quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Queijos, pode?

Cara ragazza!!

Convido-vos desde já a assistirem ao vídeo explicativo sobre a temática dos lacticínios desenvolvido pelo Dr. Barakat. Neste pequeno filme, o Dr. não só explica o processo de produção do leite bem como a sua composição nutricional. Ou seja, informação fundamental para entender a resposta à pergunta colocada no título. Todavia, achei o conteúdo bastante vago e disperso, comparado com o post do Dr. Souto dedicado a este assunto. 




Assim sendo, resolvi fazer um "pequeno" resumo do artigo para leitores como eu, que querem saber muito mas em pouco tempo. Ambos iniciam o assunto dizendo que para se falar de queijo é necessário falar de leite - alimento que não pertence nem à dieta paleolítica, nem a dietas Low Carb. Não pertence à dieta páleo por motivos óbvios: nenhum animal bebe o leite de outras espécies, e até ao final do paleolítico o leite era consumido apenas por bebés - não evoluímos bebendo leite como adultos. Não pertence às dietas low carb pois contém açúcar, na forma de lactose. Sabias que um copo de 300 ml contem uma colher de sopa de açúcar? (E há ainda quem adoce o leite... #medo)

No caso dos lacticínios fermentados (queijos, iogurtes, kefrir), a fermentação ocorre durante a acção dos lactobacilos, a lactose é convertida, na sua maioria, em ácido láctico. Então, um dos pioneiros da Low Carb vai contra o padrão alimentar dos nossos ancestrais Páleo e libera a introdução dos queijos, creem cheese, manteiga e natas na nossa dieta. Aceita-os porque estes alimentos são considerados deliciosos, saciantes e a ciência tem provado ao longo dos anos os seus benefícios para os organismos que os toleram. 

Posto isto, o Dr. Souto enumera várias razões que  explicam porque os lacticínios fermentados, embora não sejam estritamente páleo, são adequados para quem os tolera:

  1. Leite sempre foi consumido pelos humanos durante a lactação, e nesse espectro o leite e seus derivados parecem ser naturalmente mais aceitáveis para mamíferos do que farinha de trigo ou açúcar refinado;
  2. O tipo de proteína é de alto valor biológico;
  3. O tipo de gordura é muito boa;
  4. Os estudos mostram benefícios metabólicos.
Resumindo, o Dr. afirma que os laticínios full fat, especialmente os fermentados, são tão benéficos, mas TÃO benéficos, que superam até mesmo o contraditório dos estudos observacionais. 

Está cientificamente comprovado que a gordura do leite e dos seus derivados é muito saudável, contém minerais importantes, além de vitaminas lipossolúveis, especialmente a vitamina K2, que pode ser difícil de se achar em outras fontes. A proteína do leite é de alto valor biológico (de onde vem o Whey.). Para quem não tem intolerância severa à lactose, nem doenças associadas a IGF-1 (borbulhas ou ovários policísticos), os laticínios fermentados são coisas deliciosas e práticas - diferentemente de alguns alimentos que são apenas saudáveis, mas que são horríveis. Ou seja, se o leite não lhe estiver a fazer bem, o melhor é parar de consumi-lo. Porque ele pode causar má digestão, azia, inchaço abdominal, etc. Já a gordura do leite (nata e manteiga) e os laticínios fermentados (iogurtes, queijos) são recomendados para a maioria das pessoas. 

A quantidade mínima de lactose que resta em queijos, por exemplo, não costuma ser um problema para pessoas com intolerância à lactose, excepto em casos mais extremos. Pessoas que têm borbulhas, PCOS ou dificuldade de perder peso, a restrição de laticínios (mesmo os fermentados) pode ajudar bastante, juntamente com uma dieta páleo low carb. 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O Perigo da Pílula

Cara ragazza!!

Quatro meses passados e, creio que, posso finalmente assegurar que valeu SUPER a pena ter-me livrado da pílula! Apesar de ter sido uma decisão totalmente minha, devo confessar que foi óptimo poder contar com o apoio do senhor-meu-namorado. Afinal, até aqui, tinha a pílula como o comprimido mágico para todos os males do mulherio - contraceptivo, prevenção do acne, controlo dos ciclos e das dores menstruais. Contudo, espasmem-se ao saber que a minha maior surpresa foi verificar que durante este período experimental nunca me apareceram borbulhas, senti dores ou grandes diferenças de fluxo. Moral da história, passei os últimos anos a tomá-la pelos motivos errados... Ou seja, uma vez mais, a reeducação alimentar apaziguou os sinais que o meu corpo me enviava mas que na altura não sabia interpretar.

<<A medicina tradicional continua a prescrever comprimidos a um diabético para o ajudar a controlar o índice de insulina no sangue, ao invés de o aconselhar sobre a forma correcta de se alimentar, evitando picos glicêmicos.  Pensando bem, eu fazia o mesmo com a pílula, esperava que ela fosse capaz de neutralizar as borbulhas provenientes dos chocolates, fritos e bolos que ingeria diariamente...>>

Esta tomada de consciência veio principalmente pelos (maravilhosos) sermões do Dr. Barakat, e mais tarde pela confirmação da Lara Nesteruk (testado e comprovado pela mesma). Por isso, convido-vos a lerem sobre esta temática os seguintes posts (clickem nos tópicos para irem directamente para os respectivos blogs):

A pílula gera uma modificação nos lipídios, triglicerídios e no colesterol da mulher. Isso piora em mulheres na faixa de 30 anos, que geralmente podem sofrer infartos e AVC, diferentemente das mais jovens onde os problemas mais comuns são o surgimento de varizes e problemas circulatórios. Atenção também para casos de problemas de pressão, como a hipertensão, onde a probabilidade de surgir complicações é muito maior!  Acho um absurdo toda sociedade ter medo de repor hormônios quando é necessário e, aceitar o uso de anticoncepcional sem um estudo mais a fundo do paciente.
 A trombofilia também é um dos assuntos frequentes quando combinamos a bomba pílula e cigarro. Veja, foi feito um levantamento no ambulatório de trombofilia do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo (antigo Hospital Brigadeiro), em que o uso de pílula anticoncepcional associado ao tabagismo provoca um aumento do risco da mulher contrair trombose. Os hormônios dos anticoncepcionais, como o estrógeno e a progesterona, alteram a circulação e aumentam os fatores de coagulação do sangue, aumentando as chances de desenvolvimento de coágulos em veias profundas. De maneira geral, o problema pode estar associado a alterações genéticas, mas é relacionado, principalmente, à hipertensão arterial e colesterol, além de fatores de risco como a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo, principalmente.
O fato de low carb não ser (ainda) o tratamento padrão para ovários policísticos é no mínimo estranho. Imagine uma pessoa que não tolera lactose. O que você faz? Remove a lactose. Imagine uma pessoa que não tolera fenilalanina (fenilcetonúrico). O que você faz? Remove a fenilalanina. Imagine uma pessoa com hiperinsulinismo e que, portanto, não tolera a glicose. O que você faz? Remove a glicose? NÃO!!! Dá metformina, manda passar fome, manda fazer exercícios físicos, manda fazer fertilização assistida - QUALQUER coisa exceto remover a glicose que é a CAUSA do distúrbio... É, realmente não faz nenhum sentido.


Próximo passo: 
Aconselhar-me com a minha ginecologista sobre o melhor anticoncepcional para mim.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Shopaholic

Cara ragazza!!

Se querem ficar longe das tentações consumista livrem-se das newsletters das vossas marcas preferidas, mas tipo, JÁ!! Não me quero desculpar da asneira de não tê-lo feito antes, afinal já sou suficientemente crescidinha para admitir que em época de saldos não me sei controlar. Pronto, está dito. Porém, parem e imaginem o que é passar os olhos por aqueles casacos, pijamas, botas que namoraram os últimos meses e que agora estão com descontos até 70%. Pergunto-vos, como resistir-lhes senhores?! Pois bem, a minha resposta é sempre a mesma: a fuuuundo! Apresento-vos os últimos estragos: 

Casaco Veludo - MANGO
REF. 73059013 - RUBI

Cachecol - MANGO
REF. 73057544 - MILU

REF. 73083531 - VOLANS

Halter neck short nightgown Women'secret
REF. 32382880103

Satin and lace short pyjamaWomen'secret

REF. 3238296

Verniz - H&M
COR: Lapis Lazuli
COR: Flamingo Flush

A carne é fraca Senhor... Dê-me saúde mental 
para aguentar os próximos e-mails, por favor. 

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Yoga Class at Home

Cara ragazza!!

Quem me segue no instagram stories sabe que esta semana foi dedicada a um desporto totalmente novo para mim. O desejo de praticar YOGA surgiu durante os meses que vivi em New York e, desde aí, o bichinho nunca mais me saiu da cabeça. Quiça tenha sido o ritmo frenético e apaixonante da ilha que me despertou o interesse para o silêncio e a calma. Perdi a conta à necessidade de parar para me consciencializar que estava, efectivamente, a viver o sonho - o meu sonho. Quem escolhe "a cidade que nunca dorme" como morada oficial perde, durante esse período, a consciência do tempo. O tempo resume-se às horas do início de um compromisso, e os dias festivos e as estações do ano são apenas lembretes de que as semanas, os meses e os anos nunca pararam. Mas voltando ao Yoga... 



Com as aulas de Ballet a decorrerem de vento em popa e o regresso às minhas corridinhas diárias na passadeira do ginásio, o budget mensal para o exercício físico estava mais que ultrapassado. Como tal, resolvi seguir o conselho da Cláudia do blog Officinalis e experimentar as aulas online do site Do Yoga with me. Deixo-vos com cinco razões para fazerem Yoga em casa:
  • Aulas gratuitas;
  • Não precisas de sair de casa;
  • Opção de três níveis de aulas (iniciado, intermédio ou avançado);
  • És tu que escolhes a duração da tua aula;
  • E és tu que decides o estilo da tua aula; 

Experimentem e partilhem o vosso feedback!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A ciência do cocó

Cara ragazza!!

Depois de teres tomado consciência da importância de um intestino saudável, achei fulcral encerrar o assunto falando da limpeza do mesmo. Afinal, o melhor indicador de saúde do intestino é medido pela não obstipação deste órgão. (...) O Dr. Richard Schulze viajou pelo mundo durante 12 anos, estudando populações selvagens, intocadas pela poluição da civilização, em busca do que seria uma "frequência saudável para a defecação". Os resultados da pesquisa acabaram por revelar que:

  1. Pessoas com um estilo de vida primitivo defecavam duas a três vezes por dia. 
  2. A posição de agachamento torna o processo de defecar mais simples e natural.

Segundo Dr. Schulze, esta posição é a mais indicada para estes momentos, tanto é que existem suportes para que as pessoas possam manter os mesmo ângulos nas suas casas de banho. Sabias que um cólon obstipado, lento e inchado pode comprimir outros órgãos nas proximidades, como é o caso dos pulmões, coração, rins, etc.? Desta compressão podem resultar doenças ou infecções que poderão afectar qualquer região do corpo humano. Isto explica a elevada taxa de cura (80%) dos pacientes do Dr. Richard Schulze com problemas relacionados com o coração, pressão sanguínea, níveis de açúcar no sangue, desequilíbrios hormonais, fertilidade, fígado, colesterol, sistema imunitário, síndrome de fadiga crónica, próstata, dor nas costas, circulação nas pernas. 

A limpeza do canal digestivo contribui para o equilíbrio de todo o nosso organismo. Diversas situações, tais como: uma alimentação inadequada, excesso de açúcar, stress, poluição ambiental ou mau funcionamento do sistema imunitário podem desencadear um desequilíbrio no terreno biológico, tornando-o num território favorável para o desenvolvimento desordenado de bactérias, fungos e nano bactérias (como é o caso da cândida). Estes invasores excretam 79 tipos diferentes de micro toxinas, poluindo o sangue e filtrando o fígado.

O principalmente responsável pelo desenvolvimentos destes patógenos é o excesso de glicose no sangue, causada pela ingestão em excesso de açúcar, pães, massas, cereais refinados, frutas muito adocicadas, entre outros. A forma de solucionar este problema é reverter a situação que o provocou, ou seja, corrigir o pH sanguíneo. Através da limpeza dos rins, dos intestinos, do fígado, reestruturação da flora intestinal, adopção de novos hábitos alimentares e uma transformação dos padrões internos - abandono de emoções e pensamentos negativos. 

Um factor que realmente auxilia a harmonização do organismo é a adição de alimentos verdes na sua rotina alimentar. Além do acréscimo destes tipo de alimentos, uma outra atitude é cortar os alimentos altamente glicêmicos e industrializados. No caso das frutas naturais muito adocicadas deverá contornar o problema do excesso de açúcar mastigando-as muito bem, uma vez que a saliva irá ajudar a optimizar a assimilação do valor glicêmico, evitando os picos de glicemia no organismo.


 Video exemplificativo da Dra. Tatiana Zanin aqui.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Sumo de frutas, pode?

Cara ragazza!!

A resposta é um redondo NÃO. Mas para vos ajudar a entender com total clareza esta temática, resolvi transcrever um dos snaps do Dr. Barakat, em que  ele explica tim-tim por tim-tim os perigos de um copo de frutas espremidas.    


Primeiramente, importa dizer que a frutose é a maior causadora de gordura no fígado. Mas, o pior é que a frutose é uma forma de açúcar que o organismo tem muita dificuldade, e desinteresse, na sua utilização. É um tipo de açúcar que o cérebro e os músculos não utilizam nas suas funções. O único órgão que se adapta, ajusta e aceita a frutose é o fígado. Inclusive, os problemas no fígado derivados do álcool provêem da composição de frutose das bebidas alcoólicas. Por este motivo, a frutose em forma de sumo é veneno para o nosso organismo. 

A natureza disponibilizou-nos as frutas como guloseimas naturais, mas para não comermos em excesso ela não é de fácil acesso... Um copo de sumo de laranja tem mais de seis laranjas, logo é muita frutose ingerida num só copo. O sumo normalmente contém muito mais frutas do que se consumíssemos em estado “bruto”.  Além disso, ao prepararmos o sumo separamos a fruta (fibras) dos seus fluídos. Isto faz com que esse açúcar seja absorvido muito mais rapidamente, aumentando os níveis de açúcar e insulina no sangue. Ou seja, os diabéticos e pessoas que estão em busca da perda de gordura: deverão evitar a todo o custo estas opções. Entenda que tudo o que é bom no fruto é deitado fora quando espremido (casca e fibras), restando apenas a água e o açúcar. Logo, não existe benefício nenhum em bebermos sumos naturais de frutas, excepto o prazer momentâneo que isso lhe possa trazer. 

Assim sendo, se tiveres com sede bebe água, se tiveres com fome come a fruta. Afinal, ao contrário da ingestão de um sumo, enquanto mastigas a frutose entra no nosso organismo de forma lenta e progressiva, e durante este processo dificilmente irás comer mais do que duas peças de fruta seguidas. 

Nunca se esqueça que a natureza é perfeita. Logo, se fosse para bebermos sumos de fruta ela teria nos dado árvores de sumos e não árvores com frutos... (Lara Nesteruk)
Todavia, se a vontade for muita os mais saudáveis são os verdinhos e compostos essencialmente por verduras:

Todos estes sumos e muitos mais aqui!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O Perigo do Glúten

Cara ragazza!!

Quantos de vocês já pararam para pensar realmente sobre os perigos associados ao consumo desmedido de glúten? Não é por acaso que falo dele como se de uma droga se tratasse, ou não tivesse o meu corpo aprendido a identificá-lo como tal...


Para me ajudar a explicar o assunto de forma concreta e cientificamente, resolvi recorrer ao blog do Dr. souto. O mesmo que depois de analisar vários estudos científicos concluiu que o consumo de glúten está altamente associado a processos inflamatórios que podem causar doenças autoimunes.

Para nos ajudar a perceber o nível de intolerância ao glúten, o Dr. refere que os sintomas variam de leves e pouco específicos até um síndrome clássico de má absorção intestinal em paciente desnutridos. Quando ingerido, o glúten chega ao intestino estimulando a produção de anticorpos, principalmente as imunoglobulinas, que se atrofiam e deixam de desempenhar a função de captação dos macro e micronutrientes. Ou seja, pouco a pouco o organismo vai sendo privado da recolha de nutrientes essenciais, tornando a pessoa desnutrida.

Todavia, o maior problema relacionado com a ingestão de substâncias inflamatórios, como é o caso do glúten, provem do facto de muitas vezes só detectarmos a presença da intolerância "tarde demais". Por outras palavras, sempre que uma pessoa come algo com glúten ela será vítima de uma reação que danificará o forro do intestino e os nutrientes não serão absorvidos apropriadamente, o que resultará em consequências físicas extremas. Citando Dr. Souto, o corpo humano tem aproximadamente um trilião de células humanas na sua composição corporal e mais de cem triliões de bactérias. Estima-se que tenhamos de um a um quilo e meio de peso em bactérias no nosso organismo, logo seria imprudente não ter em consideração a actividade metabólica que elas exercem no nosso corpo. O intestino, depois do cérebro, é o órgão que recebe maior número de terminações nervosas, o que significa que manter o intestino saudável é fundamental para atingir a saúde plena.

Infelizmente, a medicina tradicional continua a dar pouca importância aos problemas intestinais cada vez mais comuns na sociedade. Os médicos continuam a preferir "solucionar" a doença com uma boa dose de medicamentos, que ao invés de curar apenas vão mascarar um problema que será eterno no organismo. O Dr. Souto alerta ainda para o facto que a intolerância à lactose reflecte o mesmo tipo de desconforto que a do glúten.

Estudos realizados, nos últimos quarenta anos, têm revelado que o glúten poderá ser responsável por outras doenças autoimunes. Por exemplo, ficou comprovado que os celíacos sofrem um risco maior de contrair diabetes do tipo 1, tireoidite de Hashimoto, psoríase, síndrome de Sjögrenenefropatia lgA, entre outras. Isto ocorre porque a inflamação gerada pelo glúten gera um ambiente propício para o desenvolvimento das doenças mencionadas. 

Por conseguinte, a primeira decisão do Dr. Souto perante uma qualquer doença é a retirada imediata dos alimentos potencialmente alérgicos e intolerantes, como o glúten e a lactose. Mesmo para quem não tem um diagnóstico confirmado, a minha pergunta é: se você sabe que a tomada dá choque, você vai colocar a mão? Então, se você já sabe que tal alimento oferece um risco para sua saúde e cria um potencial no desenvolvimento de doenças autoimunes, porquê arriscar? 


Para quem ficou curioso sobre os 
perigos do trigo, espreitem aqui.