segunda-feira, 6 de março de 2017

Benefícios da Low-Carb

Cara ragazza!!

Quem desse lado já compreendeu as vantagens de seguir um estilo de vida "low-carb"? Ou quem já tentou e quem está tentado a experimentar mas ainda está um pouco reticente?! Preparem-se porque vamos fazer uma revisão do que foi dito até agora...

Existem várias pesquisas que demonstram a eficácia do corte dos carboidratos na alimentação para quem pretende emagrecer de vez, sem precisar de contar calorias, e para melhorar a saúde no geral. Até há bem pouco tempo, as dietas assentes em baixos nível de carboidratos eram consideradas prejudicais à saúde porque promoviam o consumo de gordura, principalmente da gordura saturada. Todavia, a ciência já se cansou de provar que a gordura saturada é inofensiva ao organismo. 

Desde então, cada vez mais as pesquisam asseguram que as dietas low-carb emagrecem mais do que as dietas low-fat e ainda melhoram os índices de glicose, colesterol, triglicérides e outros marcadores de saúde. Apesar do alto consumo de gordura, as dietas low-carb não aumentam o colesterol LDL (o mau), embora isso possa acontecer com uma minoria de pessoas.

Benefícios das Dietas Low Carb
  1. Dietas Low-Carb saciam mais... A fome é o maior inimigo de qualquer dieta e a principal causa de abandono delas. Uma das grandes vantagens das dietas low-carb é a redução automática do apetite. As pesquisas mostram constantemente que as pessoas acabam ingerindo menos calorias quando cortam os carboidratos e comem mais proteína e gordura. Na verdade, os pesquisadores comparando dietas low-carb e low-fat são forçados a restringir o consumo de calorias nos grupos de dieta de pouca gordura para poderem comparar os resultados.
  2. Dietas Low-Carb emagrecem mais... Cortar carboidratos da alimentação é uma das formas mais simples e eficazes de emagrecer. Diversas pesquisas mostram que pessoas em dietas low-carb perdem mais peso e emagrecem mais rápido do que em dietas low-fat, até mesmo quando há restrição de calorias nas dietas low-fat. Em pesquisas comparando os dois tipos de dieta, quem faz a LC chega a perder 2 a 3 vezes mais peso, sem passar fome.
  3. Baixa o nível de triglicerídeos no Sangue... Triglicerídeos são moléculas de gordura, e o nível deles no sangue é um forte indicador de risco de doenças cardíacasPode parecer estranho, mas o principal causador dos altos níveis de triglicerídeos é o consumo de carboidratos, principalmente na forma de frutoseQuando as pessoas cortam os carboidratos, os níveis de triglicerídeos tendem a cair drasticamenteJá as dietas low-fat podem fazer o nível de triglicerídeos subir em vários casos.
  4. Melhora os níveis do HDL (colesterol bom)... Sabemos que quanto maior os níveis de HDL, menor o risco de doenças cardíacasUma das melhores maneiras de aumentar o HDL é consumir gordura. E as dietas low carb incluem bastante gorduraAssim não é surpresa descobrir que os níveis de HDL sobem bastante em dietas LC, enquanto tendem a se manter estáveis ou até mesmo a cair em dietas de baixa gorduraA proporção de triglicerídeos: HDL é outro forte elemento que ajuda a avaliar o risco de doenças cardíacas. Quanto maior for essa proporção (ou seja, quanto mais triglicerídeos e menos HDL), maior é o risco de cardiopatias. Ao reduzir os níveis de triglicerídeos e aumentar o de HDL, as dietas LC contribuem muito para melhorar essa proporção.
  5. Reduz os níveis de glicose e insulina no sangue... O corpo digere os carboidratos transformando-os em açúcar simples (principalmente glicose) no trato digestivo. De lá, esse açúcar cai na corrente sanguínea e eleva os níveis de glicoseComo níveis elevados de açúcar no sangue são tóxicos, o corpo reage com o hormônio insulina, que sinaliza para as células absorverem e armazenarem a glicose. Para as pessoas saudáveis, a liberação da insulina resolve rapidamente o problema. No entanto, muitas pessoas sofrem com esse sistema do corpo lidar com a glicose. Essas pessoas têm a chamada “resistência à insulina”, o que significa que o corpo tem dificuldade de armazenar a glicose nas células, mesmo com a libertação de grandes quantidades de insulina. A resistência à insulina pode levar à diabetes tipo 2, que ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina o suficiente para retirar a glicose da corrente sanguínea após as refeições.

<<DiabetesTrata-se de uma doença bastante comum, que afeta mais de 300 milhões de pessoasE a solução para o problema é bem simples. Ao cortar os carboidratos, você reduz ou elimina a necessidade de insulina. Assim, tanto os níveis de glicose como o de insulina caem bastante nas dietas Low-Carb. De acordo com o dr. Eric Westman, que tratou muitos diabéticos usando uma abordagem low-carb, ele conseguiu reduzir a dose de insulina de seus pacientes em 50% já no primeiro dia. Em uma pesquisa com diabéticos de tipo 2, 95.2% conseguiram reduzir ou eliminar o uso de remédios dentro de 6 meses com as dietas low-carb.Importante: se você atualmente está tomando remédios para reduzir o nível de glicose, é bom falar com seu médico antes de alterar seu consumo de carboidratos. A dosagem do remédio precisa ser ajustada corretamente para evitar hipoglicemia.>>

Mais informações aqui.

2 comentários:

  1. No entanto a nossa sociedade pratica uma alimentação extremamente rica em hidratos de carbono, é assustador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida... Acredito que pouco a pouco podemos fazer a diferença :)

      Eliminar