminar já estava viciada nas aulas da professora Rita. Afinal de contas, os dias mais desprezados da semana terminavam agora com gestos delicados e graciosos, lentos e secos. 


Apesar de estar consciente que nunca irei ser capaz de fazer pontas, nada me tira a satisfação de ter descoberto um desporto que me preenche. E o que outrora era too much feminine, agora é vaidosa ao quadrado! Como choveram perguntas de onde faço, quando e preços, deixo-vos com os links acima para se juntarem a mim o mais rápido possível! Mas preparem-se para descobrirem músculos novos no vosso corpo após as aulas de Barra de Chão - a minha preferida!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Comida de Verdade

Cara ragazza!!

Ontem fiz questão de fazer uma pequenina introdução sobre o tema "fome (de verdade)". Contudo, para que este conceito seja entendido na sua plenitude é fundamental que se fale da outra metade da temática: comida de verdade. Todavia, tal como a questão de "quem apareceu primeiro: o ovo ou a galinha?" O assunto fome e comida de verdade sempre nos deixam confusos sobre a ordem cronológica dos mesmos. 

Comida de Verdade não tem rótulos nem informação sobre valor nutricional!

Se depois da legenda, que coloquei na imagem acima, ainda restarem muitas dúvidas sobre o que é realmente comida de verdade, convido-vos a ficarem mais um minutinhos por aqui.... 

Corrijam-me se estiver errada, mas há regra mais fácil de seguir numa dieta do que APENAS garantir que na próxima ida ao supermercado vou comprar simplesmente produtos frescos, naturais e da época? Eu sou da opinião que conceitos demasiados técnicos com listas intermináveis de novos alimentos, muitos dos quais nunca ouvimos falar, é sinónimo de estarmos perante mais uma "dieta da moda". Mais uma dieta em que nos vamos sacrificar dia-após-dia até atingir determinado objectivo, se... aguentarmos até lá... 

Por esta razão, um dia, resolvi parar para pensar se todas as dietas que tinha testado até então teriam realmente valido o tempo e a paciência que depositei nelas. A resposta foi um redondo: NÃO. Ao longo dos últimos quatro anos, provei do veneno de descobrir o que são dietas yo-yo. Nunca ultrapassei os 55kgs, mas mantê-los foi, na maior parte do tempo, um verdadeiro suplício diário. E para quê?! Vivia obcecada com calorias, com o exercício físico que inicialmente adorava, mas que aos poucos comecei a detestá-lo com todas as minhas forças. Obriguei-me a parar e a repensar como gostaria de viver os próximos 10 anos... E aos poucos e com a ajuda da gordinha mais querida e MAGRA MINHA FILHA, resolvi experimentar todas as suas iguarias. Tudo do mais fácil e fresco que alguma vez provei. Através do snapchat da Michelle de Simone aprendi que existe um estilo de vida que pode ser mantido para sempre, sem hipótese de desistir a meio e sempre com uma boa dose de energia e boa disposição - estado de espírito que nunca combinou com as fatídicas dietas que tinha experimentado até ali. 

Há imagens que valem mais que mil palavras e esta é, sem dúvida, uma delas...






Parabéns Miiiide! Obrigada pela companhia, pela motivação diária e pela sinceridade. #avidaésincera #teammide #laranesteruk

Posto isto, hoje fico por aqui, com a certeza que ainda há um universo de coisas que ficaram por ser ditas sobre comida de verdade. Mas para quem ficou com vontade de saber mais e experimentar já amanhã uma receita deliciosa e suculenta, convido-vos a clicarem em todos os links que deixei ao longo do post. Ah! E não se esqueçam de partilhar comigo sobre o que vos vai na cabeça!