quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dietas YO-YO engordam + Insanity Workout

Cara ragazza!!

Como já devem ter reparado, Setembro chegou carregadinho de novidades, aventuras e desafios, e um deles é estar #topverao15! Mas para lá chegar continuarei a deixar todo o meu corpinho nas mãos do gigante Shaun T. Meninas, eu sou a prova viva de que não é preciso ser desportista a vida toda para se acompanhar uma aula do início ao fim sem pausas! Eu em apenas dois meses de treinos em casa (Abril e Maio) consegui mais resultados, do que em cinco no ginásio... 


Quem me conhece sabe que odeio e não tenho grande apetência para as máquinas (excepto a passadeira). Ou melhor, não sei tirar o verdadeiro partido delas sozinha, excepto as aulas que fazia com o PT, as restantes ia lá fazer festinhas aos músculos. Por isso resolvi seguir o conselho da maluca da Diana e começar a suar que nem uma louca no chão da minha sala! Descarreguei os vídeos, procurei o plano das aulas e no dia seguinte estava a desejar nunca ter conhecido a D, tamanha era a poça de suor no soalho de madeira!!!

Nunca tinha provado o sabor do que era terminar uma prova de esforço deste tipo. Mas hoje posso garantir que mais do que uma vitória física, foi pessoal. Só quem passa pela dureza do insanity sabe e compreendo o que falo. É preciso uma boa dose de loucura para embarcar nesta aventura, mas é necessário outra ainda maior para não desistir!! Mas como já tinha referido lá em cima... Setembro trouxe com eles novos desafios, entre eles o cuidado do corpo e da mente! E dezoito dias depois, reparo que já só falta uma semaninha de treinos e puff - acabou!! Ainda não estou preparada para esta perda... Mas confesso que adoro a semana 'Recovery Week' e os músculos agradecem!


(não fosse a m**** de uma dor na anca, não haveriam estas 
pausas pelo caminho... vontade de treinar todos os dias não me faltou! Juro.)
Actualmente este é ponto da situação, vamos lá ver como estarei daqui a um mês e meio. Se continuar a portar-me bem na alimentação e a não devorar tudo o que é chocolate (como me apetecia agora, maldito TPM!! mas não comi!), a coisa promete!


#rijaquedoi

Posto isto, para quem não consegue ou não quer arranjar forças para mudar os seus hábitos alimentares e/ou iniciar-se na pratica do desporto, eu pergunto-vos:
  • Costumam faltar às aulas/trabalho?
  • Costumam chegar atrasadas aos vossos compromissos?
  • Costumam realizar as vossas tarefas às três pancadas?
Se responderam a todas que sim, esqueçam. São um caso perdido. Mas para quem respondeu que não, a pelo menos uma, ainda há esperança meninas!!! Se vocês não são desleixadas/relaxadas ou pouco ambiciosas com as vossas obrigações de mãe, de filha, de namorada ou profissional, porque raio haveriam de o ser com vocês mesmas?!? Porque raio não têm o mesmo brio e elegância com a vossa própria imagem?! Deixo-vos com algumas das minhas regras básicas no que toca a alimentação! 


Regras básicas para quem pretende perder peso e volume:
  1. Abolir o mais possível os hidratos de carbono (pão branco deve ser completamente excluído, mas se de dois em dois dias pretender ingerir pão deve preferir o pão escuro – carcaças de CENTEIO!). As massas nunca mais deverão entrar na dispensa da cozinha lá de casa, e quando precisar de comer hidratos, prefira a batata doce (amiga dos desportistas e menos calórica que a normal) e arroz. Estas refeições deverão ser sempre feitas ao ALMOÇO! A partir das 17h da tarde é expressamente proibida a ingestão de pão, massa, arroz ou batata!
  2. Não ingerir fritos, alimentos crocantes e açucares!!!
  3. Substituir os sumos ou refrigerantes por chás (sem açúcar, mas se não conseguir substitua o açúcar pela stevia!);
  4. Beber 1,5l a 2 litros de água por dia (ajudam a limpar as toxinas que temos no nosso organismo). Uma dica: beber em jejum 1 litro de chá verde sem açúcar, com um pau de canela, uma colher de café de pó de gengibre e umas gotas de limão. Este sumo ajuda e MUUUITO a limpar todos os disparates que ficaram nas partes indesejadas no nosso corpo!
  5. Muitas frutas (maçãs verdes, pêras, bananas, kiwis e ananás (nem pensar nas frutas de lata) são óptimos para nos sentirmos saciados e são os melhores açúcares para o nosso organismo). As bananas são ÓPTIMAS para quem faz desporto!!! O potássio ajuda na prevenção das dores musculares.
  6. Para quem quer emagrecer nada de comer: MANGAS, MELÃO, MELOAS, FIGOS, DIOSPIROS, PÊSSEGOS  etc e tal… ou seja, não é proibido comer, mas são frutas com alto teor de açúcar. Mas entre comer um bolo ou uma fatia de melão, MIIIL VEZES a fatia de melão, claro!!
  7. A fruta melhor amiga das dietas é a...MELANCIA!!! É composta por 90% de água e baixo teor de açúcar, ou seja, enche imenso porque é só água!!!
  8. Preferir o peixe à carne, e as carnes brancas às carnes vermelhas;
  9. No frigorifico e na dispensa é expressamente proibido haver natas, leite e iogurtes de vaca, molhos e garrafas de óleo.
  10. Substituir o sal por pimenta preta e ervas aromáticas (tomilho, alecrim, orégãos, ervas especiais para carne ou peixe).
  11. Substituir o vinagre por limão.
  12. Única gordura aceite (ainda que para pouca utilização) azeite.
  13. Sempre que nos apetecer comer um disparate que seja a primeira coisa que fazemos logo quando acordamos! Porque o nosso corpo vai ter tempo de queimar essas calorias indesejadas!
  14. Legumes, fruta e sopa deverão ser os nossos melhor amigos nesta fase! Aos poucos o corpo habitua-se a eles e começamos a ter desejos de ‘brócolos’ como se fossem batatas fritas – VERDADE!!!
  15. A sopa não deverá levar BATATA, CENOURA e/ou ABÓBORA! De resto, comprem tudo o que é verduras, cozam e torturem! Irão limpar os vossos intestinos em três tempos e irão sentir-se muito mais leves!!
  16. Os legumes deverão ser cozidos de 2 a 4 minutos no máximo! Quanto mais crocantes ficarem maior será a sensação de nos sentirmos saciados!
  17. A fruta deve ser consumida de forma livre e variada! Todos os seres humanos necessitam de açúcares ‘bons’ no organismo, ajudam nas depressões, ajudam a esquecer que estamos de dieta e principalmente ajudam na regulação intestinal! Qual iogurtes qual quê! Repito, a fruta e os legumes são os nossos melhores amigos nesta fase!
  18. Cereais só os muesli ou os que encontramos nas zonas ‘saudáveis’ dos hipermercados!
  19. Bolachas nem pensar!! Muito menos as que dizem que são autênticos substitutos de refeições!!! Estão carreeeegados de açúcar, leite e glúten!!! Tudo péssimo!!! ÚNICAS BOLACHAS PERMITIDAS: Bolachas de arroz sem sal e glutén!!! As bolachas de milho nem pensar!!! Afinal de contas, o que dão às galinhas para elas engordarem?!?! Miiiilho minha gente!!
  20. Para quem pratica desporto a aveia deverá fazer parte do seu dia-a-dia, com leite ou iogurtes de soja vai super bem!!! 
Dica do Shaun T: 70% dos resultados está na alimentação!! Logo, não adianta suar que nem umas porcas e depois acabar as noites de volta do frigorifico! 

Regra numa ida ao supermacado: SE FAZ MAL E NÃO SE ENCONTRA NESTA LISTA,  NÃO SE COMPRA! Assim quando chegarmos a casa e nos der aquelas fúrias por porcarias: NÃO HÁ, NÃO SE COME!!

8 comentários:

  1. Adorei ler este post. Deu-me imensas dicas e, apesar de não poder seguir à risca todos os pontos que referiste relativos à alimentação prometo ter o máximo de cuidado possível :)
    Já agora, que hora achas ser a mais apropriada para se fazer o Insanity?
    Eu cá vou para o terceiro dia de Insanity e GOD, pareço uma maluca a transpirar!

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    1. O horário és tu que o escolhes. Consoante a tua agenda. Não há horários "melhores" ou "piores". O importante é mesmo fazeres todos os dias! Terceiro dia, já és uma vencedora!!!

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  2. Diana tens de ver isto:
    https://www.youtube.com/watch?v=K-X4kHA9CkQ

    Verão 2015 aqui vamos nós :-)

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    1. Olá Sara... O meu nome é Joana... heheh Mas obrigada pelo link deste videoooo!! Fiquei completamente doida! Vou procurar estes novos vídeos!! Um beijinho grande e #tamojuntas #topverao15

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    2. Desculpa Joaninha. Estava escrever-te e a pensar na Diana Santos porque foi com ela que fiquei a conhecer o insanity, então escrevi o nome errado :*( só sai em dezembro por isso só lá pro ano :'(

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    3. Heheh não tem problema nenhum querida... Opah obrigada pela enorme novidade... Pena que ainda faltam trêêêês meses... Que grande chatice... Queria tanto começar na não próxima segunda...

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  3. Comecei o Insanity umas 3 ou 4 vezes...acabava sempre por acontecer alguma coisa - com uma dose de preguiça pelo meio - que me fazia aldrabar imenso e ficar dias e dias sem fazer.
    Acho que vou na 4ª e desta vez jurei a mim mesma que ia fazer tudo direito. Confesso que não tem sido assim, já aldrabei uns diazitos mas ainda assim continuo porque não aldrabei o suficiente para começar de novo. E devo dizer que com 3 semanas (vou para a 4ª) e com umas pequenas aldrabices pelo meio, JA VEJO RESULTADOS. Não são significativos mas já vejo melhor os abdominais e os músculos mais resistentes.
    Tenho de concordar... that sh** is BANAAANAS!!! É horrível, é doloroso, custa horrores e 90% das vezes não consigo fazer um treino completo sem parar a meio. Mas vale muito, MUITO a pena.
    E ainda eu aldrabo um pouquinho na alimentação (nota-se muito que repito muitas vezes o verbo "aldrabar"!? :D ) por isso, se ainda assim se vêem resultados, imagino para quem segue tudo à risca.
    Não sigo e nem tão pouco li a parte da alimentação que vem com o plano porque o que realmente me interessava era o exercício intenso e gratuito sem sair de casa. Façam de que forma fizerem, VALE MESMO A PENA!!!

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  4. Adorei o post! Vou começar o T25 e ainda me deu mais vontade de seguir o programa direitinho!!!

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