sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Milano

Cara ragazza!!


Hoje é dia de sentar o rabo no avião e seguir viagem para mais um, aliás dois, destinos completamente novos para mim! Curiosos?! Pois bem, para vos provar que planeio estas escapadinhas tim-tim por tim-tim, resolvi deixar-vos com o meu plano de festas nos próximos dias... De qualquer forma, podem sempre seguir o instagram stories para não perderem pitada da aventura!




Sexta-feira, 24 de Fevereiro
A partida de Lisboa está marcada para o início da noite, logo a chegada a Milão acontecerá tarde e a más horas. Posto isto, duvido que haja muita energia para grande rambóia esta noite. A parte boa é que acordarei logo a ouvir: Buongiorno ragazza!! 

Sábado, 25 de Fevereiro
Milão continua a ser uma das cidades italianas mais negligenciadas pelos viajantes. Apesar das poucas atrações turísticas, todas elas são bastante belas e imponentes, fazendo com que a capital mereça um olhar mais atento por quem a visita. Milão é conhecida por ser a capital da moda e ainda a sede de duas importantes equipas do futebol mundial. Possui uma das maiores e mais lindas catedrais góticas, um dos teatros mais famosos do mundo e ainda alberga um dos painéis mais conhecidos de Leonardo da Vinci. 

O Duomo de Milão é, sem dúvida, uma das igrejas góticas mais bonitas da Europa. Levou cerca de 500 anos para ficar concluída e, reza a lenda, que quando ficou finalmente tiveram-se que se iniciar obras de restauro... A catedral possui 135 agulhas e 3 200 estátuas na sua fachada. No topo da torre mais alta está a Madonnina: a estátua da virgem protetora da cidade, toda banhada a ouro. Depois de uns minutos a contemplá-la e de muitas fotos tiradas, deverá visitar o telhado do Duomo. Aliás, é uma ótima opção para quem quer apreciar a vista da cidade e também ver de perto os detalhes da fachada, impossíveis de serem vistos da praça. A subida faz-se pelas traseiras. O visitante tem duas opções: ir de elevador (13€) ou de escadas, cerca de 200 degraus, (9€). De seguida aproveite para visitar o interior da catedral. A entrada do Duomo infelizmente não é gratuita. 


Daqui seguiremos o passeio pela Corso Vittorio Emanuelle - a rua que fica ao lado do Duomo - em direção à Galleria Vittorio Emanuelle II. É o centro comercial mais famoso de Milão, com mosaicos gigantescos nas paredes e piso, e o tecto em vidro. Está sempre cheio de turistas e consumidores. A avenida segue até à Praça San Babila, região conhecida como Quadrilátero de Ouro, que resulta num conjunto de quatro ruas, formando um “quadrado”. Aqui poderá encontrar as lojas de luxo mais famosas do planeta: Armani, Gucci, Ralph Lauren, Louis Vuitton, Burberry, Prada, entre outras.


Agora é tempo de um almoço rápido, já que "leve" na terra da pasta é impossível... Seguimos para o famoso Luini, que fica na Via Santa Radegonda, para experimentarmos o recomendadíssimo Panzerotti. É um pastel feito de massa de pizza, frito e com recheios variados. Os mais procurados são os de mozzarella com fiambre e o de mozzarella com tomate, na dúvida devoro os dois. Será seguramente uma das iguarias mais deliciosas que irei provar em Itália, mas já vou psicologicamente mentalizada para as filas!

Posto isto, regressaremos à Galleria Vittorio Emanuelle II mas, desta vez, sairemos pelo lado oposto ao da praça do Duomo. Neste local, irá deparar-se com o famoso Teatro alla Scala, entre e deixe-se apaixonar pela atmosfera do interior do teatro. 


Para manter a chama pariense acessa, sugiro que apanhemos um uber até ao Arco della Pace. Um arco do triunfo que já foi a entrada da cidade na época de Napoleão Bonaparte. Reza a lenda que foi construído de maneira a que ficasse na direção exata da capital francesa.



Daqui seguiremos para um passeio pelo Parque Sempione, que fica em frente. Composto por uma grande área verdejante, agradável para uma caminhada ou mesmo para sentar e descansar. O parque fica nos fundos do Castelo Sforzesco. Construído pela família Sforza, uma das que tiveram o poder em Milão, ela também foi residência de Leonardo da Vinci, por longos 17 anos. Tanto quem vem do parque, quanto quem vem da frente do castelo tem livre acesso ao pátio interno. Dentro do edifício, funciona um famoso museu de arte.



O dia já vai longo... Então, acredito que seja o momento ideal para entrar no espirito boémio da cidade e aproveitar o que Naviglio Grande tem nos oferecer. Nesta zona não faltam opções de bares, restaurantes e casas de jazz para disfrutar da noite italiana. Tudo isto, sempre junto ao canal por isso não guarde a máquina fotográfica.
Para terminar a noite em beleza, que tal voltar à região do Duomo e dislumbrar-se com a cathedral iluminada. Depois continuar a caminhada em direção à Galleria Vittorio Emanuelle II. Agora seguramente mais vazia, perfeito para realizar o ritual tradicional para quem visita o Touro da Sorte: um mosaico no piso, bem no centro da galleria. Diz-se que quem colocar o calcanhar nos testículos do animal e girar sobre ele no sentido dos ponteiros do relógio, terá imensa sorte.



Domingo, 26 de Fevereiro
É tempo de nos despedirmos de Milão. Sugiro fazê-lo durante uma visita à Igreja Santa Maria della GrazieÉ necessário comprar bilhete para visitar: IL Cenacolo. O nome pode não dizer-lhe a nada,, mas e se eu lhe disser que aqui encontrará o famoso famoso painel retratando a Última Ceia, de Leonardo da Vinci? No refeitório da igreja encontrará um dos frescos mais conhecidos do artista. Diz-se que actualmente estão a fazer uma espécie de limpeza no ar do edifício, impedindo que bactérias ou outros germes entrem em contato com o interior do refeitório e provoquem danos à pintura. Como tal, lá dentro, o ambiente é gelado (para ajudar na conservação) e até um pouco sombrio. Mas basta nos depararmos com o painel original para perceber o motivo de ele ser tão famoso, e enorme: possui 9m de largura por 4m de altura, ocupando toda a parede daquele lado.



Calculo que nesta altura os desejos de Panzerotti, do dia anterior, estejam nos píncaros. Logo, recuso-me a deixar a cidade sem um abastecimento simpático destes pasteis. Até as horas da viagem de comboio passarão a voar... Se tudo correr como o previsto, os hidratos irão pôr-me a dormir num instantinho!

Próxima paragem...

3 comentários:

  1. Ainda não conheco Milão vou ficar atenta às dicas e fotografias. Qual a sua profissão?

    ResponderEliminar
  2. Pequena correcção: a entrada no Duomo é paga, bem como o acesso ao terraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Marta! O blog que li para me inspirar para fazer este roteiro estava desactualizado :( Paga-se e não é pouco!

      Eliminar