sábado, 28 de novembro de 2015

Frozen season starts now!

Cara ragazza!!

Achava eu erradamente que o estágio que tirei o ano passado no frio gélido de New York me iria trazer resistência para os próximos 50 invernos em Lisboa, mas enganei-me! Dasss! Mas que frio é este minha gente?! Se as temperaturas continuarem a descer, que é certo que vão, é caso para ponderar um Orçamento de Estado para o aquecimento das casas em Portugal! Olho para esta fotografia e é isto que eu sinto na maioria das casas que frequento...

Desde o acender da lareira até que comecemos a sentir o calor proveniente dela, temos literalmente a sensação de que nos perdemos nos Alpes Suíços! Ao contrário dos outros países, o mítico "stay warm" em Portugal é convite explicito para sair de casa!
São raríssimas as alturas em que sinto que vivo num país terceiro mundista. Mas esta é sem dúvida uma delas! Não quero imaginar as pessoas que vivem no norte do país e que sofrem o dobro ou o triplo que eu, mas #estamosjuntos nesta luta! É ridículo que depois de tantos avanços tecnológicos o acesso ao aquecimento nas nossas casas ainda seja considerado um luxo só para alguns! 
Viver em Manhattan fez-me odiar neve, nevões e tempestades de neve, mas confesso que esta seria a única forma de conseguirmos mudar esta política no nosso país. 
Apesar de não registarmos temperaturas negativas a maior parte da estação fria, considero importante reformular este bem de primeira necessidade - afinal de contas, quantas pessoas acabam por morrer de frio todos os invernos em suas casas?! É certo que a maioria idosos, mas nós também lá chegaremos!

#saudadesdeficaremcasadecuecasesoutienenquantonevalafora

3 comentários:

  1. Por acaso não concordo contigo. Estou agora a viver em Milão e acho isto impossível! Em qualquer sítio que entro é um calor insuportável, uma pessoa até se sente mal. E chego a ir a casa de colegas que abrem a janela por terem a casa muito abafada! Ora, isto é um desperdício de energia gigante! Claro que acho que ninguém deva morrer de frio e que as nossas casas devem estar preparadas para as baixas temperaturas (melhores revestimentos e não aquecimento) mas acho que deveria ser normal andar de por casa de robe ou assim (como eu faço aqui ou em Lisboa, mesmo aquecendo a casa) do que ter a casa que nem um forno para poder andar de tshirt e calções, essas roupas devem ficar para o verão, pronto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em tudo. Quer no que diz na última frase como no desperdício de energia.
      Não há necessidade de se exagerar nos aquecimentos.
      A Terra agradece ....

      Eliminar
  2. ? Moras em Lisboa? É que eu moro há 4 anos e acho os Invernos aqui super fáceis de tolerar. Então este ano, acho que ainda nem está verdadeiramente Inverno! Têm estado 17/18 graus de máxima todos os dias, ainda nem comecei a usar sobretudos nem cachecóis, ainda não tive de ligar o ar condicionado no quente em casa... acho que está óptimo! E já vi a previsão para os próximos 10 dias e mantém-se assim. Que cidades europeias podem dizer que, em pleno Dezembro, têm temperaturas entre os 9 de mínima e 19 de máxima? E nada de chuva! Este tempo é impecável!

    ResponderEliminar