terça-feira, 15 de outubro de 2013

Washington D.C. 2013

Cari ragazzi!!

Sexta-feira, 6 de Setembro de 2013
The Port Authority Terminal - New York to Union Station Washington D.C.
Duração da viagem 4h, horário: -5h que em Portugal
13h check-in Renaissance WashingtonDC Downtown Hotel
São cinco da manhã, o despertador toca, os olhos permanecem completamente cerrados e a vontade de levantar o rabo preguiçoso da cama e deixar Manhattan é ZERO! Nunca, nem por um segundo, senti vontade de deixar aquela cidade. Pior ainda quando um Outono precoce começa a fazer das suas! Ou não fosse eu louca pela magia da época das chuvas e do frio... Afinal de contas, a chegada do 'trilintar' é sinónimo de armário renovado, malhas, botas e os meus queridos e inseparáveis cachecóis - será que este ano a Benetton tem cores novinhas em folha para eu derreter mais um bom par de notas?! 
Bom... mas voltando ao que interessa, é tempo de saltar da cama, tomar um banho quente, vestir roupa confortável (capaz de apaziguar as próximas quatro horas dentro de um autocarro) e quente (que lá fora estão apenas 13º graus). Ah! E correr! O autocarro parte às 7h e hoje não há desculpas para haver atrasados! Abre malas, fecha malas, cheirava-me que iamos passar a viagem nisto. E infelizmente não me enganei! Grrrr Escusado será dizer que chegámos à terra do Mr. President mais amaçados que polpa de tomate em lata, e carregadinhos que nem uns burros! Sim! Porque o homem lá me convenceu a viajarmos apetrechados com duas mochilas de campo às costas - segundo ele, só assim seria uma verdadeira road trip! Ainda não satisfeito, achou que fazer dois quilómetros (a pé e A SUBIR) da Union Station até ao hotel com 40º graus, se fariam com uma perninha às costas! Moral da história, estatelei-me na cama e só uma hora depois voltei a arrastar-me de novo para a rua!


A localização do hotel (e o próprio) não poderiam ter sido melhores escolhidos! Bastava descer dois quarteirões e estávamos no Mall, o que significa mesmo em cima do acontecimento! E ainda tive a sorte de ser vizinha por uma noite da querida Michelle! Enfim, um verdadeiro mimo para depois da tareia inicial! 




Capitol Hill


The Mall


Depois de algumas guerrilhas sobre o 'tira foto, outra foto, mais foto', consegui perceber que a tarefa ficava muito mais aligeirada se a criatura o fizesse sentado. Verdade! E para ajudar à festa, o homem adora estes pequenos breaks para fumar o seu cigarrito e TUMBA! Eu aproveito para voltar a carga! Mas quando a isto se junta também temperaturas que vão para lá do que é humanamente suportável, o 'cigarette time' adquire contornos nunca antes vistos - paragens obrigatórias de um banco de jardim para o outro! Basicamente um percurso que poderia ter sido feito num dia normal em 20/30 minutos, neste demorou mais de uma hora e meia! UMA HORA E MEIA! Sim, leram bem! Parecíamos songos mongos a deambular pelo Mall, a uma velocidade de fazer um caracol encherce-se de orgulho pela sua rapidez!



A parte boa disto tudo é que se foram tirando umas fotografias bem giras!! O Capitólio é deveras um monumento imponente, de fazer cortar a respirar! Apesar de os livros nos irem preparando para as suas dimensões, só mesmo quando ficamos frente-a-frente com ele é que nos apercebermos da monstruosidade da coisa. É lindo de morrer, mas infelizmente não conseguimos visitá-lo por dentro. Quem sabe numa próxima vez...


Aqui deixo uma imagem com o lado norte e sul do Capitólio. E mesmo aqui ao lado fica a Biblioteca do Congresso, a qual eu estava mortinha por conhecer, não abrigasse ela uma das maiores relíquias do mundo!



A Bíblia de Guttenberg - só restam três no mundo inteiro! É ou não é um verdadeiro tesouro?! Existem vários filmes que foram filmados neste local, e um deles é da Disney, e eu, claro, adoro-o - 'A lenda do tesouro perdido'. E há também um livro do Dan Brown que se passa todo ele em Washington D.C., para quem conhece o autor sabe que ele é um perito em desvendar os alguns dos maiores segredos da história das civilizações. Neste caso em particular da região onde estava, leiam o 'Símbolo' prometo que não se vão arrepender! No aeroporto de Lisboa comprei o último livro dele - 'Inferno' - mas este passa-se em Florença, e claro, já fiquei cheia de água na boca!!!


Posto isto, ficámos sem bateria na máquina fotográfica e toca de regressar ressabiados até ao hotel - o meu pequeno oásis no meio de um jardim escaldante! Com a maldita da preguiça a assombrar a cabeça do homem, este não vai de modas e parte à procura de um adaptador nas redondezas (antes mesmo de procurar por este na mala - mas isso não interessa nada). Eu completamente podre com a estafa da viagem de autocarro e do calor, vai de me enfiar na cama sóóó para fazer um piquena siesta - às 6h30 da tarde. Como my little potato nunca mais chegava (20h), aconchego-me dentro do edredon completamente vestida e só volto a abrir o olho às cinco da manhã do dia seguinte! Parece que o homem ainda me tentou subornar com um jantar, coisa que nem me lembro!


Sábado-feira, 7 de Setembro de 2013
Primeiro diálogo do dia, às 5 da madrugada:
- Tás a dormir? - je.
- Estava a dormitar, já acordei há algum tempo, mas ainda é tão cedo. - potato.
- Bora tomar banho e sair para rua? - je.
- Mas ainda está de noite...
- Eu sei, mas se nos levantarmos agora às 6h estamos prontos para sair e aí já está de dia!
- Okay!
E pronto, foi assim que começamos o dia - com vergonha de sair da cama por ser estupidamente cedo! Giro, ah! Todavia, havia um pequeno pormenor que nos estava a escapar... Primeiro era sábado; segundo a cidade estaria deserta até às 10 da manhã; terceiro antes disto nenhuma pastelaria estaria aberta! Basicamente tivemos bom remédio: calar e andar! A parte boa é que às 10h já tínhamos visto (e tirado uma foto) no edifício do FBI, na Casa Branca, ao Monumento de Washington e uma casa que não me lembro do nome, mas que ficava mesmo ao lado da casa do presidente. É costume fazerem-se lá reuniões de Estado, mas é tudo o que sei - perdoem-me a ignorância, mas não tenho aqui o meu top 10 da American Express para me ajudar, digamos que já o deixei na casa de praia.



FBI Building


O amanhecer em Washington é ou não é fofiiinho?!



Monumento de Washington em processo de restauração...


Os inquilinos mais simpáticos da América, da Costa Este à Oeste, eles estão por todo o lado!


Esta dispensa apresentações...



Acho que já não restam dúvidas quanto à cor predominante na capital, pois não?




A tal casa importante... Prometo quando 
souber o nome, coloco aqui!


Esta é a vista do Monumento para a White House! 
Nunca vi tanta simetria num só espaço! 



Jefferson Memorial


De barriga cheia tudo parece mais fácil e BEM MAIS PERTO! Porque só assim aceitámos de animo leve ir andando a pé até ao Jefferson Memorial. A nossa sorte é que as manhãs são frescas por isso não custou nada! Todavia, estávamos muito longe de imaginar os quilómetros que tínhamos pela frente! Mas valeu a pena este passeio, adorei o monumento, tinha uma vista privilegiada para o Mall e para a Casa Branca, e ainda um jardim à beira do Rio Potomac de cortar a respiração. Claro que este local era tão bonito que teve que dar lugar a um casamento bimbão lá pelo meio... Mas os casamentos são liiindos! Bimbos ou não.


Continuamos o passeio até ao Lincoln Memorial. Este já mais central, mas carregadinho de formiiigas (pessoas, entenda-se). Muito menos arejado, mas igualmente impressionante.






Eu quero aqui anunciar óh-faxa-vori a escolha da Havaiana no pé! Muito simples: não é novidade para ninguém que os americónadas são psycho-killers com a segurança no aeroporto, como tal adoptei a estratégia de andar de chanatas nos dias que terminassem num aeroporto - como o de hoje. Na esperança de deixar de andar descalça no control de segurança, mas tive que ter um plano C: meias! Porque SÓ naquele país te obrigam a descalçar os chinelos e nem a uns sacos de higiene tens direito!



No seguimento do Mall encontramos esta estátua em homenagem aos soldados que participaram na guerra do Vietname. Bem como uma parede com os nomes de todos os americanos que morreram por lá - parecida à parede que temo sem Belém em memória aos soldados que morreram na guerra em África. É triste e solene, como todos os monumentos deste tipo.




Ainda houve tempo para ir ao Hard Rock Cafe, ver as 'portas' de Chinatown, uma capela, um Museu, ouvir as sirenes dos bombeiros, e pronto: Washington CHECK!!






Sem comentários:

Enviar um comentário