segunda-feira, 20 de março de 2017

Colesterol - o (falso) vilão I

Cara ragazza!!

Depois de ter passado o último mês a informar-me intensamente sobre o "vilão" Colesterol, resolvi partilhar convosco alguns dos pontos fulcrais deste indicador e desmistificar o drama da morte anunciada numa pessoa com valores acima dos considerados normais (actualmente acima dos 190. Sim porque este número tende a diminuir de ano para ano (220), outro dado curioso ha?! #sóquenão). 


Primeiramente, importa referir que se a medicina tradicional estivesse efectivamente correcta, eu estou em risco de enfarte cardíaco praticamente há quatro anos. Apesar de nunca, repito NUNCA, ter estado acima do meu peso ideal (tendo em conta a altura), e sempre ter apresentado: uma glicemia boa (valores de açúcar no sangue baixos - o excesso deste provoca diabetes), uns triglicérides óptimos (valores de gordura no sangue baixos - o excesso deste provoca a gordurinha localizada), e um HDL sempre fantásticos (valores altos do colesterol "bom"), as minhas análises de há quatro anos para cá mostram insistentemente que estou em risco de panicar a qualquer momento, afinal o meu colesterol LDL (o colesterol "mau") está sempre acima do que é considerado normal pelos médicos (277). 

Posto isto, a minha pergunta é a seguinte: Como pode uma magricela como eu (palavras da médica de família e da ginecologista*) estar, supostamente, em risco de sofrer um ataque cardíaco devido ao excesso de gordura no sangue se não tem gordura suficiente no organismo para entupir os vasos sanguíneos?! Resumindo e baralhando, a indústria farmacêutica encontrou aqui MAIS um motivo mirabolante para nos aprisionar a medicamentos vitalícios e encher-lhes o cofre até ao nosso fatídico dia...

Ainda assim, convenhamos que estou consciente que os meus valores 277 de LDL são completamente diferentes de uma pessoa com excesso de peso, com risco de diabetes e colesterol HDL baixos. Ou seja, cada caso é um caso, e todos os cenários devem ser avaliados individualmente. Afinal, a gordura que corre nas minhas veias (gorduras saturadas) não são seguramente as mesmas que as de um obeso (gorduras trans). Logo, para quem já entende um bocadinho da dieta Low-Carb-HIGH-FAT (baixa em carboidratos e alta em gordura), o medo das gorduras (boas) já foi dissipado há muito tempo. Como tal, viver em pânico com a sentença de morte declarada pelo Colesterol "mau" é só a maior anedota de 2017.

Amanhã continuarei este tema mostrando várias evidências cientificas que provam que a sociedade contemporânea é uma escrava submissa dos medicamentos impingidos pela indústria. Porque medicamentos vitalícios só provam o seguinte:
  1. A não existência concreta de doença. Diabetes e colesterol não são um vírus capazes de serem extraídos dos teu organismo através de um tratamento medicinal, como é o caso da gripe ou do cancro. Como tal, uma simples reeducação alimentar poderão ser suficientes para viveres uma vida plena e saudável.
  2. Será sempre mais fácil tapar as pe(as)neiras com comprimidos do que descobrir e tratar efectivamente o problema na raiz. Muitas vezes só precisamos de aprender a comer para corrigir e suprimir os indicadores negativos que as análises nos relevaram. 
  3. Se existem alimentos que reconhecemos que nos fazem mal para quê continuarmos a ingeri-los só porque alguém nos receitou um comprimidinho milagroso?! 

*segundo a própria, até estou demasiado magra para engravidar.

1 comentário:

  1. Qualquer médico com dois dedos de testa sabe que os valores de colesterol só por si não são uma sentença de morte e que é preciso verificar se há factores de risco ou não. É por isso que nem tu, nem eu, nem outras pessoas jovens e saudáveis mas com colesterol alto tomam comprimidos para baixar o colesterol.
    Vem sempre a conversa das farmacêuticas, chiça... São o bicho papão em todo e qualquer assunto. Falas como se os médicos fossem todos uns paus mandados que receitam comprimidos sem avaliarem os factores de risco do utente.

    ResponderEliminar