quarta-feira, 25 de março de 2015

Half Marathon Brooklyn 2015

Cari ragazza!!

Depois de saber que um dos meus presentes (antecipados) de aniversário seria nada mais nada menos que uma credencial para a meia maratonazinha de Brooklyn, resolvi sacudir a preguiça e fazer-me à estrada! Não vão ser os -10ºC, o sono ou as dores no joelho que me vão demover de participar numa prova com que sonho há imenso tempo... (Ou um ano, vá!) Mas um ano de muitos treinos, muito Shaun T e principalmente um ano repleto de reeducação alimentar e de exercício físico. Cuidar de nós e mimar-nos é o melhor presente que podemos dar ao nosso corpo e foi por isso que resolvi aceitar o desafio de participar na próxima meia maratona! 
Não quero saber de tempos, não quero saber se só aguentarei correr os primeiros 5km ou fazer promessas que sei que não irei cumprir. Vou pelo desafio de me superar a mim mesma, de aguentar 21 km em paz e em silêncio comigo mesma (motivo pela qual gosto tanto do meu jogging matinal) e na certeza que vou guardar este momento para o resto da minha vida! 
Posto isto, estou oficialmente em contagem decrescente para o dia 16 de Maio (o dia seguinte ao meu aniversário)!! 


#52 dias para a longa caminhada!

23 comentários:

  1. Força Joana!!! Estou a torcer por ti!!

    ResponderEliminar
  2. Go go girl! é assim mesmo!!! vou acompanhar esta tua jornada para me motivar também :)

    ResponderEliminar
  3. É completamente insano ires fazer uma meia-maratona quando não corres habitualmente, nem tens um histórico de corrida, participação em provas, distâncias mais curtas, etc. Não é por a pessoa estar "em forma" por efectuar outro tipo de exercícios (tipo insanity) ou por dar umas corriditas 1 mês e meio antes da prova que está em forma para correr 21km. Eu corro há 1 ano e meio, faço normalmente distâncias de 10km, já fiz exames médicos (prova de esforço, electrocardiograma e análises) e não me sinto preparada para correr uma prova dessas. Por isso é que depois acontecem casos como os da meia-maratona de Lisboa no fds passado: faleceu um participante, nos últimos km antes de chegar à meta era só gente caída no chão, a precisar de assistência... as pessoas não respeitam o próprio corpo e como correr está na moda, gostam é de exibir que vão participar em X e Y, sem pensar nas consequências nefastas que tal acto pode ter sobre a sua saúde. Mas pronto, o que conta é vir aqui dizer "força!" e "tu consegues!" e ir "apoiar" quem se mete nestas loucuras... e comentários como o meu são de "invejosas" que querem é "deitar abaixo". Façam exercício, mas com consciências e com objectivos adequados, sem terem medo de progredir aos poucos e com consciência... se não o mal que estão a fazer a vocês é pior que ficar em casa alapado no sofá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou de todo doutorada na matéria. No entanto, pelo que li, os especialistas em corrida dizem que quem corre há pelo 1 mês e meio a 2 meses e faz o treino adequado está preparado para correr uma meia maratona. Cada um terá a sua opinião.

      E quando diz que corre há um ano e meio, na minha opinião, isso não é um argumento que sustente a sua opinião, tempo não é sinónimo de qualidade. Pode correr há 5 anos e não conseguir correr uma meia maratona e pode correr há 3 meses, fazer treinos adequados ao objetivo e às suas capacidades e conseguir fazê-la.

      Por fim, só queria referir que o insanity é muito puxado é um exercício de cardio e, na minha opinião e de "ex-praticante" ganha-se muita resistência, no entanto, não sei se isso em alguma coisa contribuirá para a performance em corrida.

      Eliminar
  4. Concordo com o comentário do primeiro anónimo. Pratico desporto desde miúda, aliás, era atleta profissional de andebol, e quando me iniciei nas provas de corrida foi de forma gradual.
    É preciso ter muita calma, já fiz várias provas, 10km, 16km, meias maratonas, e digo, não é de animo leve que se faz uma meia maratona. É preciso preparação física, muitas horas de treino, conhecer os limites, habituar o corpo, as pernas, os pulmões... sei lá, não sou especialista, mas 21km são no mínimo 2h a correr!! É preciso ter calma Joana. É preciso encarar desafios de forma consciente. Corres o risco de lesões que te poderão afastar do desporto p.e., podes ganhar aversão à corrida... é suposto o desporto gerar prazer e não problemas.
    BJS Daniela

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que não me devo ter explicado muito bem lá em cima quando falei que não tenciono pensar em "tempos". Também tou hiper-mega consciente que não tenho resistência física neste momento para correr. Logo o meu único objectivo é participar, como já fiz na maratona da ponte 25 de Abril (a mesma que se realizou na semana passada). Mas como não altura não fazia qualquer desporto, apenas fui andar. Vi uma vista maravilhosa, vivi o espírito de entreajuda entre os participantes que pensavam em desistir e saí de lá a pensar que aquela não seria a minha última experiência. Por isso, se demorar 4 a 6 horas a terminar o trajecto (coisa que não aconteceu na ponte 25), por mim tudo bem! Neste momento participo pela experiência, não pela competividade da prova. Depois de quase 3 meses parada era quase utópico da minha parte sonhar que iria aguentar os 21km sempre a correr. Ainda assim, muito obrigada por todos os comentários, porque achei serem bastantes oportunos para quem se inicia nesta coisas das (mini/meias) maratonas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei os comentarios de facto muito interessantes e oportunos. Mas concordo com a Joana. Eu tambem nao estou em forma para correr (nem gosto particularmente de corridas) uma maratona, mas gosto de caminhar a pé e acho que a maratona é uma boa experiência para fazer exercício físico, ao ritmo de cada um.

      Eliminar
    2. Normalmente essa sprovas têm limite máximo de tempo, pelo que não é possível os participantes demorarem 6h a fazer o percurso. Para além disso, para um corpo sem preparação, não faz sentido andar 4 a 6... mesmo que seja "só" isso, andar. Faz sentido que o esforço seja gradual, que se treine com consciência e se vão superando pequenos objectivos e, assim, chegar aos grandes. Já fez essa distância e nada correu mal, mas podia ter corrido. Para o alemão que faleceu na meia-maratona de Lisboa, há 2 semanas, correu mal, foi "azar". Felizmente para a maioria das pessoas há a "sorte". Mas nunca esquecer que existem riscos e que não devemos ir por modas e que o exercício, só por si e sem orientação, não dá saúde.

      Eliminar
  6. Entao nao ha posts novos? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por enquanto não, estou fechada para balanço! Mas prometo voltar com força ;)

      Eliminar
    2. Também tenho saudades! Mas se é para voltar com (ainda mais) força, a espera vale a pena!

      Eliminar
    3. Obrigada meninas (sim, porque eu sei que são meninas!)! Mil beijinhos!!

      Eliminar
  7. Ó tenho saudades de posts novos... continuo a 'clicar' todos os dias mas nada :(
    Espero que volte em breve, com mais notícias, imagens, fotos e experiências Nova Iorquinas... Beijinhos e força aí na maionese, hehehehehe

    ResponderEliminar
  8. Entao nao ha posts novos de NY?

    ResponderEliminar
  9. Hurrah, that's what I was looking for, what a data!

    present here at this web site, thanks admin of this web site.


    Also visit my site - rao vặt trực tuyến

    ResponderEliminar
  10. BOA sorte!!!

    Adoro o teu blogue

    XOXO POPPY
    http://modaepirosices.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Não fazes mais posts?!

    ResponderEliminar
  12. Joana, entao o blog? Habituei-me a vir aqui ver as aventuras da Joana em NY e agora nao ha novidades ha imenso tempo! Podes dizer qualquer coisa, para as tuas leitoras perceberem melhor o destino do blog? Nao vais continuar o blog?

    ResponderEliminar