segunda-feira, 26 de outubro de 2015

#healthaddict

Cara ragazza!!

Quem me conhece sabe que eu tenho uma relação amorosa com a comida... Graças a Deus não é só com o fast food, caso contrário estava desgraçada. Resumindo e baralhando, adoro comer e garanto-vos que não sou esquisita. O problema é mesmo só um... fechar a boca. Apesar de treinar todos os dias, dou por mim a pensar na próxima refeição quando estou quase a perder as forças durante o treino. E é este pensamento que me leva sempre a prevaricar aqui e ali. 
Chegada a este ponto resolvi parar para pensar e descobrir porque é que não consigo ultrapassar a minha média semanal de 70% de refeições saudáveis. Por outras palavras, perceber o que me leva às quartas e aos sábados a ter que ingerir forçosamente junk food sob pena de ficar com um humor de cão daqui à China. 
Cada corpo reage de forma diferente, mas todos têm um ponto em comum: a necessidade de resposta ao vício do açúcar ou das comidas demasiado processadas. Desde que cheguei de NY as minhas maiores torturas têm sido a descoberta de hamburguerias novas, matar as saudades dos doces tradicionais portugueses e os Sundae do McDonald's. Sinto que vivo numa guerra constante contra estes pensamentos. Tento não pensar, tento substituir o desejo por uma peça de fruta ou frutos secos, mas quando estes acabam a vontade continua lá. 
Devido à dificuldade de dosear estes impulsos, resolvi ir mais longe e torna-me numa: #healthaddict! Mas à força! Para não haver deslizes. Sinto melhor, mais leve e energética desde que cheguei a Portugal. Mas os valores na balança continua a oscilar, apesar de ainda só ter perdido efectivamente um quilo, sinto que volume já perdi mais. As minhas calças estavam todas apertadíssimas e agora já só estou apertadas. Mas quero mais, muito mais. Quero ser capaz de viver sem estes açúcares e continuar o meu dia com a mesma boa disposição como se fosse segunda ou sexta-feira. Outro pensamento que me aborrece é sempre que penso em ir almoçar e jantar fora (por serem raros) os associar logo a cheat meal! Todavia não consigo equacionar a ideia de ir a uma hamburgueria e pedir só carne com salada! A pensar nisto, tomei outra decisão. Voltar a estruturar o meu plano alimentar semanal. Uma vez que só desta forma tenho a certeza que não vou continuar a fazer batota todas as semanas.


Plano Alimentar



A parte boa de ter concluído este plano é ter percebido que afinal não 
estou de "dieta"! Adoro qualquer uma destas refeições! "O fruto proibido 
é o mais apetecido", por isso a regra é não me privar de nada! A lei 
da compensação sempre foi a minha melhor amiga!



7 comentários:

  1. Eu percebo bem cada uma das tuas palavras porque já estive nesse lugar ( aliás neste momento estou) e já estive no lugar de uma #healthaddict como dizes. De Janeiro a Junho eu estive tão mas tão aplicada, que nem me cabia tanto orgulho em mim. Consultei nutricionista e tudo, descobri que na minha "dieta" ainda andava a fazer coisas erradas. Juntava o Zumba e realmente vi resultados, essencialmente na minha saúde! Já não andava sempre mal disposta, com dores de estômago nem a sufocar se não comesse um bocadinho de açúcar. Conseguir estar 4 meses sem tocar em Mc e não me custou nadinha, tinha as minhas cheat meals e era tudo perfect! Entretanto problemas pessoais meteram-se no meio e pois é desde o inicio de Outubro que tenho andado outra a vez a tentar que a saúde venha em 1º mas esquece não consigo, neste momento só estou a pensar em ir ali ao mini preço e devorar um pacote de filipinos... :( Por isso aqui está mais uma motivação e dou-te os parabéns.. gostava tanto de ter a minha força de volta!! Beijinho da Bá "a fã nº 1" <3

    ResponderEliminar
  2. Tenho o mesmo problema que tu: consigo que 70% das minhas refeições sejam saudáveis, mas sempre que como fora, ou quando é fim-de-semana, "vingo-me" e como muito e mal :P o meu problema também é o muito, não consigo comer pouco, tenho sempre imensa fome. E como vou ao ginásio 3 a 4 vezes por semana, depois de treinar, ainda mais fome tenho! É muito difícil andar certinha, é tão bom comer. Não me importo de comer saudável por regra, mas gosto de fugir à regra de vez em quando (duas ou três refeições por semana, para aí).

    ResponderEliminar
  3. Era exactamente assim, até mudar a minha alimentação para a paleo. Nunca mais tive compulsão alimentar, dependência do açúcar, etc etc.
    Força e espero que resulte! O importante é sentires-te bem e equilibrio é tudo. Dietas muito restritivas nunca dão resultado.

    ResponderEliminar
  4. Ok...sou só eu que acho que este plano alimentar que a Joana apresenta é demasiado rígido, sobretudo se tivermos em conta que a Joana é uma rapariga magra? Entendo a necessidade de comer comidas mais saudáveis, mas desde quando um páozinho de manhã, umas batatinhas ao almoço com peixe ou carne cozidos ou grelhados e verduras é pouco saudável? Acho que a Joana está a confundir comer saudável com uma dieta rigidíssima para perder peso. Ainda há dias vi uma notícia sobre uma rapariga bem gira por sinal que ganhou uma campanha da intimissimi após perder 12 kg em 2 meses. Então explica ela que antes comia imenso no McDonalds e comia imensa fast food e que passou a perder peso mal cortou com isso. O que eu quero dizer é que se comermos a comida tipicamente portuguesa, a sopa, os peixes, as verduras, estamos a fazer uma alimentação saudável e não é preciso andar só a comer bagas e frutos secos. :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    Eu mudei drasticamente quando comecei a fazer desporto. E quanto mais desporto faço menos vontade tenho de comer doces/gorduras. Passo meses sem comer fast food, doces etc...e não tenho mesmo vontade...E detesta desporto e adora doces e agora é o oposto! :)
    Eu não faço plano alimentar (como tu), sei o que não devo e posso comer (os corpos são diferentes é claro), há hidratos que para mim estão fora do menu e outros como quinoa, bulgur, batata doce, arroz integral fazem parte...
    Eu descartava a manteiga, adicionava sementes no pequeno almoço, não comeria sempre nozes (cajus, avelãs, amêndoas) e por fim mas não menos importante o jantar com peixe/tofu/soja/feijao/ovo e deixava as nozes de lado!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Saudades de mais posts...

    ResponderEliminar
  7. Joaninha!! Que saudades de vir ao teu blog! Já me tinha esquecido de como adoro a tua escrita fluida e cativante!
    Ainda não falámos desde o teu regresso! Espero que tenha corrido tudo às mil maravilhas em NYC e que tenhas realizado todos os teus sonhos lá!

    Bem, eu percebo-te super bem! Eu adoro comer, sem dúvida que tenho um love afair com a comida! E quando vou comer fora tenho tendência a ir sempre para o que não costumo cozinhar em casa: batatas fritas, hamburguers, etc. E os doces são mega viciantes. Enquanto não batermos o pé, o corpo não pára de pedir.

    Estar de dieta é uma seca... eu acho que fizeste um plano muito bom e não me parece nada aborrecido. Eu só colocaria um hidrato de carbono porque quem me tira o meu arrozinho ou a minha massa, tira-me tudo! ehehe

    Força nisso, espero que atinjas os teus objetivos sem sacrifício! beijinhos grandes!!

    ResponderEliminar