quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Countdown to LIS!!

Cara ragazza!!

Já me cheira bem, cheira a Lisboa!!! 
Ponto da situação esta madrugada num apartamento em Manhattan:
  • Música boa (e portuguesa) aos berros a sairem dos meus headphones;
  • Empacotamento da minha vida nova iorquina em três malas;
  • Tudo isto enquanto escrevo o último post em NY.
Duzentos e setenta dias depois, a minha aventura na Big Apple chegou ao fim. Curiosamente não tenho nada a sensação que aterrei ontem na cidade que nunca dorme. Os dias por aqui foram tão intensos que acabo por achar que um mês em NY representa um ano no resto do mundo. Por isso, se me perguntarem quanto tempo vivi em NY eu responderei nove "anos" inesquecíveis!!! Na bagagem, para além dos trezentos e cinquenta quilos de roupa e sapatos a mais, carrego dias, passeios e amigos que deixarão saudades para sempre.
Aqui, em Lisboa ou na Mongólia estas pessoas estarão para sempre comigo. O difícil será sempre fazer e carregar malas para ir matar tantas saudades, por isso, enquanto eu me lembrar deste dia quero ficar quietinha em casa, está bom?! Mas haverá sempre um sofá para vos receber!! Em troca, claro, de uma quantidade generosa de bagels, pão de batata e hummus!!!
Ainda por terras americanas, já conto os dias para reunir a turma Vayorken em Portugal para um merecido remember ao melhor ano da minha vida.

(Perdoem-me meninas, mas tive mesmo que partilhar. 
É um tesouro demasiado precioso para não ser partilhado com o resto do mundo! O Diogo disse que isto valia um dinheirão na net, por isso quem sabe ainda fiquemos ricas à pala dos nossos serões! O Art Director não se costuma enganar nestas coisas, por isso comecem a escolher o destino das próximas férias!!)

Poderiam ter sido dez anos, o tempo que passámos juntas, mas teria sempre sabido a pouco. Foi tão bom, tão rápido e divertido, muito ao estilo Sex and the City, mas melhor. Ashley, Andreia e Eduarda não acredito que o dia do "até já" chegou... A parte boa é que voltarei a ter a Fabíola outra vez do outro lado da avenida - um verdadeiro flashback em tempo real! E estaremos sempre à vossa espera meninas!
Querida Ash promete-me que vais cumprir a tua promessa e virás para mais pertinho de nós, senão eu e a F seremos obrigadas a fazer-te uma surpresa brevemente!! Andreia, ostrinha para as amigas, vou morrer de saudades tuas "pah", das tuas performances hilariantes ao vivo e as cores, dos teus programas super fancy, mas principalmente dos nossos brunch no Cafe Luluc (onde tudo começou!). Eduarda, a minha juke boxe preferida, vê-lá se convences o homem que o Wimbledon é que é, quero ser uma tia presente!! Diogo Nova York pertence-te, estás na tua praia! Carregas o ADN do nova iorquino que chegou, viu e venceu! És o nosso canivete suíçóportuguês! #putyourselfinprespective e as tuas #foodporn também que eu aguentarei a pirraça! Querida Maria (companheira dos meses gélidos) que sejas muito bem-vinda novamente à ilha! Eu sei que não há frio, chuva ou neve que te derrube, porque haverá sempre uma dose maior de sol e calor dentro de ti! À outra Maria, cheia de pinta e um doce de miúda, só posso esperar que no cinema ou mundo dos business ainda ouvirei falar muito de ti! Quem sabe um livro com todas as tuas aventuras no PAO! Promete-me que vais pensar nisto?!? O mundo deveria ter o prazer de rir até às lágrimas com todas as tuas histórias! 
Obrigada ainda à Sofia por todas as visitas relâmpago a Manhattan, foram tão rápidas como divertidas. São para manter, mas agora noutro código-postal, em Lisboa ou no Dubai só o futuro o dirá!! Obrigada Cristiano por me teres posto deliberadamente a fazer abdominais sempre que estivemos juntos (rindo às gargalhadas horas a fio), ao Filipe por trazer a arte PORTOguesa até nós, às famílias que me confiaram os seus maiores tesouros, ao mano e à namorada pelo maravilhoso mês de Agosto, à Diana pela inspiração no planeamento da viagem e finalmente à roommate Ana pelos meses de companhia.
Enfim, vocês sabem... Obrigada a todos pelos momentos de riso, lições e crescimento. Amanhã, por esta hora, aterrará em Lisboa uma nova Joana, uma Joana mais feliz, mais segura, mais realizada e completa.


Até já Lisboa!!!

Setembro - B Fachada


Vim dar um passeio para o sul do país,
Deixei-te em Lisboa, mas não porque quis.
Saber que te soa esta valsa que eu fiz,
Há-de ser coisa boa, sou eu quem to diz.
Mandei vir o saber de Paris.

Escrevi-te uma carta de coisas de amar,
Se não for entregue, não me vou desculpar.
Porque o dom que consegue esta valsa a soar,
Não és tu quem mo negue, não, nem quando eu voltar.
Quando abrires os teus braços, nada disto já vai importar.

E quando o sonho saciar vou fazer de tudo para acordar.

Às vezes eu sinto uns fantasmas por perto,
Ao entardecer e com o meu rulfo aberto,
Faço para te prender esta valsa que é certo.
Mais que para te vencer, é para ver se desperto.

Lembras-me em todas as coisas de cá,
E a cada passo eu me passo para lá.
Mas então o que eu faço é valsar isto em fá,
Para te ter num abraço que Vênus não dá.
Quando o verão acabar e nós dois for só tudo o que há!

19 comentários:

  1. Acreditas que estou mesmo triste por NY ficar para trás? Vivia NY através de ti. Sucesso e felicidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh que amor!! Muito obrigada pelo carinho Sandra, mas continuarei a escrever sobre NY! Ainda há muito para partilhar!! Mil beijinhos

      Eliminar
  2. Não estava nada à espera! Pensava que ias ficar por mais tempo e tal como a Sandra estou triste por não ter mais NY ao pequeno-almoço mas ao mesmo tempo feliz por ti, ainda que não te conheça, porque antes de ires, sentia pelas tuas palavras aqui que era mesmo um sonho e vê-se que foste feliz enquanto aí estiveste!

    Obrigada por todos estes posts maravilhosos e por todos os outros que virão já em Lisboa, espero eu!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um comentário que me encheu o coração quando o li (enquando entrava no avião) e continua a encher!! Obrigada por ter estado desse lado este tempo todo, obrigada por ter feito parte desta aventura pelas terras do Uncle Sam! Continuarei a trazer novidades sobre NY, mas claro que Lisboa passará a ser a personagem principal do blog! Mil beijinhos

      Eliminar
  3. O VIDEO NAAAAAAAAAOOOOOOOO!!!! Hahahah E NY é assim, entram pessoas maravilhosas como tu na minha vida e apesar de rapidamente haver despedidas eu sei que pessoas assim ficam para sempre. Tens sempre o meu sofá à tua espera! E sim prometo que em estarei bem mais pertinho de todas <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHAHAH olha que eu vou cobrar!!!
      :D Eu disse que ia haver surpresas no post e o vídeo é o climax!!! HAHAH
      Foi só um "até já", recuso a despedir-me de ti! Basta olhar para os meus recuerdos e para as fotografias que te sinto logo aqui ao pé de mim! O problema vai ser no fim-de-semana... Não acredito que os nossos brunch terminaram (a-in-da-não-a-cre-di-to!!!)

      Eliminar
    2. Joana vou-te mataaaaaaaaar!!! A não ser que a minha conta comece a crescer! ;)
      Ash, já estou cheia de saudades!!! Vem rápido visitar-nos!!
      We love NY and NY loves us. We'll be back, for sure! Together, I hope.

      Love you both <3

      Eliminar
    3. HAHAHAH
      Juntas LX ou NY são mil vezes mais bonitas e divertidas!

      Eliminar
  4. Ficamos a espera de mais posts lisboetas!

    ResponderEliminar
  5. Joana, a seu tempo podes fazer um post com mais reflexões sobre a tua estadia em NY, quando já não estiveres sob o efeito das saudades das amigas e etc? Gostava muito de saber a tua opinião sobre viver em NY a ver se coincide com a minha - vivi 1 ano em NY.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, sem problema! NY ainda será muitas vezes a personagem principal do blog! Mas diga-me alguns pontos que pretende que eu fale, ou melhor, conte-me um bocadinho a sua experiência por lá. Mil beijinhos

      Eliminar
  6. Ahh! Pensei que ias ficar aí um ano inteiro. Nem falaste sobre a proximidade da partida, até parece que regressar foi uma decisão repentina! :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resolvi criar algum suspense no blog ;D heheh Apesar de saber da data do meu regresso há já algum tempo, resolvi guardar para mim e assim despedir-me da cidade e das pessoas sem pressões. Foi a decisão mais acertada, porque tive um último mês calmo e prazeroso. Mil beijinhos

      Eliminar
    2. Ainda bem então :)
      Beijinho

      Eliminar
  7. Não tendo nada a ver com o assunto, também pensei o mesmo. Achava que o curso de Inglês era na duração 2 semestres. Obviamente que as leitoras não têm nada que especular sobre a tua vida, mas tendo em conta que grande parte do blogue girou à volta da tua vinda para NY, penso que é legítimo que fiquemos um pouco surpresas com a partida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E realmente foram dois semestres certinhos, só que um semestre lá tem a duração de 4 meses cada. Claro que eu sabia que vos iria surpreender, foi propositado. :D Mas nenhuma dessas duas decisões foi repentina ou pouco ponderada. Mil beijinhos

      Eliminar
  8. Acho que queres dizer que foram 2 quarters, de 4 meses cada um. Ou seja, dois períodos. Um semestre corresponde a 6 meses, seja em PT ou nos EUA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso estou mesmo a referir-me à palavra semestre. É assim que eles se referem.

      Eliminar