quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Alimentos anti-inflamatórios


Cara ragazza!!

Hoje, dou-te a conhecer uma lista de alimentos anti-inflamatórios que são extremamente benéficos para a limpeza interna do nosso corpo. Pertencem a um conjunto heterogéneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais, além das enzimas, que bloqueiam os danos dos radicais livres. Nunca te esqueças que a natureza é sábia e podemos dispor dela para alcançar o alívio de sintomas de todo tipo de doenças ou até a cura total. Os mais importantes:
  • Peixes: Os mais ricos em óleos naturais, como o salmão, atum e sardinhas, são excelentes para reduzir a inflamação, devido à grande quantidade de ômega-3 nesses peixes. Para funcionar, porém, precisa ser preparado de maneiras saudáveis, sem abundância de sal e sem ser frito.
  • Brócolos: Um dos melhores compostos naturais para combater doenças são os sulforafanos, que estão presentes nos brócolos. Eles ajudam no combate à inflamação exagerada do sistema imune. Pra quem não gosta de brócolos, o repolho também tem as mesmas propriedades. A vitamina C contida neles também é um agente anti-inflamatório e ajuda a diminuir a proteína C reativa em até 45%.
  • Tomate: Contém licopeno, que ajuda a combater a inflamação dos pulmões e de outras partes do corpo. Quando ele é cozido ou passa por algum preparo, isso eleva a concentração desse composto, então os molhos também funcionam.
  • Beterraba: Além da betalaína, pigmento que dá a cor roxa, ser um ótimo composto anti-inflamatório, ela contém antioxidantes, vitamina C e fibras.
  • Pepino: Diurético natural e anti-inflamatório que ajuda a eliminar as toxinas, além de ser rico em vitaminas A e C, e sais minerais.
  • Abacate: Possui em sua composição uma substância de ação anti-inflamatória, o beta-sitosterol, que faz com que as células exerçam melhor suas funções.
  • Melão: Importante na alcalinização do pH sanguíneo e anti-inflamatório. Suas sementes podem ser trituradas, garantindo maior fornecimento de fibras.
  • Sumo de Uva natural: Antioxidante e anti-inflamatório.
  • Nozes: Além de ajudarem a combater a inflamação, os antioxidantes das nozes colaboram com a reparação dos tecidos que foram danificados por ela. Junto com os peixes e os vegetais de folhas verdes, elas fazem parte da dieta do mediterrâneo, que é mundialmente conhecida por baixar os níveis inflamatórios do organismo.
  • Gengibre e Cúrcuma: Ambos os temperos têm propriedades anti-inflamatórias. A cúrcuma, aquele tempero que dá ao curry sua cor amarela, mostrou aos cientistas que ajuda a “desligar” uma proteína que regula o sistema imune, a NF-kappa B, e assim, regula a inflamação.
  • Alho: Seu poder de combate à inflamação e doenças já é conhecido há muito tempo. Ele funciona tão bem que a sua ação no organismo é comparável a medicamentos como o ibuprofeno, impedindo que as reações que levam a inflamação aconteçam no corpo.
  • Azeite de oliva: Rico em gorduras monoinsaturadas, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O extravirgem possui taxa de acidez inferior a 1%.

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelas sugestões. Acredito cada vez mais que com uma alimentação saudável e equilibrada conseguimos evitar a maioria das doenças e curar outras tantas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo Tulipa! E sem dúvida mais saboroso e barato! A indústria farmacêutica é que não acha muita piada a que tenhamos acesso a estas informações...

      Eliminar