domingo, 22 de janeiro de 2017

Packing to Porto

Cara ragazza!!

A semana começa com uma visita relâmpago à cidade do Porto. As expectativas estão altíssimas e não me parece que venha defraudada para Lisboa! Ao longos dos últimos anos tenho apontado numa lista os locais que gostaria de revisitar e esta será a oportunidade ideal. 
Estou a preparar-me para esta esta escapadinha como se de uma viagem de longo curso se tratasse. Como tal, uma vez mais, o blog será um aliado de pesquisa quando me sentir completamente perdida pela cidade...

Localizado no litoral norte de Portugal, às margens do Rio Douro, o Porto é a segunda cidade mais importante do país. Carrega ainda o famoso nome de um vinho de sabor único e que dispensa apresentações...

Na zona ribeirinha podemos ver refletidos no rio Douro o contrate dos estilos barroco e da belle époque, e ainda as cores vivas dos edifícios.


A cidade está situada numa colina, o que obriga a que o turista se prepare para um cardiozinho... Mas se não tiveres coração ou tempo para isso, posso garantir que os transportes públicos (autocarro ou metro) serão os teus melhores aliados. Ainda assim, há um programa que deverá ser mesmo feito a pé: atravessar a ponte D. Luís I e espreitar as caves do famoso Vinho do Porto.

Contudo, o programa deverá começar na Avenida dos Aliados. Seguindo pela avenida no sentido da Ribeira irás atravessar edifícios lindíssimos. Chegando aqui aproveite para carregar baterias para depois iniciar a travessia da ponte, construída em 1886 por um discípulo de Gustave Eiffel. Posto isto, é tempo de visitar as Caves do Douro em Vila Nova de Gaia. Nas margens do rio flutuam os rabelos - os barcos que transportam os barris do Vinho do Porto.

Agora sugiro que sigas para a baixa do Porto. A não perder nesta região a Livraria Lello, fundada em 1906, estilo neogótico, possui uma belíssima escadaria que o leva até a um café que piso superior. A Igreja do Carmo também não passará despercebida, com a fachada preenchida de azulejos pintados à mão. Será fácil encontrar a Torre dos Clérigos ou não fosse ela o edifício mais alto do Porto, com 76 metros de altura. Seguindo para sul, irá encontrar o Palácio da Bolsa, estilo neoclássico. Daqui continue o passeio até à Catedral da Sé. Não perca o fôlego e termine o passeio na Estação de São Bento que está de frente para a Igreja dos Congregados. 

Se for com tempo, o que não é o meu caso, sugiro que lanche no Café Majestic ou no Bar Galeria de Paris.

Sem comentários:

Enviar um comentário