terça-feira, 21 de março de 2017

Colesterol - o (falso) vilão II

Cara ragazza!!

Continuando o assunto do Colesterol, sugiro que oiçam o podcast com o Dr. Souto e Dr. Rodrigo Polesso para compreenderem melhor como devem olhar para o maior indicador de gorduras no sangue...



Através do exemplo mencionado no podcast, resolvi fazer, eu própria, as minhas contas e descobrir se estava ou não em risco cardiovascular. Antes de mais, importa referir que ao contrário do Brasil, onde o valor de referência de colesterol se encontra ainda nos 200, em Portugal este número já baixou um pouco mais, situando-se agora nos 190. (E algo me diz que esta descida, que começou nos 220, continuará num futuro próximo...) 

Ainda assim, é sabido que estes valores de referência não diferenciam as pessoas mais ou menos propensas a sofrerem de doenças cardiovasculares. Contudo, a divisão dos resultados das frações LDL e HDL ajudaram os cientistas a definir quais as pessoas em maior situação de risco. Tudo isto através da divisão do LDL (mau) pelo HDL (bom). Fazendo as minhas contas: 277:91 = 3,04. Segundo o Dr. Souto, o resultado ideal é um índice menor que 4,5. E se a este resultado ainda formos dividir os triglicérides pelo HDL (46:91 = 0,5) e se o valor for inferior a 2, reforça o indicador de que a pessoa não está em risco cardiovascular. Logo, se ainda sei ler e contar, estou completamente fora de perigo. Mesmo com o colesterol mau de 277!!

Para resumir o assunto, o Dr. Souto vai mais longe e conclui: uma pessoa de 70 quilos é gorda ou magra? Obviamente, depende da altura. Se for uma mulher de 1 metro e 50, ela estará com sobrepeso. Se for um homem de 1 metro e 80 com 70 quilos, ele é muito magro. Então, o colesterol 225 da nossa leitora, é alto ou baixo? Não adianta olhar para o valor de referência do laboratório. Depende. Como é o HDL? Como são os triglicerídeos? Como é a glicose? Como é o resto? Mas, falando só sobre esse índice, como é o HDL? Vamos fazer 225 dividido por 45. Deu 5. O ideal é um índice menor do que 4,5. Abaixo de 5 não é péssimo. Vou fazer uma comparação. Vou pegar os 225 de colesterol total dela e ver quanto daria se o HDL fosse 52. Daria 4,3, menos do que 4,5. Então, ela tem razão. Aumentar o HDL é um objetivo mais interessante do que diminuir o colesterol total. 

Normalmente, uma dieta low carb tende a produzir um aumento de HDL. A atividade física também tende a produzir um aumento de HDL. Então, o que podemos sugerir é que ela siga nessa linha de atividade física e cuidando da alimentação. Mas ela precisa saber que às vezes existem limites que a genética impõe nos níveis de HDL. O principal é que os fatores de risco devem ser vistos como um todo. Se a pessoa perdeu peso, ela diminui o risco. Se ela perdeu centímetros da cintura, diminuiu ainda mais o risco do que em todas as outras coisas que falamos até agora. Se ela faz atividades físicas, ela diminuiu o risco em comparação com uma pessoa sedentária. 

Capisce minha gente?

Sem comentários:

Enviar um comentário