Cara ragazza!!
Em jeito de despedida do assunto colesterol, acredito que seja importante perceber quais são afinal as causas das doenças cardiovasculares?
Infelizmente, a ciência ainda não evoluiu o suficiente para nos responder de forma curta e concisa a esta dúvida. Por ser tratar de um assunto tão complexo e multifatorial, torna-se impossível responsabilizar apenas o colesterol pelas doenças cardíacas. Afinal, depois de tudo o que foi dito até agora, fica claro perceber que na maioria dos casos, o colesterol "alto" não foi o principal responsável pelos episódios cardiovasculares. Mas sim a conjugação destes vários factores:
- Tabaco;
- Doenças inflamatórias crónicas;
- Doenças auto-imunes;
- Sedentarismo;
- Obesidade;
- Poluição;
- Stress;
- Diabetes (diabéticos tendem a ter os valores de LDL mais baixo e consequentemente tende a ser mais propensos a acidentes cardiovasculares e morrem mais do coração);
Posto isto, a partir de agora, o ideal será sempre prestar atenção a todos os indicadores mencionados acima, antes de culpabilizar o pobre coitado do colesterol por todos os ataques cardíacos que as pessoas sofrem. Uma vez que colesterol não é doença, ao contrário do tabagismo, obesidade, diabetes, etc e tal... Mas para quem ficou curioso de ver o Dr. Souto ao vivo e cores a explicar todos estes pontos, sugiro que cliquem neste vídeo.
Os mais curiosos não deverão perder os seguintes posts do Dr. Souto:
- Colesterol I - Como tudo começou;
- Colesterol II - Estudos e Teorias;
- Colesterol III - Resultados;
- Colesterol IV - O nascimento do "vilão" Colesterol;
- Colesterol V - Causa e Efeitos vs. Associação;
- Colesterol VI - Não há correlação populacional entre colesterol e doença cardíaca;
- Colesterol VII - Vídeo legendado sobre LCHF e Colesterol;
- Colesterol VIII - É melhor ter um colesterol mais alto ou mais baixo?;
O que fazer no caso da Low-Carb aumentar o colesterol:
- Remova o "café blindado" da sua dieta - O "café blindado" é composto pela adicção do óleo de coco, natas ou manteiga à xícara de café.
- Troque algumas gorduras saturadas por monoinsaturadas - Gorduras monoinsaturadas, tais como as encontradas no azeite, abacates e castanhas, podem ter efeitos redutores de colesterol se comparadas às gorduras saturadas.
- Abandone a cetose e coma mais comidas de verdade ricas em fibras - Apesar de a cetose poder ter muitos benefícios incríveis, ela definitivamente não é para toda a gente. Outras maneiras de se baixar os níveis de colesterol incluem comer comidas ricas em fibras solúveis ou amido resistente, e tomar um suplemento de niacina.