terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Comer quando...

Cara ragazza!!

Se tem fome (de verdade).

Começar um post com uma introdução polémica como esta já é meio caminho andado para ficares por aqui. Mas calma, respira fundo e regressa ao teu lugar... É precisamente nesta altura, em que acabei de contrariar tudo o que ouviste até hoje, que faz sentido pedir-te que reflitas um bocadinho sobre o quão a Natureza é perfeita. Afinal de contas, acreditas mesmo que um ser tão perfeito, com centenas de milhares de anos a habitar a terra, apenas sobreviveu até aos dias de hoje comendo bolachinhas processadas de 3 em 3 horas? Pior, que foi a regrinha do "3", com pouco mais de 30 anos de existência, que nos deixou completamente reféns das dietas mais mirabolantes de sempre? Três décadas data exactamente a época em que a industria alimentar cresceu e se desenvolveu para aquilo que conhecemos hoje... Então, concordas comigo que caso te tornes um produtor de comida, é natural que queiras que as pessoas consumam o mais possível o teu produto, verdade? Bingo! A industria alimentar apenas pegou no que a publicidade e o marketing têm de melhor e fez com que milhares de donas de casa acreditassem que os produtos que viam na TV eram os melhores para si e para as suas famílias.Todavia, a conversa sobre alimentos processados e industrializados terá que ficar para uma próxima... Hoje o que importa mesmo é perceber que cada um nós tem que fazer uma viagem no tempo e tentar entender-se a si próprio. Afinal, "(...) O corpo humano é um conglomerado de sinalizações fisiológicas perfeitas, capaz de sobreviver nas condições mais inóspitas. (...) Sempre que o seu sistema precisar de dormir, ele vai pesar os seus olhos e "chamar" seu corpo para a posição horizontal. (...) Sempre que fibras e excrementos chegarem ao fim do caminho dos intestinos, você receberá uma sinalização clássica para o "número dois"! Quando algo irritar suas mucosas do trato respiratório, você (sem chance de escolha) espirrará! Ou seja, TUDO o que o corpo precisa, ele SINALIZA através de uma sensação física. (...)"*Portanto, resumindo e baralhando... No momento em que a reserva de nutrientes no teu corpo baixar, por outras palavras, a glicemia descer, irás receber um aviso de FOME. E essa sim, será a altura ideal para saborear uma refeição. O segredo para um estilo de vida saudável não está no timing e nas quantidades que comemos, mas sim  NO QUE COMEMOS!Assim sendo, fome de verdade obriga a que comamos comida de verdade. Falarei sobre este tópico ainda durante esta semana. Mas até lá desafio-te a evitar o consumo excessivo de carboidratos, produtos refinados e industrializados. No fundo, pense que tudo o que não tiver um prazo máximo de validade de "3" dias deverá ser posto de parte! Vais ficar surpreendido com o significado de saciedade.



*Referência ao post do instagram de Lara Nesteruk.

2 comentários:

  1. Concordo. Muitos acreditam que comer de três em três, mesmo que bolachas ou snack's enganadoramente saudáveis é meio caminho andado para ter o corpo que desejam e não poderiam estar mais enganados! No entanto sou da opinião que também não deves ficar esfomeada pois, dessa forma, tens tendência a comer tudo o que encontras e a não ser tão seletiva em relação à escolha dos alimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente! Contudo, o jejum intermitente ensinou-me a perceber o que é fome de verdade e vontade de comer. Daí que esteja até agora, 18:17, com apenas uma refeição feita ao longo de todo o dia (vários legumes e carne grelhada no forno em azeite) e continuo sem fome para o "lanchinho" da tarde! Ah e não tomo pequeno-almoço. Desde miúda que saltava esta refeição e não entendia porque tinha que comer quando não sentia fome nenhuma... Mas claro que se me aparece uma banana à frente vou ter desejos de a comer, mas não por estar com fome. ;) Vou explicar esta coisa do jejum também, prometo :)

      Eliminar