sexta-feira, 3 de março de 2017

Oscars 17

Cara ragazza!!

Apesar de ter preparado este post para ficar disponível na noite dos Óscares, verifiquei agora que infelizmente isso não aconteceu... Mas como "mais vale tarde que nunca", cá está ele! Aqui vai a minha lista dos que esperava terem sido os vencedores da noite:

MELHOR FILME


  • La La Land: Melodia de Amor
  • Manchester by the Sea
  • Moonlight
  • O Primeiro Encontro
  • Hell or High Water – Custer o Que Custar
  • Lion: A Longa Estrada para Casa
  • Elementos Secretos
  • O Herói de Hacksaw Ridge
  • Vedações


MELHOR REALIZADOR


  • Damien Chazelle, La La Land: Melodia de Amor
  • Kenneth Lonergan, Manchester by the Sea
  • Barry Jenkins, Moonlight
  • Denis Villeneuve, O Primeiro Encontro
  • Mel Gibson, O Herói de Hacksaw Ridge


MELHOR ATOR


  • Casey Affleck, Manchester by the Sea
  • Denzel Washington, Vedações
  • Viggo Mortensen, Capitão Fantástico
  • Ryan Gosling, La La Land: Melodia de Amor
  • Andrew Garfield, O Herói de Hacksaw Ridge


MELHOR ATRIZ


  • Emma Stone, La La Land: Melodia de Amor
  • Natalie Portman, Jackie
  • Isabelle Huppert, Ela
  • Meryl Streep, Florence, Uma Diva Fora de Tom
  • Ruth Negga, Loving


MELHOR ATOR SECUNDÁRIO


  • Mahershala Ali, Moonlight
  • Dev Patel, Lion – A Longa Estrada Para Casa
  • Jeff Bridges,Hell or High Water – Custe o Que Custar!
  • Michael Shannon, Animais Noturnos
  • Lucas Hedges, Manchester by the Sea


MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA


  • Octavia Spencer, Elementos Secretos
  • Naomie Harris, Moonlight
  • Nicole Kidman, Lion – A Longa Viagem para Casa
  • Michelle Williams, Manchester by the Sea
  • Viola Davis, Vedações

As desilusões do ano...



   

Ficção científica mais pobrezinha era impossível...

     

Os "não me aquecem nem me arrefecem" do ano...


   

O melhor guarda-roupa:


   

Os imperdíveis:

      
 

O único desenho animado que vi e que não achei grande coisa:


O vencedor de tudo e mais alguma coisa...



Para o ano há mais!

quinta-feira, 2 de março de 2017

Fadiga e dores musculares

Cara ragazza!!

Depois de uns dias intensos de passeio em Itália, onde a média de quilómetros percorridos rondaram os 6/7km diários, é natural que ao final do dia o corpo que se queixasse um bocadinho das caminhadas atípicas a que foi forçado. Atípicas para ele, porque o meu corpo já foi acostumado com estas caminhadas diárias no ginásio. Moral da história, ao final do dia e nas manhãs seguintes havia sempre alguém que implorava por um banho quente, massagem ou uma passada mais lenta para "aquecer os motores"... A pensar nisto, resolvi escrever um bocadinho sobre a fadiga e dores musculares e ainda partilhar alguns exercícios que podem ajudar no alivio deste mau-estar. 

Segundo o Dr. Barakat, é importante adoptar certos cuidados, como fazer aquecimento antes do treino e alongamentos do fim deste. O repouso mínimo de um dia entre cada treino também é essencial para que o corpo e os músculos recuperarem do desgaste. Sem nunca esquecer, claro, a alimentação adequada durante este processo. Afinal de contas, não adiante de nada treinar "bem" se depois não se alimenta ou descansa de forma adequada. O catabolismo consome e gasta as energias enquanto treinamos, ou seja, ele é responsável pelo ganho de massa muscular e pela perda de gordura. Mas este processo acaba por resultar numa quebra brusca das fibras musculares - anabolismo - necessárias para a reconstrução dos músculos. Todavia, esta reconstrução só será possível durante uma noite tranquila de sono que pode variar entre 6h a 9h.

Posto isto, existem alguns exercícios que te podem ajudar a recuperar o bem-estar mais rapidamente... 

1. Flexão Lateral (braços) De pé, com os pés juntos, eleva os braços e junta as palmas das mãos acima da cabeça. Depois, mantendo os braços esticados (ou quase esticados), inclina o corpo para a esquerda e para a direita, demorando o tempo necessário para respirar e sentir o alongamento. 
2. Borboleta deitada (pernas) Sentado, dobra os joelhos e inclina as pernas para os lados, juntando as plantas dos pés. Depois, inclina-te lentamente para trás, até ficares deitado. Deixa as pernas abrirem naturalmente, empurrando suavemente os joelhos até ao chão. 
3. Cobra (abdominais) Começa por te deitar de barriga para baixo, colocando as mãos diretamente abaixo dos ombros. Inspira e levanta lentamente a cabeça e o tronco. Mantém as ancas junto ao chão e os ombros afastados das orelhas. À medida que expiras, volta lentamente à posição inicial, até a tua testa tocar no chão.
1. Coluna Vertebral Coloca o rolo de espuma horizontalmente debaixo da parte superior das costas (abaixo das omoplatas). Dobra os joelhos até os pés estarem pousados direitos no chão. Coloca as mãos atrás da cabeça e levanta ligeiramente as ancas. Com o abdominal contraído, rola lentamente da parte superior para o meio das costas. Quando sentires que o rolo toca uma zona menos tensa, mantém a posição por alguns segundos e liberta depois o movimento até à posição inicial. Repete o exercício a partir do meio das costas até acima das ancas. 
2. Gémeos Senta-te com o rolo de espuma debaixo do gémeo direito, pondo a perna esquerda por cima da perna direita. Depois, apoiando o corpo com as mãos, rola a todo o comprimento do teu gémeo. Muda o ângulo da perna durante as repetições, para que consigas chegar tanto aos músculos interiores como aos exteriores. Troca de pernas para que possas trabalhar o gémeo esquerdo e repete. Caso queiras diminuir a intensidade do exercício, faz o rolamento com ambos os gémeos apoiados no rolo de espuma. 
3. Quadríceps De barriga para baixo, coloca o rolo de espuma debaixo das ancas. Depois, apoiando o corpo com as mãos, inclina-te sobre o quadríceps direito e rola a todo o comprimento, desde a anca até ao joelho. Muda o ângulo da perna durante as repetições, para que todo o músculo seja trabalhado. Troca para o quadríceps esquerdo e repete.

Mais informações aqui e aqui

quarta-feira, 1 de março de 2017

Travel blues...

Cara ragazza!!

Pior que regressar a casa depois de umas mini-férias é mesmo ter que arrumar o excesso de tralha que acabamos sempre por levar (e trazer)... Quem partilha deste sentimento? Quero saber como passaram o vosso Carnaval e se concordaram com os vencedores do Óscares. Conseguiram manter a low carb durante estes dias ou vão arregaçar as mangas comigo e iniciar um novo desafio #31 dias Low Carb High Fat? New month new beginnings, remember?

Amanhã prometo voltar aos posts que já vos habituei!
Mas se tiverem dúvidas, sugestões ou confidências contem-me tudo!!
Pode ser um óptimo ponto de partida para preparar os próximos posts.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Venetian

Cara ragazza!!

Se para muitos Carnaval é Rio de Janeiro, para mim sempre foi Veneza. Apesar de ser complicado, na maioria das vezes faço por conciliar os dias de férias com os momentos marcantes da cidade, e desta vez foi na muche! Acredito, sinceramente, que o passeio pela cidade será enriquecido pela mística do carnaval, onde não vão faltar segredos por desvendar e palácios venezianos por descobrir. Concordam comigo que há qualquer coisa de eloquente e sedutor por detrás daquelas máscaras e fatos, verdade?!

Veneza fica a 250km de Milão. O trajecto de carro pode durar cerca de 3h ou de comboio 2h30min. Para quem escolhe a opção carro, é importante que tenha em atenção o “problema” de estacionamento quando chegar a Veneza - caríssimo, média de 21€ por dia. Ou seja, a viagem de comboio será sempre a melhor opção (duração+preço). Assim sendo, pretendemos sair de Milano Centrale Railway Station por voltas às 16h15 e contamos chegar a Venezia S. Lucia às 18h40.

A melhor maneira de conhecer Veneza é a pé. Todavia, a cidade oferece uma óptima opção para quem tem pouco tempo. Nada melhor que um passeio de barco para se apropriar da cidade. O bilhete de Vaporetto válido por 12h, com viagens ilimitadas, custa 18€, enquanto que o custo unitário é de 7€. Assim sendo, sugiro que apanhe a Linha 1 do Vaporetto para fazer um passeio panorâmico pela cidade. Ele seguirá por todo o Grande Canal, passando pelas principais atrações da cidade: o Ca'D'Oro, a Ponte Rialto, o Ca'Pesaro, a Academia de Belas Artes, a Salute, a Igreja Santa Maria della Salute e, claro, a Praça de São Marcos. Além de ser um passeio agradável, ainda rende fotos sensacionais. Procure sentar-se nas cadeiras que ficam na proa e divirta-se!

Se for como eu, por esta altura, já deverá estar esfomeada. Assim sendo, que tal enfardar que nem uma louca no Hard Rock Café? Primeiro, porque já é tradição conhecer o Hard Rock da cidade de visita, segundo porque alguém em Portugal está a fazer a coleção das t-shirts HRC à minha pála.



Segunda-feira, 27 de Fevereiro
A dica que pretendo seguir à risca aqui é: perder-me por Veneza! Entrar numa daquelas ruelas sem nunca olhar para trás. Até porque é impossível seguir um mapa ou um trajeto pré-definido, pois não há no mundo uma cidade tão "labiríntica" quanto Veneza. Por isso, de manhã vou seguir o plano abaixo, mas à tarde vou continuar o passeio sem mapa e sem destino.

Igreja Santa Maria della Salute será o primeiro momento a visitar. Acredita-se que esta igreja, de estilo barroco, está posicionada em um pedaço de terra sustentado por um milhão de estacas.


Em seguida, apanhe novamente um Vaporetto na direção da famosa Praça de São Marcos. Consegue imaginar aqueles momentos únicos quando nos damos conta que estamos num lugar familiar, lindo e mágico? Então, essa será a sensação que irá ter quando aqui chegar. Logo na entrada, o primeiro impacto: o belíssimo Palazzo Ducale, a antiga residência do Doge (como eram conhecidos os governantes de Veneza), e também foi ainda sede administrativa da cidade e prisão. É possível visitá-lo por dentro, onde há belíssimas salas. Dizem que o passeio é longo, consumindo uma manhã ou uma tarde, no mínimo.



Num dos lados do canal poderá ainda ver a famosa Ponte dos Suspiros. Ao contrário do que muitos pensam, os suspiros que deram o nome à ponte foram dos presos que ali passavam e suspiravam de pesar, já que esta era uma espécie de prisão de segurança máxima. Muito diferente do motivo romântico que muitos visitantes imaginam.

Ainda na Praça de São Marcos pode-se ver a bela Torre dell’Orologio, um edifício com um relógio no cimo que, além das horas, mostra as fases da lua, o movimentos do sol e os signos do zodíaco. Acima, vemos o leão alado de São Marcos, e no topo, duas estátuas tocam o sino a todas as horas certas. 



Do lado oposto, vemos o famoso Campanário de São Marcos. Felizmente há um elevador que nos leva até lá acima, próximo aos sinos. Este é o ponto mais alto da cidade e oferece uma vista panorâmica, 360º, de Veneza. Imperdível! Uma curiosidade: a Torre do Campanário desmoronou-se uma vez em 1902, então a que vemos hoje é apenas uma réplica da original...




Para não perder o ritmo do passeio sugiro pedir uma pasta para degustar na Praça de São Marcos - We Love Italy Pasta To Go.



Todavia, a grande atração desta praça é a majestosa Basílica de São Marcos. Provavelmente de todas as igrejas que visitará em Itália, esta será, sem dúvida, uma das mais bonitas. Repleta de mosaicos dourados, estilo bizantino, a basílica é belíssima e imperdível. Ao fundo, atrás do altar, está a Pala D’Oro, um painel de ouro ornado com pedras preciosas, espetacular. É necessário comprar bilhete para visitá-la (1€).



Posto isto, é tempo de se perder nas ruas enquanto entra no espírito do verdadeiro Carnaval de Veneza. Com direito a máscara e tudo! Sugestão do passeio: vaguear entre as zonas de San Marco e Canareggio. Durante o paseio labirintinco não deixe de visitar a Ponte Rialto, famosa por estar no centro do Grande Canal e por ter lojas super fashion.


Porém, a visita a Veneza só estará completamente concluída se se aventurar  num passeio romântico de Gôndola. Meia hora de tour custa em média 80€ com a vantagem que nos levará a canais minúsculos entre as casas, que seriam impossíveis de conhecer. de outra forma.





Terça-feira, 28 de Fevereiro
Hoje apenas haverá tempo para um delicioso brunch. Ainda não tenho a certeza da escolha do restaurante, mas o Bar al Parlamento à beira rio, não é mau de todo... 


Afinal aguardam-nos umas quatro horinhas de viagem de comboio até ao aeroporto de Bergamo - Orio Al Serio (BGY) Milão - Itália

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Milano

Cara ragazza!!


Hoje é dia de sentar o rabo no avião e seguir viagem para mais um, aliás dois, destinos completamente novos para mim! Curiosos?! Pois bem, para vos provar que planeio estas escapadinhas tim-tim por tim-tim, resolvi deixar-vos com o meu plano de festas nos próximos dias... De qualquer forma, podem sempre seguir o instagram stories para não perderem pitada da aventura!




Sexta-feira, 24 de Fevereiro
A partida de Lisboa está marcada para o início da noite, logo a chegada a Milão acontecerá tarde e a más horas. Posto isto, duvido que haja muita energia para grande rambóia esta noite. A parte boa é que acordarei logo a ouvir: Buongiorno ragazza!! 

Sábado, 25 de Fevereiro
Milão continua a ser uma das cidades italianas mais negligenciadas pelos viajantes. Apesar das poucas atrações turísticas, todas elas são bastante belas e imponentes, fazendo com que a capital mereça um olhar mais atento por quem a visita. Milão é conhecida por ser a capital da moda e ainda a sede de duas importantes equipas do futebol mundial. Possui uma das maiores e mais lindas catedrais góticas, um dos teatros mais famosos do mundo e ainda alberga um dos painéis mais conhecidos de Leonardo da Vinci. 

O Duomo de Milão é, sem dúvida, uma das igrejas góticas mais bonitas da Europa. Levou cerca de 500 anos para ficar concluída e, reza a lenda, que quando ficou finalmente tiveram-se que se iniciar obras de restauro... A catedral possui 135 agulhas e 3 200 estátuas na sua fachada. No topo da torre mais alta está a Madonnina: a estátua da virgem protetora da cidade, toda banhada a ouro. Depois de uns minutos a contemplá-la e de muitas fotos tiradas, deverá visitar o telhado do Duomo. Aliás, é uma ótima opção para quem quer apreciar a vista da cidade e também ver de perto os detalhes da fachada, impossíveis de serem vistos da praça. A subida faz-se pelas traseiras. O visitante tem duas opções: ir de elevador (13€) ou de escadas, cerca de 200 degraus, (9€). De seguida aproveite para visitar o interior da catedral. A entrada do Duomo infelizmente não é gratuita. 


Daqui seguiremos o passeio pela Corso Vittorio Emanuelle - a rua que fica ao lado do Duomo - em direção à Galleria Vittorio Emanuelle II. É o centro comercial mais famoso de Milão, com mosaicos gigantescos nas paredes e piso, e o tecto em vidro. Está sempre cheio de turistas e consumidores. A avenida segue até à Praça San Babila, região conhecida como Quadrilátero de Ouro, que resulta num conjunto de quatro ruas, formando um “quadrado”. Aqui poderá encontrar as lojas de luxo mais famosas do planeta: Armani, Gucci, Ralph Lauren, Louis Vuitton, Burberry, Prada, entre outras.


Agora é tempo de um almoço rápido, já que "leve" na terra da pasta é impossível... Seguimos para o famoso Luini, que fica na Via Santa Radegonda, para experimentarmos o recomendadíssimo Panzerotti. É um pastel feito de massa de pizza, frito e com recheios variados. Os mais procurados são os de mozzarella com fiambre e o de mozzarella com tomate, na dúvida devoro os dois. Será seguramente uma das iguarias mais deliciosas que irei provar em Itália, mas já vou psicologicamente mentalizada para as filas!

Posto isto, regressaremos à Galleria Vittorio Emanuelle II mas, desta vez, sairemos pelo lado oposto ao da praça do Duomo. Neste local, irá deparar-se com o famoso Teatro alla Scala, entre e deixe-se apaixonar pela atmosfera do interior do teatro. 


Para manter a chama pariense acessa, sugiro que apanhemos um uber até ao Arco della Pace. Um arco do triunfo que já foi a entrada da cidade na época de Napoleão Bonaparte. Reza a lenda que foi construído de maneira a que ficasse na direção exata da capital francesa.



Daqui seguiremos para um passeio pelo Parque Sempione, que fica em frente. Composto por uma grande área verdejante, agradável para uma caminhada ou mesmo para sentar e descansar. O parque fica nos fundos do Castelo Sforzesco. Construído pela família Sforza, uma das que tiveram o poder em Milão, ela também foi residência de Leonardo da Vinci, por longos 17 anos. Tanto quem vem do parque, quanto quem vem da frente do castelo tem livre acesso ao pátio interno. Dentro do edifício, funciona um famoso museu de arte.



O dia já vai longo... Então, acredito que seja o momento ideal para entrar no espirito boémio da cidade e aproveitar o que Naviglio Grande tem nos oferecer. Nesta zona não faltam opções de bares, restaurantes e casas de jazz para disfrutar da noite italiana. Tudo isto, sempre junto ao canal por isso não guarde a máquina fotográfica.
Para terminar a noite em beleza, que tal voltar à região do Duomo e dislumbrar-se com a cathedral iluminada. Depois continuar a caminhada em direção à Galleria Vittorio Emanuelle II. Agora seguramente mais vazia, perfeito para realizar o ritual tradicional para quem visita o Touro da Sorte: um mosaico no piso, bem no centro da galleria. Diz-se que quem colocar o calcanhar nos testículos do animal e girar sobre ele no sentido dos ponteiros do relógio, terá imensa sorte.



Domingo, 26 de Fevereiro
É tempo de nos despedirmos de Milão. Sugiro fazê-lo durante uma visita à Igreja Santa Maria della GrazieÉ necessário comprar bilhete para visitar: IL Cenacolo. O nome pode não dizer-lhe a nada,, mas e se eu lhe disser que aqui encontrará o famoso famoso painel retratando a Última Ceia, de Leonardo da Vinci? No refeitório da igreja encontrará um dos frescos mais conhecidos do artista. Diz-se que actualmente estão a fazer uma espécie de limpeza no ar do edifício, impedindo que bactérias ou outros germes entrem em contato com o interior do refeitório e provoquem danos à pintura. Como tal, lá dentro, o ambiente é gelado (para ajudar na conservação) e até um pouco sombrio. Mas basta nos depararmos com o painel original para perceber o motivo de ele ser tão famoso, e enorme: possui 9m de largura por 4m de altura, ocupando toda a parede daquele lado.



Calculo que nesta altura os desejos de Panzerotti, do dia anterior, estejam nos píncaros. Logo, recuso-me a deixar a cidade sem um abastecimento simpático destes pasteis. Até as horas da viagem de comboio passarão a voar... Se tudo correr como o previsto, os hidratos irão pôr-me a dormir num instantinho!

Próxima paragem...

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Frutas, pode?

Cara ragazza!!


Actualmente, não restam dúvidas sobre as vantagens resultantes da escolha de uma sobremesa oferecida pela natureza (fruta) e a sobremesa oferecida pela industria... Contudo, mesmo que a tua escolha seja sempre a primeira, há quem defenda que as frutas devem ser totalmente evitadas e outros não. E eu perguntei ao Dr. Souto, porquê? 



Primeiro, porque as frutas da era do paleolítico não são mais as mesmas das de hoje. A humanidade, por milhares de anos, selecionou, através de cruzamentos seletivos e outras técnicas, as frutas com maior quantidade de açúcar e, portanto, mais saborosas. Basta comparar frutas silvestres com as variedades cultivadas, e você verá imediatamente que as frutas silvestres são muito menos doces, menores e mais ácidas. E, não por acaso, muito mais ricas em nutrientes. 

Segundo, as frutas do paleolítico não estavam disponíveis em grandes quantidades e durante o ano inteiro. Às vezes esquecemo-nos, mas não havia pomares nem mercados no paleolítico... As pessoas consumiam algumas frutas silvestres, e não três potes cheios de salada de frutas (modernas e doces). Faziam-no apenas quando encontravam uma árvore frutífera. Sim, porque afinal  não havia frigoríficos no paleolítico, de modo que as pessoas consumiam frutas frescas de forma sazonal, e não todos os dias, o ano inteiro.

Terceiro, as frutas não são todas iguais. Há frutas com grande quantidade de açúcar e pouca fibra e há frutas muito nutritivas e com baixo índice glicêmico.

E por último, as pessoas não são todas iguais. Há pessoas diabéticas, que precisam evitar o açúcar. Há pessoas que precisam perder muito peso ou que tem dificuldade para perder peso, para as quais alimentos que elevam a insulina (é o caso de algumas frutas muito doces) serão contraproducentes. Há outros pacientes que desejam fazer uma dieta paleolítica apenas para melhorar a sua saúde e bem estar, mas que não precisam perder muito peso e para as quais não há necessidade de restringir nenhuma fruta.

Confuso? Vamos tentar simplificar ao máximo, com as seguintes regras gerais:


  1. Se você não precisa perder peso, e apenas quer melhorar sua saúde com a dieta páleo: pode consumir frutas à vontade (juntamente com carnes, ovos e hortaliças).
  2. Se você precisa perder peso ou já tem resistência à insulina (glicose no sangue já se alterando, mas ainda sem diabetes), deverá consumir frutas com moderação, 
Para compreenderes melhor o percentual de carboidratos das frutas, repara nas seguintes imagens:
  • Morangos, Mirtilo (blueberry), framboesas, amoras, pitangas são as frutas que menos contém açúcar;
  • Ameixas, melão, pêssegos e nectarinas, laranjas, bergamotas, maçãs, peras e papaya contém níveis moderados de açúcar. E nesta ordem (ameixas e melão contém menos açúcar);
As outras frutas contém muito açúcar, logo deverão ser consumidas em pequenas porções, ou por pessoas que tolerem uma quantidade maior de carboidratos: bananas, figos, uvas, manga, abacaxi e melancia. Mas lembre-se, é tudo uma questão quantidade. Uma bergamota ou um pedaço de mamão (ao invés de uma metade inteira) terá pouco impacto. Já uma única banana, por exemplo, contém cerca de 24g de açúcar.

Na minha opinião, as frutas vencedoras são os morangos. Saborosos, nutritivos, disponíveis. Para consumir a quantidade de açúcar de uma banana, você precisaria comer 25 morangos! E a carga de nutrientes seria muito maior. Uma sobremesa deliciosa (que embora não seja páleo, é de baixo carboidrato) são frutas vermelhas com natas batidas (adoçada com adoçante, evidentemente; sugiro sucralose). Ameixas e pêssegos são outras boas opções para sobremesas. Estou falando das frutas naturais, e não de conservas ou ameixas secas.

Outra nota importante é que as frutas não são bons lanches. Pelo mesmo motivo que você não deve beber de estômago vazio (o álcool é absorvido mais rapidamente), você não deve comer frutas de estômago vazio (o açúcar no sangue vai subir mais rapidamente, e você vai ficar com FOME 1 ou 2 horas depois, quando o açúcar no sangue baixar). Lanche low carb é feito de proteína e gordura (queijo, presunto, salame, etc.).


Não poderia deixar ainda de mencionar as frutas virtualmente SEM açúcar: abacate e coco. Um abacate inteiro tem o açúcar de 2 ou 3 morangos. Você pode raspar o interior de um abacate, colocar num xícara com um pouco de limão e umas gotas de adoçante (sucralose) e está feita a sobremesa/lanche. O mesmo vale para o coco. Tome cuidado para comprar coco ralado não adoçado! Você pode misturar com leite de coco, adoçar com sucralose, e você terá uma cocada low carb.  

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Alimentos anti-inflamatórios


Cara ragazza!!

Hoje, dou-te a conhecer uma lista de alimentos anti-inflamatórios que são extremamente benéficos para a limpeza interna do nosso corpo. Pertencem a um conjunto heterogéneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais, além das enzimas, que bloqueiam os danos dos radicais livres. Nunca te esqueças que a natureza é sábia e podemos dispor dela para alcançar o alívio de sintomas de todo tipo de doenças ou até a cura total. Os mais importantes:
  • Peixes: Os mais ricos em óleos naturais, como o salmão, atum e sardinhas, são excelentes para reduzir a inflamação, devido à grande quantidade de ômega-3 nesses peixes. Para funcionar, porém, precisa ser preparado de maneiras saudáveis, sem abundância de sal e sem ser frito.
  • Brócolos: Um dos melhores compostos naturais para combater doenças são os sulforafanos, que estão presentes nos brócolos. Eles ajudam no combate à inflamação exagerada do sistema imune. Pra quem não gosta de brócolos, o repolho também tem as mesmas propriedades. A vitamina C contida neles também é um agente anti-inflamatório e ajuda a diminuir a proteína C reativa em até 45%.
  • Tomate: Contém licopeno, que ajuda a combater a inflamação dos pulmões e de outras partes do corpo. Quando ele é cozido ou passa por algum preparo, isso eleva a concentração desse composto, então os molhos também funcionam.
  • Beterraba: Além da betalaína, pigmento que dá a cor roxa, ser um ótimo composto anti-inflamatório, ela contém antioxidantes, vitamina C e fibras.
  • Pepino: Diurético natural e anti-inflamatório que ajuda a eliminar as toxinas, além de ser rico em vitaminas A e C, e sais minerais.
  • Abacate: Possui em sua composição uma substância de ação anti-inflamatória, o beta-sitosterol, que faz com que as células exerçam melhor suas funções.
  • Melão: Importante na alcalinização do pH sanguíneo e anti-inflamatório. Suas sementes podem ser trituradas, garantindo maior fornecimento de fibras.
  • Sumo de Uva natural: Antioxidante e anti-inflamatório.
  • Nozes: Além de ajudarem a combater a inflamação, os antioxidantes das nozes colaboram com a reparação dos tecidos que foram danificados por ela. Junto com os peixes e os vegetais de folhas verdes, elas fazem parte da dieta do mediterrâneo, que é mundialmente conhecida por baixar os níveis inflamatórios do organismo.
  • Gengibre e Cúrcuma: Ambos os temperos têm propriedades anti-inflamatórias. A cúrcuma, aquele tempero que dá ao curry sua cor amarela, mostrou aos cientistas que ajuda a “desligar” uma proteína que regula o sistema imune, a NF-kappa B, e assim, regula a inflamação.
  • Alho: Seu poder de combate à inflamação e doenças já é conhecido há muito tempo. Ele funciona tão bem que a sua ação no organismo é comparável a medicamentos como o ibuprofeno, impedindo que as reações que levam a inflamação aconteçam no corpo.
  • Azeite de oliva: Rico em gorduras monoinsaturadas, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O extravirgem possui taxa de acidez inferior a 1%.