quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Sumo de frutas, pode?

Cara ragazza!!

A resposta é um redondo NÃO. Mas para vos ajudar a entender com total clareza esta temática, resolvi transcrever um dos snaps do Dr. Barakat, em que  ele explica tim-tim por tim-tim os perigos de um copo de frutas espremidas.    


Primeiramente, importa dizer que a frutose é a maior causadora de gordura no fígado. Mas, o pior é que a frutose é uma forma de açúcar que o organismo tem muita dificuldade, e desinteresse, na sua utilização. É um tipo de açúcar que o cérebro e os músculos não utilizam nas suas funções. O único órgão que se adapta, ajusta e aceita a frutose é o fígado. Inclusive, os problemas no fígado derivados do álcool provêem da composição de frutose das bebidas alcoólicas. Por este motivo, a frutose em forma de sumo é veneno para o nosso organismo. 

A natureza disponibilizou-nos as frutas como guloseimas naturais, mas para não comermos em excesso ela não é de fácil acesso... Um copo de sumo de laranja tem mais de seis laranjas, logo é muita frutose ingerida num só copo. O sumo normalmente contém muito mais frutas do que se consumíssemos em estado “bruto”.  Além disso, ao prepararmos o sumo separamos a fruta (fibras) dos seus fluídos. Isto faz com que esse açúcar seja absorvido muito mais rapidamente, aumentando os níveis de açúcar e insulina no sangue. Ou seja, os diabéticos e pessoas que estão em busca da perda de gordura: deverão evitar a todo o custo estas opções. Entenda que tudo o que é bom no fruto é deitado fora quando espremido (casca e fibras), restando apenas a água e o açúcar. Logo, não existe benefício nenhum em bebermos sumos naturais de frutas, excepto o prazer momentâneo que isso lhe possa trazer. 

Assim sendo, se tiveres com sede bebe água, se tiveres com fome come a fruta. Afinal, ao contrário da ingestão de um sumo, enquanto mastigas a frutose entra no nosso organismo de forma lenta e progressiva, e durante este processo dificilmente irás comer mais do que duas peças de fruta seguidas. 

Nunca se esqueça que a natureza é perfeita. Logo, se fosse para bebermos sumos de fruta ela teria nos dado árvores de sumos e não árvores com frutos... (Lara Nesteruk)
Todavia, se a vontade for muita os mais saudáveis são os verdinhos e compostos essencialmente por verduras:

Todos estes sumos e muitos mais aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário