sexta-feira, 30 de junho de 2017

Last call to heaven...

Cara ragazza!!

Porque hoje é seeeexta-feira, estamos no verão e toda a gente já só pensa nas férias resolvi colorir ainda mais o vosso dia com algumas fotografias do meu próximo destino!! Falta apenas uma semana para o grande dia e já não não caibo em mim de excitação!

O chato do "packing" já está a ser tratado, porque eu não sou pessoa de deixar tudo para a última da hora e depois esquecer-me de 50 mil coisas em casa... Mas sobre isso falarei no próximo post! Acredito que tenha boas dicas para partilhar convosco sobre o que levar, onde e porquê?
The final countdown...

See you soon!

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Bicho e Planta

Cara ragazza!!

Sou aquela pessoa que precisa e se impõe desafios novos constantemente para testar os meus próprios limites... Gosto de observar os resultados do esforço que só dependeu de nós para os atingir, como é o caso da dieta e dos treinos. Adoro a sensação de poder que tenho de começar um desafio novo e levá-lo até ao fim. Em última análise, este exercício ajuda-me a aprender a controlar o corpo e a mente, mostrando-me que, na maioria das vezes, sou mais forte e capaz do que previa inicialmente...

A duas semanas das merecidas férias resolvi subir a fasquia e propus-me a:
  • Manter os treinos bi-diários de segunda a sexta-feira;
  • Fazer um "bicho e planta". 

O "bicho e planta" já é a base da minha deita, mas para secar um bocadinho mais resolvi cortar completamente no chocolate (70% cacau), no queijo, nas natas, no leite de amêndoas e ainda reduzi o consumo de fruta para apenas uma peça por dia. Até agora so far so good!


A quem possa interessar, segue uma lista dos alimentos "permitidos" num bicho e planta:

Se queres saber mais sobre a Low Carb High Fat 
sugiro que sigas a nutricionista Lara Nesteruk!

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Avaliação Corporal

Cara ragazza!

Quem me segue no instagram tem acompanhado as minhas idas ao ginásio, a estabilização do meu peso e ainda a minha preocupação em entender os resultados dados pela balança. Importa referir que não vivo obcecada com o "peso", mas sim com o percentual de massa gorda/magra, percentagem de músculo e água corporal total... Por ficar aflita por não saber interpretar muitas vezes estes valores resolvi deixar aqui a minha avaliação corporal, para daqui a uns meses comparar os resultados atingidos.

No site "Tua Saúde" coloquei os meus dados e deu-me o IMC (Índice de Massa Corporal):


IMC: 18,4%
Peso: 52,6 kg
Idade: 29
Altura: 1,69 m
% Gordura Corporal: 19,5%
Massa Gorda: 8,9 kg
Massa Magra: 39,2 kg


Depois para perceber o que significava os 60,2% de TBW (Total Body Water) e encontrei a seguinte tabela aqui que me ajudou nessa tarefa:

Os meus valores de TBW tendem a oscilar entre os 55% e os 60%...

Para me ajudar a descobrir o meu Gasto Calórico Diário e Metabolismo Basal fiz as contas aqui. Deu-me o seguinte resultado:


Para não deixar o trabalho a meio ainda quis aprender a calcular a minha Percentagem de Gordura Corporal. No site "Emagrecer de Vez" aprendi como fazê-lo... 
Mulheres:
  1. Tire a medida da sua circunferência abdominal no ponto mais fino da sua cintura e também do seu pescoço logo abaixo da laringe (abaixo do pomo de Adão).
  2. Meça sua altura em centímetros, ex: se você mede 1.70, sua altura aqui é 170cm
  3. Meça seu quadril na parte em que ele tem as maiores medidas. 
Digite exactamente esta fórmula numa calculadora científica:

  • 163.205*log(abdómen + quadril – pescoço) – 97.684*log(altura) – 104.912
163.205*log(70 + 92 – 19) – 97.684*log(169) – 104.912 = 29,22%


Assim que regressar de férias pretendo mudar totalmente a minha estratégia de treinos. Sinto-me a precisar de novos estímulos e rotinas de exercícios completamente diferentes. A musculação irá substituir o plano de treinos Insanity Workout, uma vez que "secar" deixou de ser o meu objectivo. "Definir" vai ser a palavra de ordem, e para me ajudar nesta tarefa pretendo manter a dieta low carb high fat/cetogénica. Há muito que esta estratégia alimentar deixou de ser uma "dieta" para se tornar num estilo de vida... Afinal, aqui a je não quer ficar um "touro", para isso já basta o signo... 

Até às próximas férias (que se tudo correr bem serão em Dezembro) 
conto ter o corpo pelo qual tenho trabalho e lutado. #nãoháfórmulasmágicas 

terça-feira, 20 de junho de 2017

Vacinas e Consulta do Viajante

Cara ragazza!!

Quantos sortudos estão de malas e bagagens prontas para o paraíso, mas continuam completamente distraídos quanto aos cuidados a ter por essas paragens? Por esse motivo resolvi compilar várias informações que considerei úteis para uma estadia tranquila e prazerosa no teu destino de sonho.


Antes de mais, sugiro que digites aqui o destino para onde pretendes viajar. Mas só deverás abandonar o site depois de teres lido atentamente os "Conselhos aos Viajantes". Existem pontos que por serem demasiado óbvios são muitas vezes subestimados por nós... Por isso, reserva 20 minutinhos do teu dia para leres e aprenderes o máximo possível.

Os meus apontamentos pessoais:
  • Nos países não pertencentes à União Europeia e onde não exista representação consular portuguesa, pode solicitar auxílio junto das Embaixadas e Consulados de outros Estados Membros da União Europeia. 
  • Atempadamente verifique se necessita de visto para entrar no(s) país(es) de destino.
  • Atempadamente informe-se se o país que vai visitar exige a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela. A vacinação contra a febre amarela deverá realizar-se com uma antecedência mínima de 10 dias antes da viagem e tem uma validade de 10 anos;
  • Caso de desloque a um país de clima tropical ou com doenças endémicas, efectue antecipadamente, 6 a 4 semanas antes da partida, uma consulta de Medicina das Viagens;
  • Informe-se, com antecedência, quanto a eventuais cuidados de saúde especiais, como vacinação ou outras precauções especiais;

Tomaste nota da importância dada à questão da "saúde"? Informa-te o máximo possível sobre os cuidados a ter antes e durante a viagem. No meu caso, por exemplo, consegui poupar 50€ na "Consulta do Viajante" acabando por os investir em bikinis extra! 

Passo a explicar... O facto de ter deixado a questão das vacinas e Consulta do Viajante para a "última da hora" (um mês e meio antes), resultou que só tivesse possibilidade de agendar uma consulta num hospital privado... Moral da história, informaram-me ao telefone que a consulta do viajante teria um custo de 50€, mais 3€ para um enfermeiro me administrar as vacinas, e ainda o custo individualizado por cada vacina que necessitasse... Por exemplo, a que eu precisava era a da Febre Amarela, então o total das despesas iriam rondar os: 73€. Agradeci e desliguei o telefone. Precisava de um plano B. 

Resolvi ligar para o Centro de Saúde de Sete Rios para saber se alguém me poderia dar a vacina. Informaram-me que sim, que o serviço abriria às 9 da manhã e que se eu quisesse ser das primeiras a ser atendida para chegar mais cedo e tirar senha. O custo seria apenas o valor da vacina - 20€. Só precisava de comparecer com uma prescrição médica da vacina, solicitada à médica de família no balcão do Centro de Saúde - custo do pedido: 5,50€ sem precisar de faltar ao trabalho! 

Dois dias depois, e um pouco antes das 9:30, estava pronta e saía com o documento "amarelinho" oficial que me permitirá entrar no país sem qualquer problema - Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.
















 Depois deste piqueno stress pré-viagem, agora tenho tentado ler o máximo de informação possível sobre os cuidados a ter durante a minha estadia na ilha.

Deixo-vos com alguns conselhos que considero importantes:

  • Recomenda-se ao viajante que disponha de informações relativas à sua história clínica, tais como o grupo sanguíneo, alergias, estado cardíaco, medicamentos que toma regularmente ou indicação de qual a substância activa dos mesmos (dado que as respectivas designações comerciais variam). Há vantagem em viajar com o seu boletim de vacinas.
  • A apresentação dos certificados de vacinação é, por vezes, solicitada. A profilaxia da malária é recomendável. 
  • Evite consumir alimentos crus ou mal cozinhados e beber água não engarrafada. 
  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, principalmente antes das refeições e após utilizar o banheiro. Na impossibilidade de lavagem das mãos utilize álcool gel;
  • Utilize sempre roupa leve mas comprida e repelente de insectos, para evitar picadas de mosquitos ou, nalguns parques, de moscas tsé-tsé (doença do sono). 
  • Utilizar insecticida nos dormitórios;
  • Não tome banho em rios ou lagos de água de doce, devido à presença de parasitas na água. 
  •  Os níveis de infecção pelo HIV atingem cerca de 6% da população adulta, pelo que deverá tomar particulares precauções. 
  • É aconselhável a realização de um seguro de saúde completo.
Queria apenas salientar o seguinte... Ainda não saí de Portugal e já estou toda mordida pelas melgas... Prevejo o pior, pessoas. Prevejo o pior...

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Summer loading...

Cara ragazza!!

Serei a única a sonhar com as férias de verão que se aproximam?! 



A eterna excitação, durante a contagem decrescente, funciona como um boost de energia extra numa rotina que se leva calma e tranquila. Agora, todos os minutos livres passaram a ser dedicados aos preparativos da viagem e esse mood transporta-me para o destino escolhido, mesmo quando nunca lá tenha estado...

Quem, como eu, devora guias de viagem é natural que o efeito surpresa nunca se compare ao do companheiro... Todavia, mesmo que eu continue a dedicar várias horas de leitura em busca dos must to do no paraíso, as cores "pantone", os cheiros e os sabores nunca poderão ser experienciados apenas através das palavras escritas...

Amanhã conto partilhar convosco algumas dicas sobre a preparação desta viagem, fiquem atentas!
#milesaddict

terça-feira, 30 de maio de 2017

Telhados de vidro, quem não os tem?

Cara ragazza!!

<<Preparem-se que isto hoje vai ser polémico!>>
(Depois não digam que não vos avisei...)

Escrevo-vos depois deste fim-de-semana o assunto em questão ter sido LI-TE-RAL-MEN-TE a gota de água.

Por diversas vezes, demasiadas até, tentei disfarçar o desconforto de certas perguntas com gargalhadas, silêncios ensurdecedores, fingir-me surda e até dar-me ao trabalho de enumerar argumentação sincera e lógica para mim (uma vez que se trata de um assunto sem respostas "certas" ou "erradas"). Afinal, cada um sabe de si e Deus sabe de todos, verdade?!

Todavia, nem sempre é isso que acontece... Ou eu não vivesse rodeada de pessoas que carregam consigo o direito e o dever de pregar aquilo que é a sua realidade aos outros. E espasmem-se! A maioria delas nem moral têm para abordar o assunto, mas isso não as inibe de libertarem os leões e ficarem a assistir à matança até ao fim.

Para quem ainda está longe dos 30 (falta uuummm!), não tem namorado certo, nem vive com ele há vários anos (basta 2/3 anos), ainda não atingiu a estabilidade financeira e uma vida plena e tranquila, talvez ainda não tenha adivinhado o tema do post. Mas eu dou uma ajuda - "ENTÃO NUNCA MAIS TENS FILHOS?"

Se alguém desse lado tiver encontrado a resposta certa para esta NÃO-pergunta, mas atenção, porque tem que ser um argumento que possa ser empregue em qualquer circunstância e dirigido a qualquer ser (des)umaninazado. Para ser perfeita só se for mesmo "curta e grossa"! Acreditem que vos ficaria eternamente grata!

Algumas das frases que retive do fim-de-semana que passou:
  • "Uau! Estás tão gira e fit! Já tinhas um filho!" --> Pergunto-me porque é que mesmo de forma (in)consciente um elogio poderia terminar de uma forma tão maldosa?! Porque será que a minha geração com filhos crê-se autoridade reguladora da natalidade dos demais? 
Afinal, eu nunca sugeri o aborto a alguém depois de saber da boa-nova. Mais, nunca ninguém me bateu à porta ou ligou a perguntar se deveriam ou não ter um filho. Então se a minha opinião nunca foi importante para avançarem com essa decisão porque raio os mesmos pares agora me massacram com o assunto?! Se querem mais filhos que os tenham eles! O primeiro é o que custa mais, verdade?! Então, força, o segundo vai ser cagada! Se a maternidade é mesmo a última coca-cola do deserto que continuem a engordar a vossa vida, repito A-VO-SSA-VI-DA!
  • "Já me davas um/a sobrinho/a para brincar com o/a...". Será que alguém acredita que um dia uma pessoa vai resolver ter um filho só para não viver com a consciência pesada de ver o sobrinho brincar sozinho?
  • À minha pergunta: "Novidades?" Resposta: "Então, quando tens filhos?" Silêncio envolto em gargalhadas. "Se tiveres daqui a dez anos, na escola do teu filho vão dizer que és a reformada..." --> Posto isto, pergunto-me porque raio alguém com uma irmã (quase da idade da minha mãe e sem filhos) e com 3 filhas (nenhuma delas sem filhos), inclusive uma delas mais velha que eu!!! Depois do choque, perguntei-me onde é que esta senhora tem moral para abordar este assunto? 
Regressei a casa a pensar se realmente alguém que tece este tipo de comentários poderá estar consciente que há por aí muitas mulheres, ao contrário de mim, que sofrem horrores por estarem expostas a tratamentos de fertilidade há vários anos! Ninguém, no seu estado normal, partilhará numa conversa de circunstância os momentos mais penosos a que está sujeito, principalmente a alguém tão insensível e insensato! 

Posto isto, vamos parar com estas perguntinhas, sim? Ah! E perguntinhas sobre casório também não são bem vindas, boa?!

A gerência agradece!
JM

quinta-feira, 23 de março de 2017

Colesterol - o (falso) vilão IV

Cara ragazza!!

Em jeito de despedida do assunto colesterol, acredito que seja importante perceber quais são afinal as causas das doenças cardiovasculares?

Infelizmente, a ciência ainda não evoluiu o suficiente para nos responder de forma curta e concisa a esta dúvida. Por ser tratar de um assunto tão complexo e multifatorial, torna-se impossível responsabilizar apenas o colesterol pelas doenças cardíacas. Afinal, depois de tudo o que foi dito até agora, fica claro perceber que na maioria dos casos, o colesterol "alto" não foi o principal responsável pelos episódios cardiovasculares. Mas sim a conjugação destes vários factores:
  • Tabaco;
  • Doenças inflamatórias crónicas;
  • Doenças auto-imunes;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Poluição;
  • Stress;
  • Diabetes (diabéticos tendem a ter os valores de LDL mais baixo e consequentemente tende a ser mais propensos a acidentes cardiovasculares e morrem mais do coração);



Posto isto, a partir de agora, o ideal será sempre prestar atenção a todos os indicadores mencionados acima, antes de culpabilizar o pobre coitado do colesterol por todos os ataques cardíacos que as pessoas sofrem. Uma vez que colesterol não é doença, ao contrário do tabagismo, obesidade, diabetes, etc e tal... Mas para quem ficou curioso de ver o Dr. Souto ao vivo e cores a explicar todos estes pontos, sugiro que cliquem neste vídeo.


Os mais curiosos não deverão perder os seguintes posts do Dr. Souto:

O que fazer no caso da Low-Carb aumentar o colesterol: 
  1. Remova o "café blindado" da sua dieta - O "café blindado" é composto pela adicção do óleo de coco, natas ou manteiga à xícara de café.
  2. Troque algumas gorduras saturadas por monoinsaturadas - Gorduras monoinsaturadas, tais como as encontradas no azeite, abacates e castanhas, podem ter efeitos redutores de colesterol se comparadas às gorduras saturadas.
  3. Abandone a cetose e coma mais comidas de verdade ricas em fibrasApesar de a cetose poder ter muitos benefícios incríveis, ela definitivamente não é para toda a gente. Outras maneiras de se baixar os níveis de colesterol incluem comer comidas ricas em fibras solúveis ou amido resistente, e tomar um suplemento de niacina.