quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O Perigo do Glúten

Cara ragazza!!

Quantos de vocês já pararam para pensar realmente sobre os perigos associados ao consumo desmedido de glúten? Não é por acaso que falo dele como se de uma droga se tratasse, ou não tivesse o meu corpo aprendido a identificá-lo como tal...


Para me ajudar a explicar o assunto de forma concreta e cientificamente, resolvi recorrer ao blog do Dr. souto. O mesmo que depois de analisar vários estudos científicos concluiu que o consumo de glúten está altamente associado a processos inflamatórios que podem causar doenças autoimunes.

Para nos ajudar a perceber o nível de intolerância ao glúten, o Dr. refere que os sintomas variam de leves e pouco específicos até um síndrome clássico de má absorção intestinal em paciente desnutridos. Quando ingerido, o glúten chega ao intestino estimulando a produção de anticorpos, principalmente as imunoglobulinas, que se atrofiam e deixam de desempenhar a função de captação dos macro e micronutrientes. Ou seja, pouco a pouco o organismo vai sendo privado da recolha de nutrientes essenciais, tornando a pessoa desnutrida.

Todavia, o maior problema relacionado com a ingestão de substâncias inflamatórios, como é o caso do glúten, provem do facto de muitas vezes só detectarmos a presença da intolerância "tarde demais". Por outras palavras, sempre que uma pessoa come algo com glúten ela será vítima de uma reação que danificará o forro do intestino e os nutrientes não serão absorvidos apropriadamente, o que resultará em consequências físicas extremas. Citando Dr. Souto, o corpo humano tem aproximadamente um trilião de células humanas na sua composição corporal e mais de cem triliões de bactérias. Estima-se que tenhamos de um a um quilo e meio de peso em bactérias no nosso organismo, logo seria imprudente não ter em consideração a actividade metabólica que elas exercem no nosso corpo. O intestino, depois do cérebro, é o órgão que recebe maior número de terminações nervosas, o que significa que manter o intestino saudável é fundamental para atingir a saúde plena.

Infelizmente, a medicina tradicional continua a dar pouca importância aos problemas intestinais cada vez mais comuns na sociedade. Os médicos continuam a preferir "solucionar" a doença com uma boa dose de medicamentos, que ao invés de curar apenas vão mascarar um problema que será eterno no organismo. O Dr. Souto alerta ainda para o facto que a intolerância à lactose reflecte o mesmo tipo de desconforto que a do glúten.

Estudos realizados, nos últimos quarenta anos, têm revelado que o glúten poderá ser responsável por outras doenças autoimunes. Por exemplo, ficou comprovado que os celíacos sofrem um risco maior de contrair diabetes do tipo 1, tireoidite de Hashimoto, psoríase, síndrome de Sjögrenenefropatia lgA, entre outras. Isto ocorre porque a inflamação gerada pelo glúten gera um ambiente propício para o desenvolvimento das doenças mencionadas. 

Por conseguinte, a primeira decisão do Dr. Souto perante uma qualquer doença é a retirada imediata dos alimentos potencialmente alérgicos e intolerantes, como o glúten e a lactose. Mesmo para quem não tem um diagnóstico confirmado, a minha pergunta é: se você sabe que a tomada dá choque, você vai colocar a mão? Então, se você já sabe que tal alimento oferece um risco para sua saúde e cria um potencial no desenvolvimento de doenças autoimunes, porquê arriscar? 


Para quem ficou curioso sobre os 
perigos do trigo, espreitem aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário