domingo, 9 de novembro de 2014

V-day #2

Cari ragazzi!!

Como se já não bastasse a felicidade de ir viver um ano (quem sabe mais) para Nova Iorque, agora sei que a experiência vai ser mil vezes melhor ao lado da Diana!! Claro que todos vocês já a conhecem e que praticamente dispensa apresentações. Mas eu adoraria contar-vos como nasceu a nossa blogóamizade. Faz exactamente um ano que me enchi de coragem, depois de ter lido todo o seu blog de intercâmbio e o actual, e lhe enviei um e-mail com todas as minhas dúvidas, receios e sonhos sobre como me aventurar pelas Terras do Uncle Sam... <Mesmo sabendo que não existiriam fórmulas mágicas, pois tudo dependeria da minha força de vontade em tornar o meu sonho possível.> Mas, ao contrário daquilo que imaginava, a resposta chegou super rápida e dentro do mesmo registo de simpatia que já me tinha habituado no blog. E se as suas palavras já tinham conquistado as medalhadas de uma pessoa calma, ponderada e de bem com vida, bastou-me ler o primeiro parágrafo do seu e-mail para perceber que estava efectivamente a falar com a própria! Recordo-me que uma das coisas que mais adorei "lê-la" foi a paixão com que escrevia sobre o american dream. Quatro anos depois a chama continuava acesa e sem pretensões de a "guardar só para si". <Na minha faculdade fui habituada a pensar que o colega que partilhava a carteira comigo seria o meu adversário dali a uns anos, e ao fim de alguns "chapadões" passei a jogar eu própria o mesmo jogo sem que sequer desse conta disso. Mas aprender a viver nesta individualidade é tão duro como voltar a sair de dentro dela.> E a Diana ensinou-me isso. Ensinou-me "que não estamos a concorrer uma contra a outra, e que aquela cidade tem espaço para mim, para ela e para todos aqueles que sonham em viver nela - desde que estavam no útero das suas mães".
Mas voltando ao nosso primeiro contacto... Por achar que ela recebia diariamente cinquenta mil e-mails e comentários iguais ao meu, dificilmente acreditei que ela alguma vez levaria "a sério" o meu sonho, tal como eu levava o dela... Mas levou! A partir daí trocámos número de telefone, página no facebook, instagram e quando demos por nós, ela estava a passar uns dias cá em casa. Passeámos até ter os pés em ferida, rimos e comemos tudo o que há de bom nesta cidade. Foi um fim-de-semana que soube a um mês! Durante umas dessas caminhadas (lembro-me perfeitamente onde, no meu querido paredão do Estoril) ela questionou-me porque não voltaríamos juntas?? Depois de me cair a ficha pensei "como é que eu nunca me lembrei disto"?!? E desta forma, caíram por terra todos os desejos de ser AuPair. Perguntava-me para quê ser babysitter de uma família apenas, quando posso ser de várias; para quê correr o risco de não ter horários para ter aulas de inglês quando posso ir todos os dias à faculdade e receber um certificado da mesma; para quê ficar em casa de alguém quando posso ter a minha própria casa e receber o namorado e família sempre que me apetecer?! Para quê?! Porquê?! E assim comecei a preparar, mesmo inconscientemente, o nosso regresso à Big Apple!!
Depois de alguns imprevistos, medos e mudanças de planos, o fim pretendido lá chegou na semana passada, e eu não poderia estar mais contente!!! Ainda estou completamente em êxtase com esta novidade, afinal, só oficializámos a notícia na segunda-feira passada, depois da aprovação do visto da D (V-day#2 check!)!! Como americónadas que somos, lá corremos para os braços dos melhores bagels with cream cheese da cidade, no Choupana Caffe, claro.



Entre um furacão de borboletas no estômago, a adrenalina do momento e a proximidade da data da partida, acho que só hoje voltei a respirar com alguma tranquilidade... Por agora, a minha roommate regressou à sua terra natal, pois há um montão de coisas para tratar antes do derradeiro: ANO NOVO, VIDA NOVA!

Decorrem este número "2015"!

10 comentários:

  1. Boa sorte!!!
    E de facto, cada vez tenho mais certeza que quando queremos algo com muita muita força, o universo conspira de forma a que tudo dê certo! Porque o que tem e o que deve ser, sempre acaba por acontecer. E vocês (também acompanho o blog da Diana) são um exemplo disso e uma inspiração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente Verónica!! Deixo-te com umas das músicas (e letras) que me inspiram sempre: https://m.youtube.com/watch?v=MJOaRxjUZXk

      Eliminar
  2. Gosto muito de saber que tudo corre bem para os vossos lados. Vocês merecem :D Fico muito feliz que haja amizades assim! Um dia, talvez, venha a ter essa sorte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Cátia :) Tenho a certeza que as coisas contigo também irão correr muito bem! Traça o teu objectivo, planeia a melhor estratégia para a atingir e depois vai à luta. Come, dorme e respira sobre o assunto! Os milagres acontecem: https://m.youtube.com/watch?v=MJOaRxjUZXk

      Eliminar
  3. Que inveja (da boa!) ;) também quero!

    ResponderEliminar
  4. Cara Joana, conheci o seu blog recentemente e tenho lido os posts antigos, de modo a perceber um pouco melhor a história do blog. Desejo-lhe boa viagem e que tenha uma boa estadia em NY. Devo no entanto notar que o fascínio com os EUA é NY revela alguma ingenuidade. E não há problema...todos os sonhos devem ter uma componente realista e uma contraparte irreal. Deixe-me no entanto explicar a parte mais realista: os EUA é um país novo, em que as instituições que nós damos por estabilizadas, tais como o Estado Social, a Segurança Social, o direito laboral e os apoios ao infortúnio pura e simplesmente não existem. Ora isto reflecte-se em assimetrias sociais, segregação (sim...é um país onde existe muita segregação ao contrário do que se possa pensar) e consequentemente problemas sociais, violência etc. É um país onde se defende (embora não em todos os Estados) a pena de morte - algo que os países europeus nomeadamente Portugal foram pioneiros a abolir, o uso de armas sem qualquer tipo de controle etc etc etc... O sistema de saúde dos EUA é absolutamente assustador, mesmo tendo seguro médico...para quem não tem possibilidades de comprar um bom seguro médico o meu conselho é nem sequer sair do avião e voltar para o nosso país, onde a saúde é um direito e não um luxo (só a título de exemplo a taxa moderadora mínima das urgencias anda a volta de 500 dolares...). Ou seja, se se parar e reflectir um pouco sobre as bases e sobre o funcionamento sistémico e deste país logo se percebe porque é a terra dos cowboys... Quanto a NY em específico, é sem dúvida uma cidade incrível...para passar 1 mês. Depois de vistos os museus, os espectáculos, o Central Park e etc ...a verdade é que viver em Manhattan é viver no centro da confusão e no meio de centenas de turistas...resumindo é cansativo e soa a irreal. E nem vamos aos preços das rendas vs qualidade das casas, que são abosumante ridículos. Joana, não quero que se sinta desencorajada nem leve o meu email a mal. Falo com conhecimento de causa, pois vivo há 4 anos nos EUA, tendo vivido precisamente 1 ano em NY. Sou apenas um bocadinho mais velha que a Joana e talvez por ter partilhado alguns desses sonhos, senti-me na obrigação de escrever e partilhar a minha experiencia...um pouco mais realista, crítica e menos cor de rosa sobre este país. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pelas suas palavras! De todo que não me desanimou ou me fez ponderar a minha ida. Porque todos os pontos de que falou eu já os conheço de cor, e só por isso não me imagino (muito menos) sonho em casar, ter filhos e envelhecer nesse pais. Só mesmo a paixão por NY que me faz sair de casa um ano (quem sabe 5 que é o tempo do visto de estudante). E o facto de ainda ser nova diz-me que é agora ou nunca. Claro que vivendo em Portugal poderia ter escolhido Londres para estudar inglês e viver um ano fora. Mas não há outro destino no mundo que me faça sair de onde estou feliz e confortável. Estou no limite do tempo. É agora ou nunca. No máximo aos trinta quero andar de barrigona e dar início a uma nova vida. Por agora quero ir, mesmo consciente de todos esses problemas e fragilidades sociais... Deu-me um óptima ideia, irei tratar de um post sobre as minhas reprovações, incompreensões e medos de morte que tenho naquele país.

      Eliminar
  5. Muita sorte para as duas!! Que corra tudo o melhor possível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muuuuito obrigada :D em meu nome e da D!

      Eliminar
    2. Adorei o teu blog, e partilhamos do mesmo sonho, ir viver para a grande cidade, a cidade que nunca "dorme"! já fui duas vezes a nova york, e sem dúvida as duas que fui tive vontade de ficar por lá, mas infelizmente a parte do visto é mais complicada! mas as tuas palavras e a tua coragem ajudaram- me a tentar outra vez este sonho , o sonho de viver em NY! Boa sorte nesta aventura e vou continuar a acompanhar o teu blog.

      beijinhos

      http://modaepirosices.blogspot.pt/

      Eliminar