terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O Perigo da Pílula

Cara ragazza!!

Quatro meses passados e, creio que, posso finalmente assegurar que valeu SUPER a pena ter-me livrado da pílula! Apesar de ter sido uma decisão totalmente minha, devo confessar que foi óptimo poder contar com o apoio do senhor-meu-namorado. Afinal, até aqui, tinha a pílula como o comprimido mágico para todos os males do mulherio - contraceptivo, prevenção do acne, controlo dos ciclos e das dores menstruais. Contudo, espasmem-se ao saber que a minha maior surpresa foi verificar que durante este período experimental nunca me apareceram borbulhas, senti dores ou grandes diferenças de fluxo. Moral da história, passei os últimos anos a tomá-la pelos motivos errados... Ou seja, uma vez mais, a reeducação alimentar apaziguou os sinais que o meu corpo me enviava mas que na altura não sabia interpretar.

<<A medicina tradicional continua a prescrever comprimidos a um diabético para o ajudar a controlar o índice de insulina no sangue, ao invés de o aconselhar sobre a forma correcta de se alimentar, evitando picos glicêmicos.  Pensando bem, eu fazia o mesmo com a pílula, esperava que ela fosse capaz de neutralizar as borbulhas provenientes dos chocolates, fritos e bolos que ingeria diariamente...>>

Esta tomada de consciência veio principalmente pelos (maravilhosos) sermões do Dr. Barakat, e mais tarde pela confirmação da Lara Nesteruk (testado e comprovado pela mesma). Por isso, convido-vos a lerem sobre esta temática os seguintes posts (clickem nos tópicos para irem directamente para os respectivos blogs):

A pílula gera uma modificação nos lipídios, triglicerídios e no colesterol da mulher. Isso piora em mulheres na faixa de 30 anos, que geralmente podem sofrer infartos e AVC, diferentemente das mais jovens onde os problemas mais comuns são o surgimento de varizes e problemas circulatórios. Atenção também para casos de problemas de pressão, como a hipertensão, onde a probabilidade de surgir complicações é muito maior!  Acho um absurdo toda sociedade ter medo de repor hormônios quando é necessário e, aceitar o uso de anticoncepcional sem um estudo mais a fundo do paciente.
 A trombofilia também é um dos assuntos frequentes quando combinamos a bomba pílula e cigarro. Veja, foi feito um levantamento no ambulatório de trombofilia do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo (antigo Hospital Brigadeiro), em que o uso de pílula anticoncepcional associado ao tabagismo provoca um aumento do risco da mulher contrair trombose. Os hormônios dos anticoncepcionais, como o estrógeno e a progesterona, alteram a circulação e aumentam os fatores de coagulação do sangue, aumentando as chances de desenvolvimento de coágulos em veias profundas. De maneira geral, o problema pode estar associado a alterações genéticas, mas é relacionado, principalmente, à hipertensão arterial e colesterol, além de fatores de risco como a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo, principalmente.
O fato de low carb não ser (ainda) o tratamento padrão para ovários policísticos é no mínimo estranho. Imagine uma pessoa que não tolera lactose. O que você faz? Remove a lactose. Imagine uma pessoa que não tolera fenilalanina (fenilcetonúrico). O que você faz? Remove a fenilalanina. Imagine uma pessoa com hiperinsulinismo e que, portanto, não tolera a glicose. O que você faz? Remove a glicose? NÃO!!! Dá metformina, manda passar fome, manda fazer exercícios físicos, manda fazer fertilização assistida - QUALQUER coisa exceto remover a glicose que é a CAUSA do distúrbio... É, realmente não faz nenhum sentido.


Próximo passo: 
Aconselhar-me com a minha ginecologista sobre o melhor anticoncepcional para mim.

10 comentários:

  1. Olá Joana :)

    Olha tive especial interesse neste post pois há meses que penso em parar com a pílula. Também acompanho o Dr. Barakat e para além dele nunca ouvi benefícios na toma deste anticoncepcional, muito pelo contrário...

    Há mais de 10 anos que tomo a pílula sem qualquer interrupção e acho que parar com a mesma só me ia trazer benefícios mas tenho sempre receio de a parar de repente e ter algum "efeito secundário" por causa disso e de o corpo estar tão habituado...
    Tu quando paraste de tomar a pílula, foste primeiro aconselhar-te com a tua ginecologista? Ou paraste por decisão tua e como disseste no post vais agora ver com ela uma melhor alternativa?

    Desculpa o interrogatório mas este é sem dúvida um assunto que me interessa bastante :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hallo Carina!!!

      Não sei a que tipo de efeitos secundários te estás a referir, todavia os que eu temia nunca aconteceram. Mas respondendo à tua pergunta sobre se tomei esta decisão depois de ter falado com a minha ginecologista, a resposta é não. Não vi qualquer razão para isso. Mas agora sim, preciso de me aconselhar com ela sobre qual o anticoncepcional (menos invasivo para o meu organismo|) devo adoptar, uma vez que estou numa relação longa e estável há vários anos e dado para não queremos bebés para já (ou seja, este é mesmo o único motivo do qual me preciso proteger). Caso contrário, nem procuraria a sua ajuda nesta fase. Afinal, os preservativos são os melhores para as relações sexuais.

      Beijinho e pergunta sempre!

      Eliminar
    2. Os "efeitos secundários" de parar a pílula que temo provavelmente seriam os mesmos que temias pois alguns deles são os que referes no post acima. Pois, eu já estou solteira há algum tempo e daí também me questionar tanto se faz mesmo sentido tomar a pílula só por tomar e porque "dá jeito".
      Depois desta tua partilha e de "não me sentir a única" a achar que realmente a pílula não é benéfica para o nosso organismo vou mesmo parar. De qualquer das formas há meses que ando a adiar uma consulta à ginecologista, acho que depois de parar e ver como me sinto será uma boa altura para ir falar com ela e ver se está tudo bem comigo fazendo um check-up ;)

      Obrigada pela tua partilha! Beijinhos

      Eliminar
    3. Exacto... Eu percebi que tomava a pílula para não ter borbulhas, dores e alterações de fluxo, mas acabei por perceber que o problema de ter esses sintomas estava na alimentação tinha. Por isso, quanto a mim, não adianta parar de tomar a pílula se continuarmos a comer hidratos e açúcar. Porque as borbulhas vão continuar a aparecer sempre. Ou seja, o caminho para uma vida saudável está sempre na alimentação. Os medicamentos vitalícios vão sempre mascarar um mal que desconhecemos, porque se fosse para curar alguma coisa tomávamos durante um período e depois parávamos, certo? Boa! Lê o máximo que possas sobre o assunto e como vês não estás sozinha! 😉 beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Uau! Incrível como pensei que as reacções seriam completamente outras! É maravilhoso falar sobre assuntos polémicos e abrir mentalidades! Se tiveres dúvidas apita! Beijinhos

      Eliminar
  3. Tomo a pílula apenas como método contraceptivo, e não pelas outras razões que falas. Recentemente uma pessoa da família teve um problema muito grave devido à pílula, e está tratamentos à vários meses. Quero falar com o meu medico sobre qual o melhor método a utilizar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fazes muito bem! Afinal, se nunca sofreste com borbulhas, dores menstruais e afins, e só tomas a pílulas para te proteger de gravidezes indesejadas, acho que deves tentar o quanto antes procurares outras soluções - menos agressivas para o organismo!

      Eliminar
  4. Joana, isto fez-me repensar na minha vidinha toda, acredita!
    Obrigada por partilhares esta informação preciosa!
    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, por estares atenta ao blog! :D Espero continuar a partilhar informações que o mundo tende a esconder...

      Eliminar