quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Jantar très-chic sem sair de casa!

Cari ragazzi!!

Ser fadinha-do-lar implica, entre muitas outras coisas, ter a sorte de puder decidir o que se come (ou não) cá em casa! E este sábado ou domingo à noite vou dedicar-me a estes bolinhos de batata-doce com ovos escalfados e a este cheesecake de gelado de iogurte, morango e gengibre! Desde que descobri estas duas receitas da querida Mafalda não penso noutra coisa meninas! Tenho muitas dúvidas se conseguirei dar este aspecto delicioso ao meu prato, mas prometo colocar uma fotografia no instagram, provando se sou ou não uma naba nestas coisas da nouvelle cousine.

Ingredientes (para seis bolinhos)

  • 500g de batata-doce;
  • 250g de batata;
  • 1 cebola;
  • 2 ovos;
  • 1/3 chávena de farinha sem fermento;
  • 1/2 colher de chá de pimentão doce fumado (opcional);
  • sal e pimenta qb;
  • óleo vegetal, para cozinhar;
  • 1 a 2 fatias de salmão fumado por pessoa;
  • crème fraîche de cebolinho;
  • 1 embalagem de crème fraîche;
  • 2 colheres de sopa de cebolinho picado picado, extra para decorar;

Receita 

Comece por fazer o creme fraîche de cebolinho. Misture todos os ingredientes numa tigela média, reserve. Coloque a grade do forno na parte superior. Aqueça o forno a 150ºC. Coloque uma panela com água em lume brando, para ficar a postos para escalfar os ovos. Descasque e rale (nos buracos grandes do ralador) as batatas-doces e normais. Pique ou rale a cebola e adicione à batata, juntamente com os ovos, a farinha, a pimenta cayenne, a pimenta e sal. Misture bem, deixe repousar por 5 minutos. Aqueça um fio de óleo numa frigideira grande em lume médio. Quando estiver quente forme bolinhos de aproximadamente 1/3 de chávena cada, de mistura de batata (aperte bem com a mão para formar uma espécie de hambúrguer achatado). Frite os bolinhos durante 4 minutos de cada lado ou até ficarem dourados e cozinhados no interior. Coloquem num tabuleiro de ir ao forno e deixe-os ficar lá dentro para permanecerem quentes enquanto escalfa os ovos. Use 1 ovo por bolinho. Deixe a panela que já estava a aquecer com água levantar fervura. Junte um ovo de cada vez. Parta o ovo delicadamente para dentro da panela, deixe começar a escalfar, com a ajuda de uma escumadeira, retire e coloque o ovo por cima de papel absorvente por uns segundos para absorver a água. Para servir, coloque um bolinho no parto, cubra com uma fatia de salmão seguido de um ovo escalfado. Finalize com o crème fraîche de cebolinho.


Ingredientes (para seis a oito pessoas)

  • 200g de bolachas de gengibre, picadas;
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida;
  • 500g de morangos;
  • 1 colher de sopa de raspa de gengibre fresco;
  • 1/2 chávenas de xarope de acer, mel ou açúcar de coco;
  • 1lt de iogurte grego natural;
Receita 

Forre uma forma redonda com papel vegetal, reserve. Pique as bolachas, com a ajuda de um robot, até obter migalhas finas. Adicione a manteiga derretida e volte a bater para combinar. Deite a mistura sobre a base da forma preparada. Espalhe bem com a base de um copo ou parte de trás de uma colher. Tape e guarde no congelador enquanto faz o recheio. Coloque os morangos e gengibre num robot ou liquidificador. Junte o iogurte e bata. Prove e adicione o adoçante a gosto. Deite o preparado sobre a base de bolachas e coloque no congelador por 2-3 horas até ficar firme. Descongele ligeiramente o cheesecake antes de servir. Sirva com molho de morango e morangos arranjados se desejar. Pode guardar no congelador até 1 mês!!!

6 comentários:

  1. o cheesecake tem muito bom aspeto...também vou experimentar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah estou a espalhar gordices do bem com as minhas leitoras :D

      Eliminar
  2. Olá Joana!

    Desculpa a intromissão mas também uso óculos e vi a tua fotografia no instagram e fiquei completamente in loveeee! São mesmo giros!! Será que me podias dizer onde posso encontrar alguns desse género?

    P.S - A tua camisola também é linda (NYC é linda de todas as formas até em camisolas).

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida! Os óculos são da multiopticas e a camisola do mano! Heheh

      Eliminar
    2. Muito obrigada!! É que é difícil encontrar um modelo de óculos que nos enche as medidas e estes redondinhos são lindos, lindos, lindos!

      Bem, diz-lhe que tem muito bom gosto!!!

      Eliminar
    3. Compreendo as tuas palavras... principalmente quando se trata de um objecto que usamos todos os dias e que precisamos que enquadre diariamente com o nosso estado de espirito e outfit! Depois de uns Chanel e uns Ray-Ban, agora decide-me por estes, que mesmo não tendo marca foram mesmo os meus preferidos! Love it!! Em relação à camisola, o recado será entregue! Beijinhos

      Eliminar