domingo, 17 de março de 2013

St. Patrick's Day

Cari ragazzi!!

Acredito que haja muito boa gente para aí a fazer contas de cabeça e a pensar porque raio é que o mundo todo se pinta de verde no dia 17 de Março. E a seu tempo, eu explicarei tudo! Antes demais, quero deixar bem claro aos sportinguistas que este não é o vosso dia, e que os trevos não significam sorte e muito menos esperança num campeonato mais risonho. É certo que em Portugal esta afirmação até pode parecer deslocada, mas há muito mais vida para além do futebol mes amis - não querendo de TOOODO ferir susceptibilidades...

Mas de volta ao que interessa... O St. Patrick's Day celebra o dia do padroeiro irlandês mais famoso do mundo, que apesar de estrela internacional, é nos países onde se fala a língua de Shakespeare que as pessoas se vestem com trajes verdes e saem para as ruas em longas caminhadas festivas. Actualmente, crê-se que de todos os feriados religiosos dedicados aos santos, o de São Patrício é o mais comemorado.

TREVO 
A utilização do trevo, por St. Patrick, foi a solução encontrada pelo santo para explicar o significado da Santíssima Trindade aos pagãos celtas. Daí o papel crucial da planta de três folhas na cultura irlandesa, e por conseguinte  ter ficado intimamente ligada às comemorações.

COR VERDE
Durante a revolução irlandesa de 1798, mais especificamente no dia 17 de Março, os soldados irlandeses envergaram uniformes verdes na esperança de propagar os seus ideais políticos e chamar a atenção da opinião pública. Emergindo, desta forma, a expressão irlandesa 'the wearing of the green' que nos remete para a simbologia da utilização de um trevo ou uma peça de roupa verde em homenagem aos soldados rebeldes.

USA
Muito do buzz em trono desta tradição chega-nos dos States, mais precisamente de Manhattan, dado o grande número de imigrantes irlandeses por estas bandas. Aqui também podemos encontrar umas das catedrais mais bonitas e imponentes do mundo, e com o mesmo nome do santo padroeiro (para não falar que é liiiiinda de morrer!!).


Empire State Building wearing of the green


Sem comentários:

Enviar um comentário