quinta-feira, 27 de julho de 2017

O que é a Low Carb High Fat?

Cara ragazza!!

Depois de vários meses intensivos a falar de LCHF no blog, gostaria de convidar todos os confusos, tentados e adeptos da dieta Low Carb a reciclarem os vossos conhecimentos sobre este tipo de estratégia alimentar, que não é única nem melhor que as outras. Acredito que muitos de vocês já fazem muitas escolhas baseadas no conceito Low Carb/Paleo, ainda assim, continuam a introduzir alguns alimentos que rompem totalmente com os padrões que estão na base destas duas dietas. E se assim é, sou obrigada a discordar totalmente de quem se "auto-intítula" Paleo ou Low Carb, porque à excepção dos dias da asneira, a ingestão de Carboidratos, como massa, arroz e farinhas de trigo (mesmo que integrais e sem glúten), estão totalmente fora destas duas estratégias alimentares.


Posto isto, acho importante que retenha, desde já, que a Low Carb High Fat baseia a sua dieta em três princípios basilares:
  1. Alimentos SEM embalagem;
  2. Alimentos SEM rótulos;
  3. Alimentos SEM validade;
Ou seja, "alimentos" e não "produtos alimentares", porque por produtos entenda-se tudo o que é industrializado:
  1. Produto embalado;
  2. Produto rotulado;
  3. Produto datado;
Esta pequena tomada de consciência ajuda-nos a perceber que a partir do momento em que adoptamos uma dieta LCHF a dispensa da cozinha vai passar a estar praticamente vazia... Afinal, a curto prazo, os enlatados, os frascos, as embalagens de massa e arroz e os pacotes de bolachas - carboidratos - irão desaparecer ou apodrecer nas prateleiras. Consequentemente, as idas ao supermercado tornar-se-ão mais frequentes e as compras irão apenas sobreviver, por um ou dois dias, no frigorífico... 

Depois de assimilado os três princípios da Low Carb, importa prestar atenção à segunda parte do conceito "High Fat" (muita gordura). Uma vez que será ela a  principal responsável pelo estado de saciedade ao longo do dia. Para quem acredita que são os hidratos (massa, arroz e farinhas de trigo) que te mantêm saciados, pergunto-vos por quanto tempo conseguem ficar SEM comer entre uma refeição e outra, ingerido estes industrializados a todas as refeições? Pois bem, a vossa resposta não deve ir além das três horas, verdade? Então e se eu vos disser que poderão aumentar a vossa saúde e saciedade se reduzirem drasticamente as bombas de açúcar que ingerem diariamente? Entenda que hidratos industrializados é sinónimo de açúcar no sangue - glicémia. 

«Com esta dieta enquanto emagrece, está a proteger a sua saúde, ao controlar os níveis de glicémia e ao melhorar a conservação da massa muscular e o perfil lipídico (maior redução dos níveis de colesterol e triglicéridos, com aumento dos níveis do bom colesterol)», explica o nutricionista Custódio César.
O excesso de produção de insulina irá conduzir a uma acumulação excessiva de gordura, à diabetes e ao aumento do risco de doença cardiovascular. O segredo desta dieta está precisamente no consumo dos alimentos de baixo índice glicémico, como legumes (cenoura, tomate, courgette) e hortaliças (brócolos, couve-flor, espinafres) que não produzem picos de insulina e são lentamente absorvidos pelo organismo, retardando assim a sensação de fome.»

Desta forma, ficou perceptível que, desde sempre, o culpado pela composição de gordura no nosso organismo advém do excesso consumo de açúcar (adicionado nos produtos industrializados) e não da ingestão de gorduras naturais resultantes dos animais, legumes, frutas e vegetais. Por outras palavras, a partir deste momento estás oficialmente livre dos insípidos bifes de frango e peru, afinal as outras carnes dar-te-ão a fonte de gordura necessária para te sentires alimentado e saciado por longos períodos de tempo. A par destas carnes, importa referir que o azeite, o abacate e as oleaginosas passarão a ser também os teus melhores amigos. 

Actualmente, um médico que pede ao paciente para consumir produtos "light" e evitar gorduras naturais é um médico desatualizado, retrogrado e que deixou de estudar há vários anos! Foge a sete pés do médico que prescreve medicamentos a um diabético. A normalização de insulina no sangue pode ser controlada apenas pelo que ingerimos. Afinal a "Diabetes" não está alojado no nosso organismo como se de um bicho se tratasse, tal como o cancro. Diabetes resulta apenas da insuficiência do pâncreas em produzir a insulina necessária para neutralizar os açúcares no sangue. Logo, se não ingerires açúcar em excesso o teu pâncreas não irá necessitar da ajuda dos medicamentos para controlar esses valores. Capisce? 

Assim sendo, não é de estranhar que muitos olhem para a LCHF como um milagre do emagrecimento. Todavia, a nutricionista Lara Nesteruk desmistifica o mito e explica que «NÃO HÁ SEGREDO, a questão é muito simples: Devido a saciedade que o alto consumo de gordura ocasiona, a pessoa come menos, e COMENDO MENOS, acaba fazendo naturalmente um déficit calórico! A única diferença é que na #LCHF isso ocorre de forma natural e sem que seja necessário fazer restrições. Entenda: isso pode SIM dar errado se a pessoa não entender que JAMAIS deve comer sem fome e MUITO MENOS além da saciedade!»

Ela vai mais longe para que entendamos que: é um erro crasso confundir "números menores na balança" com "emagrecimento"! O fato de você pesar 3kg ou 4kg a menos nas primeiras semanas de uma nova dieta (seja ela qual for) não significa nem de longe que você emagreceu isso, partindo do princípio que EMAGRECER significa DIMINUIR A QUANTIDADE DE GORDURA CORPORAL, e não seu peso! Normalmente os primeiros quilos a menos são reflexo do esvaziamento dos stocks de glicogênio e água! No primeiro dia que você fizer uma ingestão alta de carbos, ELES VÃO VOLTAR! Então não é no peso que se baseia o sucesso desta (e de nenhuma outra) #dieta, mas sim na COMPOSIÇÃO CORPORAL .

Moral da história, quer para emagrecer ou melhorar a saúde a Low Carb High Fat é UMA óptima estratégia para atingir esses objectivos.

  1. Diversos estudos já demonstraram a maior eficácia deste tipo de dieta sobre as tradicionais, que se baseiam na redução de gordura e calorias. Este estudo, por exemplo, dividiu 132 indivíduos obesos, onde vários participantes tinham síndrome metabólica ou diabetes tipo II, pela low carb e pela dieta com baixo teor de gordura. Após 6 meses de observação, concluiu-se que o grupo da low carb perdeu uma média de 5,8kg, enquanto o grupo com baixa gordura apenas perdeu 1,9kg, com diferenças estatisticamente signficativas. Tudo isto sem falar que os low carb reduziram de triglicerídeos, sensibilidade à insulina, níveis de insulina circulante e glicemia de jejum, todos parâmetros positivos. 
  2. As dietas de baixo teor de carboidrato também têm um perfil de segurança excelente. Na verdade, as pesquisas mostram que esse tipo de cardápio causa grandes melhorias em diversos fatores de risco. Entre eles, os triglicerídeos que diminuem e o bom colesterol que aumenta. A pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue também tendem a reduzir significativamente. Uma elevada porcentagem da gordura perdida em uma dieta baixa em carboidratos vem da área da barriga e do fígado. Além disso, quem sofre de síndrome metabólica e/ou diabetes tipo 2 se beneficia ainda mais com esta dieta.
  3. Uma das razões da eficiência da LCHF está no facto de que ao restringir o consumo de carboidratos os níveis de insulina são reduzidos. A insulina é um hormônio muito importante no corpo, que regula os níveis de açúcar no sangue e trabalha no armazenamento de energia (gordura). Assim, a insulina estimula a lipogênese (produção de gordura) e inibe a lipólise (queima de gordura). Logo, um corpo onde a insulina se mantém baixa é um corpo favorável à queima de gorduras.
  4. É importante considerar que ao optar por um cardápio com menos carboidratos (grãos e açúcares), não significa carregar no consumo de proteínas. O ideal na LCHF é manter as porções de proteínas e aumentar a ingestão de legumes e verduras. Apesar dos estudos mostrarem, e bem, que a proteína reduz o apetite, aumenta o metabolismo e ajuda no crescimento da massa muscular, estimulando assim a queima de calorias o tempo todo. A dieta low carb conta ainda com efeitos sobre o apetite, já que é possível comer os demais alimentos à vontade, desde que sejam escolhas inteligentes. A chave para o controle do apetite está novamente na insulina. Em um ambiente altamente insulinêmico, como o que acontece quando você come muito carboidrato, acontece o seguinte: 1) A insulina em picos promove a entrada de glicose nas células, o que significa que a glicemia vai baixar. Seu corpo entende isso como recado para comer mais, leia-se fome. 2) A insulina em excesso tem acção inibitória sobre a leptina, hormônio que dirá ao seu cérebro que você já comeu o suficiente. É por isso que você consegue comer um sorvete, depois um biscoito, e depois sei lá mais o quê. 
  5. Sem falar que uma alimentação rica em carboidratos acaba contendo menos gorduras boas e proteínas, que têm maior poder de saciedade. Quando você reverte essa relação, focando mais em gorduras e proteínas e menos em carboidratos, a insulina deixa de sabotar seus mecanismos de saciedade, você naturalmente passa a comer coisas que matam a sua fome (por horas a fio), e além disso, entra em cetose, onde passa a queimar gordura o tempo todo. Você automaticamente passa a comer menos, porque recupera o controle da sua vontade de comer!
Saiba mais sobre este estilo de vida aqui!

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Musculação aqui vou eu!

Cara ragazza!!

Tal como havia dito, num post passado, estou a precisar de dar estímulos novos e completamente diferentes ao meu corpo. Sinto-me exausta da rotina de treinos que tenho feito até hoje e por isso resolvi dar uma oportunidade à musculação... Mesmo sabendo que esta é a melhor ferramenta disponível para nos ajudar a conquistar um corpinho danone, para mim é também aquela modalidade que:
  • Nunca me deixa completamente a pingar - sensação de dever cumprido - como os vídeos do Insanity Workout;
  • Nunca sinto aquele ritmo e divertimento que me faz querer continuar e terminar o treino - porque não tenho um PT aos pulos e aos gritos a puxar por mim;
  • Fico super envergonhada por pegar em pesos - sim, metade da minha mente é do século passado e acredita que musculação é só para homens;
  • Nunca tenho 100% de certezas se estou a executar correctamente o exercício;
Fora isto, adoro musculação e estou super entusiasmada para atingir os meus objectivos! Prometo fazer pontos de situação sempre que ache oportuno! Deixo-vos com o meu plano de treinos de 24 de Julho a 18 de Agosto.  




Wish me luck!

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Sweet Breakfast!

Cara ragazza!!

Apesar de, para mim, viajar ser só a melhor coisa do mundo, regressar a casa não lhe fica nada atrás! Adoro demais a minha rotina, a minha casa, os meus coelhinhos e a companhia da família e dos amigos. Por isso, voltar para o meu cantinho é só a segunda melhor coisa do mundo, logo a seguir às merecidas férias, claro! 😊

Curiosamente, desde que me iniciei na Low Carb High Fat (LCHF), os desejos pelos "maravilhosos" pequenos-almoços de hotel deram lugar a uma imploração (silenciosa) para que pelo menos as opções básicas como: ovos (mexidos, estrelados, omeletes), queijos, salsichas e um ou outro vegetal componham a ementa diária do hotel. Uma vez que pedir este manjar matinal é quase utópico...


Durante as 30 horas da viagem de regresso a casa sonhei com as minhas bowls de todas as formas e feitios! Actualmente, são só a melhor guloseima que provei nos últimos tempos e a melhor parte é que são super saudáveis e nutritivas! Mas, atenção, não deixa de ser uma guloseima... Afinal, o índice glicémico (insulina) irá subir muito mais do que se tivesse preferido uns ovos com queijo e abacate... Ainda assim, e porque um dia não são dias, resolvi devorá-la depois de um intenso e insano exercício físico - Insanity Workout.

I'm back!

Receita:
  • Iogurte natural sem sabores (com ou sem lactose);
  • 1 Banana madura (quase podre) congelada;
>bater/envolver estes dois ingredientes<
  • Mirtilos;
  • Amoras;
  • Morangos;
  • Canela;
  • Chia;
  • Amêndoas picadas;
  • Nozes partidas;
>>Tempo de Preparação: 5 minutos<<
Et voilà!

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Vacations mood...

Cara ragazza!!

Vou só ali sujar o pé na areia branca e dar uns mergulhinhos numas águas quentes e cristalinas e já volto, sim?! Qualquer coisa, não estou para ninguém. Mas calma... eu volto! Se não for logo nos dias seguintes à data do regresso, não se preocupem, estarei apenas a habituar-me à ideia de que os sonhos também têm pernas curtas...


Low-Carb Checked 
Workout Checked 
Packing Checked 
Manicure Checked  
Depilação Not checked 

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Pequeno-almoço low-carb (salgados)...

Cara ragazza!!

Depois de vos ter adoçado a boca com receitas de pequenos-almoços low-carb todos infinitamente deliciosos... Hoje resolvi partilhar sugestões muito mais saudáveis, uma vez que a insulina não sofrerá praticamente alteração nenhuma! <<Segredo para perder peso e sentir-se saciada durante longas horas.>>


Panini é a tosta que amas sem nunca teres experimentado...


Massa:
1 Ovo;
1 Colher de sopa de queijo Philadelphia;
2 Colheres de sopa de queijo ralado;
1 Colher de café de fermento sem glúten;

Preparação:
Bater tudo e levar ao microondas por 3 minutos numa forma/prato de sopa untado.

Recheio:
Queijo;
Fiambre;
Bacon;
Tomate;
Orgãos

O ovo (mexido ou estrelado) com bacon dispensa apresentações... Mas como ambos são fontes de proteína pura acrescento sempre legumes à refeição (para não morrer como o Elvis*). Basta colocar uma folhas de espinafres e uns tomatinhos cereja para o prato ficar prefeito e delicioso!


*Umas das causas de morte do Elvis foi o excesso de porcaria que ele tinha nos intestinos... Acreditem que um intestino feliz é meio caminho andado para a felicidade humana!

Omeletes com abacate, bacon e queijo...


Manter a insulina permanentemente baixa resulta na lipólise (queima das gorduras indesejáveis). Sendo possível o organismo queimar até 500 calorias diariamente. Logo, é natural que comeces a perder peso. Além disso, existem outros mecanismos hormonais, como por exemplo o "Peptídeo Y", que resulta no aumento do grau de saciedade quando consumimos mais proteína e gordura do que farinhas brancas e açúcar.

A ausência de trigo por si só já provoca diminuição do apetite devido à ausência das exorfinas. Por isso, se necessitares de "snacks" deverás optar por alimentos ricos em gorduras e pobres em carboidratos, tais como: as nozes, castanhas e queijo. Isto em situações de emergência, mas eu garanto-te que, com o tempo, estes lanches tornar-se-ão cada vez mais escassos. Porque uma dieta páleo/low-carb diminui a fome naturalmente.


quarta-feira, 5 de julho de 2017

Lua-de-mel I

Cara ragazza!!

O entusiasmo de aterrar, pela primeira vez, num continente novo enche-me a cabeça de novos sonhos por realizar... A to do list cresce há medida que os dias vão avançando, mas, pela primeira vez em muuitos anos, prevejo uma férias super tranquilas! Há quem diga que esta viagem será a nossa "primeira" lua-de-mel e isso aquece-me o coração! Acredito que, de quando em vez, todos os casais deveriam obrigar-se a fugir das suas rotinas e da agitação das grandes cidades para permanecerem durante um período de tempo num paraíso onde lhes seja dada a possibilidade de relaxar e usufruírem da total companhia um do outro. Sem horários, sem despertadores, sem fatos e gravatas e muito menos saltos altos! Só ele e ela... E todas as maravilhas do mundo!




See you in a few days...

terça-feira, 4 de julho de 2017

Pequeno-almoço low-carb (doces)...

Cara ragazza!!

Se, por um lado, é fácil explicar que um estilo de vida low-carb consiste numa alimentação baseada em "bicho e planta". Por outro, é extremamente complicado explicar que é possível continuar a tomar o pequeno-almoço sem recorrer ao pão, aveia, cereais, leite animal e sumos de fruta... É tudo uma questão de mudar os hábitos alimentares que nos têm prejudicado até ao presente, por outros novos! Somos livres para testar tudo o que quisermos com o nosso corpo. Porque se existem mil estratégias para atingirmos o corpo com que sempre sonhámos, então deveremos testá-las todas até encontrar a "fórmula mágica" que sempre procurámos! 

Para os apaixonados pelas pancakes,que tal começar o dia com uma receita das ditas mas totalmente low-carb?! Desta forma, irão manter a insulina muito mais baixa do que o habitual e isso levará à lipólise - queima da nossa própria gordurinha localizada!!!


Massa:
1 Ovo;
1 Banana muuuuito madura;
1 Colher de café de essência de baunilha;
2 Colheres de sopa de farinha de amêndoas;
1 colher de chá de canela; 

Cobertura:
Frutos vermelhos (mirtilos, morangos, framboesas);
Pepitas de Cacau 100%;

Para os que não vivem sem papas de aveia que tal optarem por um versão efectivamente mais saudável? Todavia, tanto esta hipótese como a das panquecas devem ser evitadas ao máximo por quem está tentar emagrecer, caso contrário ficarão surpresos por descobrir que não há NENHUM alimento (mesmo que saudável) que emagreça. O que realmente emagrece é NÃO comer!


Papa:
1 Chávena grande de leite de amêndoas;
2/3 Colheres de sopa de FARELOS de aveia;
Várias raspas de limão;
1 Pau de canela;

Cobertura:
Chia;
Nozes;
Amêndoas;
Kiwi;
Frutos vermelhos;
Pepitas de Cacau 100%;

A low-carb também oferece várias combinações possíveis de bolos na caneca! Desta forma, acabou-se a desculpa de ter que comer um bolo inteiro sozinho, com a desculpa de que se não o fizer irá todo para o lixo... Bolo de caneca é prático e rápido de confeccionar, mas não é para perder o juízo!


Massa:
1 Banana pequena muuuito madura (ou 50 gr de abóbora cozida);
2 Colheres de sopa de farinha de amêndoa;
1 Colher de sopa de açúcar mascavado (opcional);
1 Colher de sopa de manteiha (ou óleo de coco);
1 Ovo;
1 pitada de fermento;
1 pitada de 100% de cacau em pó;
1 pitada de canela (opcional);

Preparação:
2 minutos no microondas ou no forno até crescer!

Para quem não dispensa o seu iogurtezinho matinal, sugiro que o troquem por uma Açaí Bowl! Acreditem que é mais simples e rápido do que imaginam. O meu truque é ter sempre várias porções individuais no congelador. E como assumo esta refeição como um "doce" nunca ingeri a quantidade necessária para encher uma tigela de sopa. A quantidade de um copo de iogurte é o ideal para matar o desejo e a fome!


Açaí:
200 ml de iogurte de amêndoas;
1 Colher de sopa de açaí em pó;
1 Banana muuuito madura congelada;
50g de frutos vermelhos congelados;
1 Colher de café de essência de baunilha;
(perfaz 2 tigelas ou 4 copos de iogurte)

Cobertura:
Chia;
Nozes;
Amêndoas;
Kiwi;
Frutos vermelhos;
Pepitas de Cacau 100%;
(Caso não esteja em processo de emagrecimento poderá colocar 
banana, manga ou outras frutas igualmente adocicadas).

MAS ATENÇÃO: As sugestões acima descritas deverão ser consideradas como excepções da dieta. Logo, a sua degustação deverá restringir-se aos dias em que apetece mesmo, mesmo, uma "guloseima". Afinal, estas refeições continuam a priorizar o "doce"/açúcar, elevando sempre muito mais a insulina do que outras opções... Sugestões de pequenos-almoços 100% low-carb na próxima quinta-feira no blog! 

segunda-feira, 3 de julho de 2017

My packing list...

Cara ragazza!!

Acho importante começar por dizer que nunca me chateou muito "fazer as malas". O entusiasmo da aventura leva a que tudo associado a ela seja prazeroso e divertido. Mas a forte acumulação de milhas, nos últimos anos, tem sido a principal responsável pelo aumento do requinte do packing!

Se o Guidismo me ensinou a praticar o minimalismo, as últimas viagens, com vários quilos disponíveis no porão, provaram que é possível levar a casa em apenas duas malas! Posto isto, pergunto-vos que tipo de viajantes são...



Hoje orgulhou-me de dizer que apesar de me ter sido dada a possibilidade de viajar com uma mala de cabine e duas malas de porão, consegui colocar tudo o que irei precisar na de cabine e em ½ de porão!!! Deixo-vos com a lista de coisas que irei levar em cada mala...

Na minha mala de ombro irá:
  1. Carteira com Cartão do Cidadão, Passaporte, Certificado Internacional de Vacinação ou de Profilaxia, Cartão de Multibanco;
  2. Porta-moedas com 2 phones;
  3. Óculos de Sol e de Leitura;
  4. Kit de Viagem;
  5. Bolsa com os comprovativos das reservas aéreas e do hotel;
  6. Snacks (frutos secos, cacau 74%, queijos, bolachas);
  7. iPad (com séries descarregadas);

Na mochila dele:
  1. Computador;
  2. 2 powerbanks carregadíssimos;
  3. Máquina fotográfica - Fujifilm Premium X10 Noir;
  4. Nécessaire com embalagens inferiores a 100 ml. Onde deverá constar: escova e pasta de dentes, fio dental, escova de cabelo, gel duche, champoo, desodorizante, creme hidratante, creme facial, protector solar, elásticos de cabelo, cotonetes, lâmina e espuma de barbear e, finalmente, o perfume;

Na minha mala de cabine:
  1. Roupa interior + roupa de praia + pijama;
  2. Havaianas;
  3. Bikinis;
  4. Almofada de praia;
  5. Paréo;
  6. Nécessaire com carregadores, adaptadores e balança de malas;
  7. Capas à prova de água para os telemóveis;  


*É fulcral compilar os artigos mais importantes nestas malas para o caso da mala de porão se perder durante as escalas. Não consigo equacionar a ideia de chegar ao destino e não ter nenhum bikini, chinelo e os meus outfits preferidos...

E na mala de porão deverá constar:
  1. Nécessaire com embalagens superiores a 100 ml (+ maquilhagem);
  2. Secador de cabelo;
  3. Bijuteria;
  4. Sapatos extra;
  5. Clutches;
  6. Cesta e chapéu de verga; 
  7. Equipamento de treino (top, calções, ténis e roda);
  8. Um ou outro trapo (meu e dele) que não coube na mala pequena;
  9. Um casaquinho;
  10. Máscara de snorkeling;
  11. Livro Estado de Pânico, Michael Crichton
O segredo para uma viagem feliz começa logo pela sua preparação! Para a última da hora só deverá ficar os cuidados de beleza (depilação, manicure, pedicure, etc.). Faço questão que os dias anteriores às férias sejam os mais rotineiros e tranquilos possíveis. Uma coisa que me ajudou a poupar imenso tempo no momento de fazer as malas é ter sempre os nécessaires de higiene pessoal prontos! Acreditem que vale a pena fazer o investimento de ter tudo a dobrar! A próxima aquisição que me poupará alguns cabelos brancos é um secador de cabelo novo, assim o antigo nunca mais sairá da mala!

Outra coisa que tenho sempre pronta é a bolsa dos carregadores, adaptadores e balança de malas; o kit de viagem; a bolsa com os passaportes e os planos de vacinação e a máquina fotográfica. Logo, o que fica a faltar colocar é roupa, sapatos e os objectos que uso diariamente!

Percebem agora porque demoro no máximo uma hora a preparar todas estas malas?! Porque o chato e demoroso é lavar, estender e passar a roupa que se quer levar! Isso sim, pode demorar várias horas/dias!