quinta-feira, 11 de setembro de 2014

13 anos passados, o que mudou?

Cari ragazzi!!

Curiosamente, neste exacto momento não me consigo lembrar de nada positivo com que tenhamos aprendido com o fatídico 9/11 - the day we will never forget. O dia em que todos os nova-iorquinos fizeram parte de um filme de terror transmitido em directo, para o qual os actores nunca se inscreveram nos castings para o papel principal. O dia em que o mundo chorou, rezou e não acreditou no que os seus olhos viam na televisão. Até hoje, os 17 minutos que separaram o primeiro do segundo ataque às twin towers foram, sem margens para dúvidas, os mais longos da História Contemporânea.
Mas voltando à pergunta inicial... Treze anos passados, o que realmente mudou?!  De que forma um acontecimento na outra ponta do oceano afectou verdadeiramente as vossas vidas, rotinas e sonhos? Particularmente, quando parei para pensar sobre isto apenas me vieram à cabeça três palavrinhas tenebrosas: crescente onda de medo, insegurança e terrorismo (psicológico). Nunca, nem nos meus piores pesadelos, imaginei que um dia viria um arranha-céus desmoronar-se à 'frente dos meus olhos', e pior, que haveria alguém capaz de o executar. Resumidamente, no anonimato do meu dia-a-dia, esta tragédia duplicou drasticamente a minha convicção de a 'segurança' hoje não passa de uma ideia utópica perdida no tempo e no espaço. Onde os 'papões' deixaram de ter uma só cor, religião e tradição. 
Treze anos depois, a minha partida para o palco desta monstruosidade, deixa-me apreensiva e paranóica sobre o factor de estar (ou não) a ser irresponsável na minha decisão. Afinal, Manhattan continuará a ser, por todas as razões do mundo, o epicentro da civilização ocidental, e este facto apavora-me.

9/11 - 2001
(o dia em que o mundo mudou)


Julho 2013 
(o vazio deste espaço é arrepiante)

Julho 2013
(o gigante que se ergueu é maior e 
mais imponente que o antigo WTC)

Setembro 2014
(um ano depois e as portas continuam seladas)

Sem comentários:

Enviar um comentário